Álvaro Viera Pinto: Sete Lições Sobre Educação de Adultos

 Esta análise está diretamente relacionada com estudo em geral da questão da educação como método aplicada ao adulto.

  Para Álvaro o professor educador tem que levar em consideração que as pessoas adultas, por terem mais experiência e consequentemente maturidade produzem mais e tem muito para ajudar no processo cognitivo da construção do saber.

É de relevância para o mecanismo pedagógico saber considerar os conhecimentos já adquiridos para novas processualidades da educação.

Com efeito, a priori, o educando adulto se faz em novas perspectivas a partir de suas anterioridades existenciais.

 Portanto, as mudanças acontecem em todo tempo, novas instruções no desenvolvimento da consciência crítica, sem perder recorrência ao passado experimental, em dialética numa relação permanente da aprendizagem, sendo que o homem se faz a partir do mundo do trabalho.

No entanto, a substancialidade da educação acontece conjuntamente na elevação da sociedade produtiva. Desse modo,  necessariamente maior evolução na participação, como alguém que  ajuda  na construção de sua  cognição.

Outro aspecto a ser considerado no processo cognitivo educativo a participação política do educando para que o mesmo perceba sua importância e, sobretudo, seu dever de cidadão no meio social.

O que é importante ressaltar a formação do educador considerando as influências socioculturais sobre os educandos.

 O professor com visão dialética e crítica, participa do processo não como um educador em si, entretanto, como um facilitador, mediando conhecimentos, um propositor do saber.

Fundamental ajudar os alunos a pensar a realidade criticamente, corretamente, politicamente, levando ao educando a refletir na construção dos seus saberes.

Possibilitando o educando perceber que seu desenvolvimento fundamental de natureza humana, é político social, no reconhecimento de suas faculdades sabendo sempre a importância da sua pessoa para a comunidade e consequentemente para a sociedade política, como membro atuante e pensante.

Fundamental para o educando perceber que a fonte de sua aprendizagem e formação sempre será o meio social, fruto das relações sociais produtivas.

Outro aspecto preponderante no mecanismo da aprendizagem por parte do  educador a responsabilidade de fazer o educando entender  como responsável também pela construção do mundo social e político, o aluno jamais poderá ser um mero expectador.  

Sendo assim, a formação da construção da cognição do indivíduo na aprendizagem, não será efetivada por tendências de manipulações não pensantes de técnicas ingênuas reprodutivistas de estatus de domínios.  

A educação não pode formar educandos não reflexivos como agentes incapazes de pensarem, formularem o pensamento, uma educação que não ajuda ao educando a pensar o próprio desenvolvimento político, é antes de tudo a negação cognitiva educativa.

Com efeito, necessário o desenvolvimento de técnicas de repensar sempre as ações práticas, que de algum modo, não pertencem personanisticamente a um único educando.

A busca de todo saber é por natureza complexa e, inacabada, todo pensamente tem vida dialética atende sempre a uma  perspectiva aberta infinitesimal.  

Sendo assim, a verdadeira educação é  dialética e crítica não transformam os educandos em ingênuos, pelo contrário em um ser culto e crítico, conhecedor do mundo real objetivando sua transformação.

 

Professor: Edjar Dias de Vasconcelos.