Amar um ser humano é aceitar a oportunidade única de realmente conhecer e desfrutar da aventura de explorar e descobrir o que o mantém além de suas máscaras e defesas, contemplando com profunda ternura os seus sentimentos, medos, fraquezas, desejos e alegrias, tristezas e desejos...

É entender que por trás da máscara e da armadura ele é um coração sensível, solitário, faminto por uma mão amiga, com fome de um sorriso sincero para que se sinta em casa.

É reconhecer que a desarmonia e o caos em que vive, por vezes, são produto da ignorância e da inconsciência -- ou da sua psique atribulada.

Amar um ser humano é proporcionar a oportunidade a alguém de ser ouvido com profunda atenção, interesse e respeito, aceitar a sua experiência sem tentar mudá-lo, mas, de compreender, oferecer um espaço para que ele possa ser redescoberto sem medo de ser qualificado, e se sentir confiante, sem ser forçado a revelar o que considera privado.

É reconhecer e mostrar que tem o direito inalienável de escolher seu próprio caminho, mesmo que não coincida com o seu. Ele pode descobrir a sua própria verdade interior, à sua maneira. Apreciar sem condições, sem julgar ou censurar, sem pedir que ele se adapta às suas idéias, sem exigir que ele aja de acordo com suas expectativas.

É valorizá-lo por quem ele é, não como você quer que ele seja, é confiar na sua capacidade de aprender com seus erros e sair de suas quedas mais forte e mais maduro, e comunicar a sua fé e sua confiança em seu poder como ser humano...

 Reinaldo Müller > "Reizinho"