Uma interessante e importante informação que deveríamos observar mais é a classificação dos alimentos:

Alimentação Saudável, Alimentos Saudáveis

 

Os alimentos que ingerimos, poder ser classificados em 4 grupos:

- Os Biogênicos;

- Os Bioativos;

- Os Bioestáticos e

- Os Biocídicos.

1)    Os Biogênicos:

Os que geram vida são os chamados Biogênicos e deveriam ser base da nossa alimentação, pois são alimentos que nos fornecem força, energia vital pura, fornece, energia as células.

 Dentre esses alimentos estão os germes, os brotos, os grãos dos cereais, das leguminosas, as ervas e as hortaliças, pois na fase do crescimento as plantas são muito ricas em elementos que dão energia celular e vitalidade e que permitem uma correta regeneração do sistema com elementos tias como aminoácidos, enzimas, vitaminas, oligoelementos entre outros.

2)    Os Bioativos:

 São alimentos que ativam a vida. São complementos como as frutas, hortaliças, cereais e as nozes. Devem ser consumidos na forma mais natural possível ( quanto menos manipulação, mais se preservam os benefícios ). Os alimentos biogênicos e bioativos são alimentos vivos, fornecidos pela natureza para assegurar o bem estar do ser humano. Seu consumo trás vitalidade e energia, em qualquer fase da vida.

3)    Os Bioestáticos:

 Alimentos que diminuem a vida – Bioestáticos:

Classificam-se como bioestáticos alimentos onde a energia vital foi diminuída pelo tempo ( no caso de alimentos estocados ) pelo frio ( refrigeração, congelamento ) ou pelo calor ( cozimento ).

O uso de alimentos bioestáticos é resultado dos hábitos sociais e das facilidades modernas. Seus nutrientes garantem o funcionamento mínimo do organismo, mas provoca envelhecimento das células, pois não fornece substâncias vitais a sua regeneração.

 4)    Os Biocídicos:

 Alimentos que destroem a vida – Biocídicos:

 Infelizmente os mais consumidos na alimentação moderna. São alimentos cuja energia vital foi totalmente destruída por manipulação humana, para fins de refinamento, preparo ou conservação. São alimentos criados pelo homens, com alto teor de aditivos químicos, elementos que pouco a pouco envenenam as células do corpo com substâncias nocivas e/ou difícil assimilação pelo organismo.

Essas substâncias, estranhas ao nosso organismo, enfraquecem pouco a pouco nosso sistema imunológico. São a principal causa para as chamadas "doenças da civilização", tais como doenças cardiovasculares, câncer, diabetes e até doenças mentais como depressão.

 O que realmente importa é o grau de vitalidade dos alimentos:

Por exemplo, o trigo germinado é Biogênico, os grãos de trigo cru, deixado de molho em água são bioativos. Já se cozido ele se torna bioestático e se for tratado com conservantes químicos, vira biocídico.

Outro exemplo: Se uma fruta é colhida madura ela é bioativa. Se for estocada ou cozida é bioestática. Se for comprada em conserva ( com conservantes ) torna-se biocídica.

Portanto cuidado: No mercado, ao comprar uma lata de frutas em conserva, você pode imaginar que está consumindo algo saudável. Mero engano, na verdade está consumindo um produto biocídico !

Foque nos alimentos vivos (biogênicos e bioativos) que irão fornecer energia e promover a saúde celular. Evite ao máximo os alimentos biocídicos, cuja força vital foi destruída e que trazem consigo grandes quantidades de químicos. Esses químicos farão o organismo trabalhar muito para se desintoxicar e mobilizam durante horas o sistema imunológico, levando o mesmo a stress. Além disso, elevam a pressão artéria e a temperatura do corpo.

Fora esses fatores, os alimentos com aditivos químicos costuma gerar euforia, sensações agradáveis. Mas não se engane, essas sensações são seguidas por um grande cansaço, pedindo por mais. Esse ciclo gera uma grande perda de energia mental e gera prejuízos emocionais e psicológicos, a pessoa acha que só fica bem ingerindo alguns tipos de alimento.

 Cuide da sua alimentação, invista um pouco de tempo na compra e preparo de alimentos frescos, lembre que os alimentos são, literalmente, nosso combustível !

Veja mais informações relevantes para sua saúde e bem estar em:

facebook.com/naturaleancestral e

www.naturaleancestral.com.br