Acorde!

"A sua amargura é só sua. Só você bebe o seu fel."

"A dor vem de dentro e não de fora."

Amargura é idolatrar a própria dor e carregá-la através do tempo. É viver em função de acontecimentos passados e eternizá-los nas nossas vidas, ao invés de serem temporários e relativos; tornam-se eternos e absolutos.
Amargura é cobrar de si, vivências passadas, aprisionando-se a esse passado.Uma relação sádico-masoquista com a dor. Um comportamento autodestrutivo que depende da pessoa para manter-se ativo dentro dela.
É viver refém desse passado, achando que conseguirá modificá-lo com dor e sofrimento.
A pessoa amargurada funciona como um retrovisor. Só enxerga o que passou. Justifica suas atitudes, comportamentos e pensamentos presentes, com fatos acontecidos no passado.

As raízes da amargura são:
 
 - Mágoas
 -Frustrações
 - Decepções
 - Injustiças
 - Enfim! Qualquer tipo de experiências negativas que uma pessoa mantém viva dentro de si.

Sai da ilusão! Você não depende do outro para tornar-se amargo e sim de si próprio.

Cuidado! O seu orgulho é a ferramenta propulsora dessa construção.Além de prendê-lo a essa realidade, exige que a vida e as pessoas não sejam injustas com você.

Pergunto. Mas você pode ser injusta com você?

Características da amargura:
 
 - Não depende diretamente das vivências que nos produziram sofrimentos e sim de como vamos lidar com elas. 
 - Caracteriza-se por uma teimosia. Recusar de forma cega e doentia a compreensão das injustiças, das decepções....., dentro do contexto da vida. 
 
  - Abre as portas para: os ressentimentos, o desencantamento da vida, para a tristeza contínua, produzindo na pessoa um olhar distante e sem brilho, um sorriso vazio e um coração fechado para compartilhar a força do amor. É um auto-envenemamento. 
 
 - Alimenta-se do seu auto-abandono, da sua falta de auto-amor .


Como é possível ser feliz com amargura habitando o seu interior?

Saia da inércia, do comodismo, da autoflagelação. Pare de viajar no trem da ilusão. Não fique a espera de reconhecimento da sua dor ou de um salvador para amenizar ou tirá-la dessa situação de sofrimento.

Acorde! Só você pode se livrar desse mundo de sofrimento e dor.

Enfim!

Sentir uma tristeza, uma mágoa, uma decepção no momento em que elas ocorrem é natural. Porém ressenti-las, continuar a senti-las com a ajuda da sua memória, além de não ser mais natural, lhe manterá em sofrimento por longos períodos da sua vida, sem mudar o acontecido e sem conseguir punir o autor de tal ato.
Infelizmente, ainda não aprendemos a lidar com as vivências que nos produzem sofrimento, machucamo-nos por não sabermos gerenciá-las.
Precisamos mudar os nossos filtros interiores, em vez de retermos e vivermos em função de acontecimentos ruins; passemos a reter e a vivermos em função de coisas boas.
Tudo que se vive fica gravado na memória. Que tal não dar mais importância as lembranças que nos fizeram sofrer?


Segundo William Shakespeare: guardar ressentimento é como beber veneno e esperar que o outro morra.

É uma tentativa de vingança contra um passado de sofrimento com auto-sofrimentos.

Acorde!!!!!!!!!

Seja seu autogestor. Não permita que amargura se instale e crie raízes dentro de você. Além de possuir o poder de vibrar negativamente a sua vida, pode com os passar dos anos, produzir uma doença física e/ou psíquica.

Seja inteligente. A amargura só produz sofrimento no sofredor. Não se prenda na própria armadilha.

O fato de colocar no mundo exterior a responsabilidade pela suas amarguras, além de não amenizar a sua dor, não lhe tira a responsabilidade pela vida que está levando



Uma carta de amargura - Shayeny Pieroni


Uma amargura beijou-me tomou conta de mim. Olho como se tudo estivesse amargo, respiro como se tudo estivesse perdido. Sinto o calor de um dia agoniante...Hoje não quero acreditar em nada, estou frágil para aceitar qualquer coisa, estou com medo...Nada hoje me faz sorrir, quem podia me fazer sorrir me deixou sofrer, eu me enterrei, só por hoje não me olhe, não fale comigo. Não encontrei nenhum remédio, não existe nenhum remédio... Todas minhas boas recordações foram quebradas, não estão mais sendo tão feliz assim... É mais confortante fechar os olhos e sonhar, fingir, se iludir com seus desejos mais interiores... Por favor ninguém me acorde, por favor! Estou sofrendo por um abraço... Apenas para sentir aquela sensação de não estar sozinha, o calor de proteção...Ah! Tantas coisas que gostaria de sentir agora! Só sinto o calor do meu cobertor, uma leve lançada de ar passando por ele, minhas lagrimas escorrendo meu rosto e molhando meu travesseiro, meu coração em uma mistura de dor, e minha cama aparenta me afundar, eu estou sentindo meu corpo a cair, até aonde? Por favor... Salve-me desse desespero imenso, não permita que meu coração se afogue nesse mar intenso agonioso e torturoso, nesse momento de amargura!

Pense!

Quem supera a amargura, supera a si mesmo sem ficar superado.


Para refletir:

"Torne-se um lago".

(autor desconhecido)

"O velho Mestre pediu a um jovem triste que colocasse".
Uma mão cheia de sal em um copo d'água e bebesse.
- "Qual é o gosto?" perguntou o Mestre.
- "Ruim" disse o aprendiz.
O Mestre sorriu e pediu ao jovem que pegasse outra mão cheia
de sal e levasse a um lago.
Os dois caminharam em silêncio e o jovem jogou o sal no lago, então o velho disse:
- "Beba um pouco dessa água".
Enquanto a água escorria do queixo do jovem, o Mestre
perguntou:
- "Qual é o gosto?"
- "Bom!" disse o rapaz.
- "Você sente o gosto do sal?" Perguntou o Mestre.
- "Não" disse o jovem.
- O Mestre então sentou ao lado do jovem, pegou sua mão e
disse:
- "A dor na vida de uma pessoa é inevitável. Mas o sabor da dor depende de onde a colocamos. Então, quando você sofrer, a única coisa que você deve fazer é aumentar a percepção das coisas boas que você tem na vida. Deixe de ser um copo.


Drº Cláudio de Oliveira Lima ? psicólogo

email:
[email protected]

hotmail:
[email protected]

blog:
wwwnovaconsciencia.blogspot.com