Esta proposta foi formulada a partir da hipótese de que a realidade imediata é a principal e mais importante quadro de referência para a concepção, implementação e avaliação das alternativas de ação didática.

É preciso que o processo educacional se transforme num processo investigativo, o qual inclui o planejamento e a avaliação continuada, estes processos não se resume, porém, a procedimentos técnicos e a sistemas de instruções predefinidas aos quais cabem professores e alunos se adaptarem. Os conteúdos, métodos, processos, meios e técnicas pedagógicas estão subordinados às finalidades do processo educativo.

Isto significa que é preciso despertar, influenciar e canalizar o desenvolvimento das potencialidades que os alunos e professores trazem e torná-los os sujeitos da construção do processo de ensino-aprendizagem e seus principais e mais severos críticos.

A priori, nenhuma técnica tem o poder mágico. Os sujeitos da transformação são as pessoas que se encontram envolvidas no processo com suas necessidades, aspirações e expectativas.

Currículos integrados são oportunidades riquíssimas para explorar as potencialidades multidimensionais da educação, para superar a visão utilitarista do ensino, para desenvolver as capacidades de pensar, sentir e agir dos alunos, para realizar o objetivo da educação integral.

Explorar as práticas que ajudem a construir o trabalho interdisciplinar:o convite à construção de currículos integrados é também uma convocação à interdisciplinaridade, àbusca das mediações que possibilitem planejar e desenvolver planos comuns de trabalho, que harmonizem distintas experiências e pontos de vista.

Ametodologia do ensino orientados por projetos tem, por objetivos, vincular teoria e prática mediante a investigação de um tema ou problema. Ela ajuda a instalar um ambiente de ensino baseado na resolução de problemas e favorece o estabelecimento de relações entre as informações a que os alunos têm acesso e a realidade. Contribui, ainda, parainstigar a dúvida e a curiosidade no aluno e para promovê-lo a sujeito do processo de produção de conhecimentos.

Para implementar esta metodologia faz-se necessário organizar um universo temático e selecionar temas capazes de centralizar o processo de ensino-aprendizagem e orientar a programação pedagógica. Esses temas devem ser articulados com a realidade e com a prática social, portanto concretos.

Isto permite entrelaçar e integrar aspectos da realidade complexa e contribuir para superar a perspectiva seqüencial e fragmentada de organização curricular.

Os currículos, além das dimensões formais de ordenamento de áreas específicas de saberes e das questões pedagógicas próprias derivadas de sua implementação, possuem dimensões políticas mais amplas e complexas.

Ainda que haja o fenômeno da resistência dos profissionais da educação à mudança em suas práticas pedagógicas, não é esse o fator mais decisivopara que as inovações aconteçam na realidade das escolas. Háaspecto sociais, políticos e ideológicos, no interior do conceito de currículo, que podem explicar a possibilidade ou não destas mudanças, que não dependem simplesmente de alterações de conteúdos.

Uma inovação educacional não é um bem em si mesma; precisa passar pela prática pedagógica e ser avaliada. Ela também não é unilateralmente determinante de melhorias educacionais, pois é preciso considerar outros aspectos interconvenientes como condições culturais, socioeconômicas e ideológicas do sistema social onde se processa a educação e a realidade mesma da prática do educador.

É aconselhável que as inovações sejam, inicialmente, testadas em uma pequena escala e durante um determinado tempo antes de sua difusão. É necessário, também, avaliar seu grau de complexidade, as condições e as capacidades que precisam ser adquiridas para a sua implementação, manutenção e avaliação contínua.

Enfim, uma reorganização curricular é um processo dinâmico, aberto e formativo e sua estratégia de concepção e implementação precisa ser participativa e construída, tendo em vista assegurar sua eficiência no saber encontrar os meios de atingir os objetivos da aprendizagem.

Profº. Esp. Katia Alessandra F. Rojas