Altruísmo: Esmola ou Amor?
 
Altruísmo: Esmola ou Amor?
 


Altruísmo: Amor ou Egoísmo

"Todo homem é feliz estando os a quem ama satisfeitos.
O altruísta é feliz ao ensinar a felicidade aos ao seu redor.
O sábio é feliz quando a humanidade sabe o que é ser feliz.
O egoísta é feliz enquanto ninguém estiver mais feliz que ele."
( Jefferson Feliz Maleski )

Quem somos, o que somos, o que nos dá prazer, o que nos entristece.
Ajudar a quem precisa é fonte de bondade?
Quando ajudamos a alguém, estamos fazendo isso por amor ao próximo ou estamos fazendo por prazer em saber que estamos em melhor situação do que o outro.
Muitos de nós vivemos em asilos, hospitais, presídios, igrejas, com a máscara da bondade, mas será que realmente somos tão bons assim, para, supostamente estarmos ajudando aos outros?
O prazer em ajudar é muito grande, mas geralmente, o fazemos, por puro egoísmo, por sentimentos que muitas vezes escondemos atrás da máscara da bondade.
Analisem essas duas frases abaixo, é exatamente o que usamos para convencer as pessoas a ajudarem os "necessitados":
"-Temos que ajudar aos outros, pois estamos em uma situação melhor que a deles
-"Temos que ajudar, pois amanhã quem sabe somos nós que precisaremos de ajuda"
É esse o ponto que quero chegar, temos dó de quem esta por baixo, doente, deprimindo, com problemas financeiros, psicológicos e diversos outros problemas. Pois é só assim que estamos nos ajudando, pois se precisarmos seremos ajudados; EGOISMO atrás da máscara da bondade.
Sentimos felizes em poder ajudar, sentimo-nos satisfeitos em ter feito algo de bom, essa felicidade nada mais é que o prazer que temos, não em ajudar, mas, repetindo, em sentirmos melhor que os outros e podemos bater no peito e dizer que conseguiu crescer mais que alguém.
Pois bem, sempre temos que nos justificar por estarmos bem. Ser melhor que outrem, não nos torna ruins, maus, simplesmente fizemos algo que nos dá esta situação privilegiada.
É muito mais fácil nos compararmos com os menos favorecidos, pois assim estaremos sempre por cima, por outro lado, se formos nos comparar com os mais favorecidos, estaremos sempre por baixo e tendo que melhorar, isso dá trabalho ao egoísta e tira-o da zona de conforto.
Viva em paz, sem ter que mostrar que você está bem, está feliz, viva para você e não para os outros, todos tem as mesmas chances, uns aproveitam, outros não e você não é responsável por quem não aproveita as chances que o mundo dá, viva feliz.
Não se sinta feliz em ajudar os necessitados, sinta-se triste, pois alguém precisa esta precisando de ajuda, o mundo será melhor quando ninguém precisar de ajuda, quando as pessoas forem auto-suficientes para o seu próprio sustento e felicidade.

"Muita gente estraga a vida com um doentio e exagerado altruísmo." ( Oscar Wilde )

Eduardo Dalla Costa Rodrigues
@eduardo_dallta
 
Avalie este artigo:
 
Revisado por Editor do Webartigos.com


Leia outros artigos de Eduardo Dalla Costa Rodrigues
Talvez você goste destes artigos também