É admissível a ação revisional de alimentos, aquele valor fixado na ação ajuizada poderá sofrer alterações, pois se houver mudança na condição econômica de quem cumpre ou de quem recebe, poderá qualquer das partes ajuizar uma ação revisional de alimentos, com fundamento no artigo 1.699 do Código Civil, pleiteando uma ação de exoneração, redução ou majoração da prestação alimentícia.

Alimentos é aquela prestação normalmente em pecúnia onde o requerido tem a obrigação de pagar a prestação à pessoa necessitada, ou seja, ao requerente da ação alimentícia. Os alimentos garantem aquilo que é necessário para a subsistência de quem não tem meios de obtê-los ou se encontra impossibilitado de produzi-los (educação, sustento, habitação etc), normalmente os menores de 18 anos e aos impossibilitados.

É permitido pleitear uma ação em juízo para reajustar e revisar o valor da pensão alimentícia. Refere-se nos casos em que há mudança na situação financeira tanto do requerido (devedor) como do requerente (credor).

Aquele que recebe a prestação alimentícia pode passar a ter meios próprios de prover a sua subsistência e o alimentante, ou seja, o devedor pode igualmente diminuir sua fortuna e em conseqüência ficar impossibilitado de prestar os alimentos.

È por tal motivo que sempre é admissível a ação revisional de alimentos, portanto aquele valor fixado na ação ajuizada poderá sofrer alterações, pois se houver mudança na condição econômica de quem cumpre ou de quem recebe, poderá qualquer das partes ajuizar uma ação revisional de alimentos, com fundamento no artigo 1.699 do Código Civil, pleiteando uma ação de exoneração, redução ou majoração da prestação alimentícia.

Para um melhor entendimento, temos o exemplo, do pai que é o obrigado a pagar alimentos ao filho, é transferido para algum emprego com uma renda menor do que estava auferindo, neste caso poderá pedir à redução dos alimentos.
Sempre deverá ser devidamente comprovado a diminuição da fortuna, senão o Julgador obviamente não acolherá o pedido.

Temos também, um outro exemplo, que é o caso de um acidente com o alimentando, que como consequência terá necessidade de um tratamento médico por longo prazo, neste caso poderá pedir com êxito o aumento do valor dos alimentos.