Você concorda que existe injustiça, impiedade, incredulidade, transgressão, violência, rebelião, desobediência, corrupção, insensatez, infidelidade, falsidade, engano, malícia e impureza no mundo?

Saiba que tudo isso e muitos outros males são sintetizados na palavra grega amartía, que é traduzida pela palavra pecado, no singular, que é vertida do termo latino peccatu.

Esta palavra amartía, era usada originalmente para designar a condição de errar ou não alcançar um alvo; de não participar de algo; de perder ou enganar-se.

Então, a palavra pecado, no singular, descreve a condição ruim em que se encontra naturalmente, a alma de toda e qualquer pessoa.

E como conseqüência do pecado, ou seus efeitos, o Novo Testamento resume todos eles com o uso da palavra pecados, no plural, que abrange entre outras coisas, o adultério, a mentira, o furto, o homicídio, o orgulho, a ira, a vaidade, a arrogância, a avareza, a ingratidão, o vício, a irreverência, a falta de afeto, de domínio próprio, e também a traição,  o ódio, o egoísmo, o ciúme, a inveja, a crueldade e as enfermidades.

Assim, nada disso haveria no mundo caso não houvesse o pecado.

Por que então há tanta idéia preconcebida e preconceituosa contra o uso da palavra pecado?

Já ouvi inclusive muitos afirmarem que o pecado não existe.

Por tal afirmação, que contraria não somente a verdade, como também a realidade, conforme as expressamos anteriormente, fica atestado que tais pessoas comprovam para si mesmas que são de fato pecadoras, ao tentarem desconsiderar e fazer vista grossa para a existência do mal.

Ora, se não dá para cobrir uma realidade tão gritante, como a do pecado, com folhas de figueira, tal como Adão tentara fazer no jardim do Éden, como poderemos ficar livres do poder, influência e conseqüências do pecado, especialmente da principal delas que é a morte espiritual eterna?

A experiência prática de vida dos santos, ou seja, dos crentes autênticos, comprova que somente nosso Senhor Jesus Cristo pode nos libertar do pecado, por meio da força operante da Sua graça, que é o único remédio eficaz contra o pecado, o qual devemos tomar por todo o curso de nossas vidas.

É a graça que opera com base na morte e ressurreição de Jesus, que nos isenta da culpa condenatória decorrente do pecado, porque Jesus se ofereceu a Si mesmo como oferta pelo pecado, morrendo no nosso lugar.

A graça e a virtude de Cristo são exatamente o oposto de todo tipo de pecado que se possa referir.

Mas, tal graça e virtude somente podem ser implantadas em nós, à medida que tais pecados são mortificados pelo Espírito Santo, quando renunciamos voluntariamente a eles.

Então se exige a rejeição e o abandono de toda forma de mal, para a prática do bem, segundo a vontade de Deus, e isto faremos, por meio da fé em Cristo, e por uma firme tomada de posição contra o pecado.

Vemos, portanto, que não se pode pensar em santificação, e muito menos em obtê-la, caso não consideremos seriamente o assunto relativo ao pecado e o das suas conseqüências.

O pecado mata e impede a vida espiritual que é produzida pela graça. Por isso, não pode haver santificação enquanto o pecado reinar na casa.

Lembremos que ambos são excludentes, a saber, a graça e o pecado. Onde um deles prevalecer, o outro terá que se retirar.

Portanto, o pecado não deve ser acariciado recebendo uma boa acolhida da nossa parte.

Antes, deve ser confessado e abandonado, para que a graça de Cristo abunde, onde o pecado havia prevalecido anteriormente.

 

Mas, partamos diretamente ao ponto para o diagnóstico desta doença espiritual chamada pecado.

Muito bem!

Como lhe soa a idéia de você ser governado em amor por Deus, pela instrução, direção e poder do Espírito Santo, em sua mente e em seu coração?

Como você vê a idéia de receber a Jesus como Salvador e Senhor da sua vida?

Lhe agradaria servir a Cristo, guardando a Sua Palavra e mandamentos, por todos os dias da  sua vida, vivendo em comunhão espiritual com Ele e com outros crentes?

Caso a resposta seja negativa, eis aí o melhor diagnóstico para você saber que o grilhão do pecado ainda continua aprisionando a sua alma.

Porque, caso contrário, você responderia positivamente a todas as perguntas citadas anteriormente.

Enquanto isto perdurar, o pecado e não Cristo estará reinando em seu coração.

Então, não é tanto pelo quanto erramos em pensamentos, ações ou omissões, que podemos saber se temos resolvido de uma vez para sempre o problema do pecado.

Porque a única solução para o problema do pecado é a nossa conversão a nosso Senhor Jesus Cristo, o Cordeiro de Deus que tira o pecado do mundo.

 

Pr Silvio Dutra