Aproximadamente 9% das terras do Estado do Amapá são ocupadas com atividades agropecuárias, 68% das propriedades são inferiores a 50 hectares e 15% das unidades produtivas possuem área entre 50 a 100 hectares. A posse definitiva da terra é o fator limitante para a obtenção de crédito de custeio e investimento, já que os agentes financeiros exigem garantia reais para financiamento e a maioria dos produtores do Estado não possui suas terras regularizadas.

A atividade praticada em 75% das propriedades é a agricultura, o que corresponde aproximadamente a 17% do total da área ocupada com a agropecuária. No Estado do Amapá, há o predomínio da agricultura migratória de subsistência, com a utilização da mão-de-obra familiar e recursos financeiros próprios. A cultura principal é a mandioca, sendo a de maior importância sócio-econômica para o agricultor. As demais culturas anuais como feijão, milho e arroz são exploradas em menor escala, visando somente o consumo familiar. Ocorre também no Amapá o cultivo de determinadas hortaliças folhosas e a exploração de pequenos pomares com culturas fruteiras tropicais.

O sistema de produção agrícola do Estado tem como principal característica as baixas produtividades, fruto do uso de práticas agrícolas inadequadas. Isto faz com que ocorra uma grande redução na oferta de produtos e, como conseqüência, a elevada importação de alimentos para suprir as necessidades do mercado interno.

No Amapá, o extrativismo vegetal tem como os principais produtos o açaí (palmito e fruto), borracha, castanha-do-Brasil, ervas medicinais, sementes oleaginosas, madeira e pesca. Po outro lado, ocorre a prática de florestamento com espécies exóticas em área de cerrado, feito por uma empresa privada que através de incentivos fiscais, cultiva Pinus spp. e Eucalyptus spp., objetivando a produção de celulose para exportação. O cultivo de espécies florestais nativas regionais tem como principal entrave a existência em abundância de florestas nativas, o que torna o extrativismo mais atrativo sob o ponto de vista econômico.

Gradativamente o bovino vem sendo substituído por bubalinos, que apresenta melhor adaptação para as condições do estado, principalmente nas grandes fazendas, ficando a criação de bovinos para os pequenos e médios produtores. A quase totalidade do rebanho bovino tem por finalidade a produção de carne, sendo pequeno o rebanho leiteiro. O sistema de criação adotado é ultra-extensivo com os animais submetidos a um regime nutricional que depende das variações estacionais das pastagens nativas. Não é utilizada a mineralização nos animais e, a brucelose tem sua dispersão facilitada pela água acumulada e a promiscuidade dos animais que transitam livremente de uma fazenda para outra. A criação de galinhas e patos caipiras, apesar da pequena escala, assume importância social pois objetiva o fornecimento de carne e ovos para autosustentação das famílias.

Pelas características do setor agropecuário do Amapá, torna-se necessário a necessidade de implementação de ações de pesquisa que visem um incremento em seus resultados, principalmente os relacionados a geração de tecnologia de proteção ambiental, produção agropecuária, processamento e preservação de produtos, condicionados a um maior conhecimento sobre os recursos naturais e dos aspectos sócio-econômico do Estado. Dentro desta ótica a Embrapa ? Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária vêm procurando no Amapá oferecer alternativas tecnológicas que acompanhem as transformações inerentes ao processo de modernização da sociedade e contribuir para solucionar problemas que tem afetado o progresso da agropecuária local. A Embrapa tem buscado também atingir o equilíbrio entre o desenvolvimento e o meio ambiente, com a melhoria da qualidade de vida almejada pela população amapaense.

No Amapá esta empresa de pesquisa tem sempre procurado adequar os seus trabalhos à realidade de seu ambiente externo. Os resultados obtidos até o momento podem contribuir de maneira significativa para se iniciar um processo de desenvolvimento do setor agrícola do Estado. As informações tecnológicas disponíveis e serviços colocados à disposição dos usuários ou clientes são comprovadamente importantes para os sistemas produtivos local

Por fim a pesquisa da Embrapa no Estado do Amapá busca resgatar a real necessidade de gerar, adaptar e transferir conhecimentos e tecnologias para segmento agropecuário do Estado, aliado à preocupação com a melhoria da qualidade do meio ambiente e a elevação do padrão de vida da população amapaense. Para a efetivação destes princípios é imprescindível, contudo, a necessidade de implementar ações públicas locais que coloquem a pesquisa agropecuária e os seus resultados, como um dos focos principais das mudanças que a sociedade local deseja.

Emanuel Cavalcante ? Pesquisador da Embrapa Amapá
[email protected]