Alimentos Orgânicos

 

Por Sandra Abi Saber


" O mercado de orgânicos cresce em torno de 25% ao ano no mundo todo, e o Brasil está entre os primeiros na produção, porém há algumas perguntas sem respostas conclusivas, como por exemplo: São significativamente melhores para compensar o alto preço? Como não se confundir diante tantos produtos orgânicos? Compensa ou não o consumo? "
Os alimentos orgânicos são aqueles produzidos sem o uso de pesticidas artificiais, herbicidas e organismos geneticamente modificados.
O interesse crescente pelo consumo de orgânicos fez aumentar a oferta no setor, grandes redes de hipermercados no país já comercializam esses produtos, existem feiras especializadas, lojas, empresas organizam eventos, até sites sobre orgânicos já podemos acessar na internet.
O consumo de produtos livres de agrotóxicos cresceu tanto que vai desde alimentos até a indústria de cosméticos, transformando-se num negócio rentável, á mais ou menos 25% ao ano mundialmente.
Quais as vantagens no consumo?
-
As vantagens básicas dos alimentos orgânicos são: não toxidade, melhores para o meio- ambiente, melhor sabor e sem modificação genética.
Quais as desvantagens na compra?

  • Alto preço dos alimentos orgânicos.

Existem cerca de mais de 20 selos diferentes atestando a procedência dos produtos orgânicos, porém para se Ter certeza da idoneidade dessas instituições o consumidor pesquisa por sua conta e risco, há empresas que seguem padrões rígidos de conduta, mas há também outras sem controle externo, ou seja você pode estar " enganado" quanto ao produto que compra e consome.
Existe ainda outro equívocos na compra de produtos orgânicos: os supermercados, feiras e afins colocam á venda produtos integrais, light, hidropônicos, que são cultivados na água , confundindo o consumidor, pois além de não serem orgânicos no tratamento recebem produtos químicos muitas vezes nocivos á saúde.
O que se sabe é que não existe uma fiscalização na utilização de pesticidas ou produtos químicos e herbicidas, há algum tempo a Vigilância Sanitária descobriu que grande parte de amostras de alimentos analisados tinham doses elevadas de substâncias que provocavam náuseas, tonturas, indigestão e até convulsões.
Fique atento á esses sinais de alerta :

  • Produtos sem certificado vendidos em pontos de vendas informais garantem que são orgânicos, porém não certifica, podem conter pesticidas, herbicidas, agrotóxicos, ou podem Ter sido cultivados numa horta caseira sem nenhuma condição básica de higiene.
  • Ao comprar em supermercados e feiras livres, exija o certificado da Anvisa, embora ainda não haja regulamentação na rotulagem, alguns institutos certificam o produto.
  • Produtos naturais, lights e dietéticos não são orgânicos, leia atentamente os rótulos antes de comprar.
  • Ao comprar alimentos orgânicos tenha certos cuidados antes do consumo, pois embora estejam livres de produtos tóxicos estão sujeitos á contaminação por microorganismos, ou coliformes fecais, portanto, frutas, legumes e verduras devem ser lavados em água corrente, por pelo menos 2 minutos, e colocados de molho com água fria e vinagre antes do consumo. Por pelo menos 25 minutos., a medida é 4 colheres de sopa para cada litro de água, afirmam especialistas.

Lembre-se prevenir é melhor que remediar, quando se trata de segurança no consumo de alimentos orgânicos ou não.