Altas taxas de interceptação de água pelo dossel das florestas em zonas costeiras

Altas taxas de interceptação de água são esperadas em florestas localizadas nas zonas costeiras se comparadas às zonas situadas em porções longe das bordas continentais. Qual ou quais fatores poderiam explicar isso?

Ao observar a quantidade de chuva que chove abaixo do dossel da floresta, isto é, abaixo das árvores e em uma área aberta próxima, ou seja, sem árvores, nota-se que a quantidade de água que entra na floresta é menor do que a da área aberta. Essa diferença é atribuída à retenção de água pelas folhas das árvores que se molham e, posteriormente, se tornam secas pelo processo de evaporação. Como a quantidade de folhas em uma área florestal é muito alta, as perdas por evaporação de água do dossel molhado também são grandes. Esse processo de perda de água do dossel para a atmosfera é denominado interceptação.

Os cientistas que estudam água observaram que as florestas em regiões costeiras apresentam interceptação muito maior do que as situadas no interior dos continentes. Qual ou quais as possíveis explicações para essa diferença?

Duas possíveis explicações foram propostas pela comunidade científica. A primeira consiste no fato de, por estarem situadas próximas ao mar, este poderia ser uma fonte de ar quente para o continente favorecendo então o processo de evaporação. O ar quente se formaria acima da superfície de água e se movimentaria horizontalmente (advecção) para a terra onde se situam as florestas proporcionando altas taxas de evaporação.

Outra possível explanação consiste no fato da formação de nuvens, em baixas altitudes próximas às florestas, por meio da condensação, liberaria energia que, por sua vez, poderia ser usada no processo de evaporação da água de chuva retida no dossel das florestas.

Essas possíveis causas não são excludentes, ou seja, podem atuar ao mesmo tempo e, embora não se tenha comprovado nenhuma delas, o fato é, as florestas situadas em regiões costeiras interceptam muito mais água do que as florestas situadas em regiões mais situadas no interior dos continentes, isto é, longe das costas.

Preparado a partir de:

SCHELLEKENS, J.; SCATENA, F.N.; BRUIJNZEEL, L.A.; WICKEL, A.J. Modelling rainfall interception by a lowland tropical rain forest in northeastern Puerto Rico. Journal of Hydrology, v.225, p.168-184, 1999.