Se o seu dia a dia te obriga a trabalhar muito tempo sentado ou em pé e isso faz você sentir dores no corpo, fique ligado: pode ser um sinal de que algo não vai bem – seu corpo está com algum problema. Veja dicas para aliviar essas dores e aumentar sua qualidade de vida.

O sistema circulatório é responsável por fazer o sangue circular pelo corpo. O sangue com oxigênio sai do coração e, através de artérias, leva nutrientes e, claro, o oxigênio para todos os órgãos do corpo.

Este sangue retorna para o coração pelas veias.

A circulação só funciona corretamente se as paredes das veias têm o formato e o tamanho exato. Quando essas veias dilatam, o retorno do sangue ao coração se torna mais difícil, causando inchaços. Isso, futuramente, até pode causar problemas sérios. Quer um exemplo? As famosas varizes!

Perceber que algo está errado não é uma tarefa difícil. Se a circulação não está funcionando o corpo dá sinais, as pernas começam a inchar e podem começar a causar dor. O inchaço pode diminuir com algumas mudanças de atitudes.

Quando você tiver um tempo extra, por exemplo, coloque as pernas para cima, deixe um tempo que o inchaço logo irá diminuir. No entanto, caso isso não aconteça, o problema pode ser mais sério.

Algumas pesquisas afirmam que o inchaço tem a ver com a predisposição genética e outros fatores como a gravidez, o uso de anticoncepcionais, ficar muito tempo em pé ou sentado durante o dia todo, além da obesidade.

Por isso, aprenda a evitar o inchaço durante o seu dia a dia:

As mulheres normalmente usam muito salto alto. Opte por saltos menores e mais grossos para o dia a dia e guarde os mais altos para as ocasiões especiais.
Faça exercícios diariamente para fortalecer os músculos do corpo.
Antes de se deitar, coloque meias sigvaris. Elas comprimem as pernas e estimulam a circulação sanguínea, diminuindo o inchaço.
Faça uma alimentação saudável e variada. Alimentos com alto teor de açúcar e gorduras ajudam o corpo a reter líquido prejudicando ainda mais o corpo.
Não fume. O tabaco é um dos principais componentes para a má circulação e as dores nas pernas.