Alimentos Funcionais: Fonte de Cura e Prevenção de Doenças
 
Alimentos Funcionais: Fonte de Cura e Prevenção de Doenças
 


Julliana Lemos Façanha¹

José Robério de Sousa Almeida²

________________________________________________________________

1.Graduando(a) em licenciatura do curso de Ciências Biológicas da Faculdade de Filosofia Dom Aureliano Matos - FAFIDAM.

2.Professor do curso de Ciências Biológicas da Faculdade de Filosofia Dom Aureliano Matos - FAFIDAM.

Introdução

Comer é um dos prazeres da vida. Além de dar prazer, a comida pode ser um bom pretexto para reunir as pessoas, ou para diminuir a tensão nervosa. Acima de tudo, os alimentos fornecem matéria e energia para o nosso organismo. O crescimento e a renovação do corpo, as contrações musculares, a manutenção de uma temperatura constante, por exemplo, precisam de energia. Essa energia é fornecida pelos alimentos.

De certo tempo para cá, o índice de doenças como câncer de mama, do intestino, hipertensão arterial, diabetes, doenças cardiovasculares, e degenerativas, despertou na população um maior interesse em alimentar-se de forma mais saudável e a procurar cura de doenças por meio de alimentos naturais.

Segundo Barros (2005, p. 101): "Saber escolher os alimentos é o primeiro passo para uma alimentação saudável". Nós brasileiros temos uma imensa variedade de alimentos funcionais derivados dos animais e dos vegetais que possuem o poder de blindar vários órgãos dos temidos radicais livres.

Cada alimento é composto por vários tipos de substâncias químicas. Quando tomamos um copo de leite, por exemplo, estamos ingerindo água, proteínas, carboidratos, lipídios, vitaminas e sais minerais. Essas substâncias contidas nos alimentos são chamadas nutrientes, são elas que vão nutrir o corpo, renovando as células, fornecendo energia ou regulando suas funções.

Cada nutriente possui a sua especialidade quanto à prevenção e cura dessas e outras doenças que não foram aqui citadas. É comprovado, por exemplo, que basta 1 (uma) castanha do Pará por dia, rica em selênio, substância antitóxica, para brecar o envelhecimento de todo o corpo. Para Thomson (2008):

Explica que o selênio é essencial para acionar enzimas que combatem os radicais livres,tendo também um papel especial na proteção do cérebro. Além de proporcionar um melhor funcionamento da tireóide (Thomson,2008, 38).

Não se deve tentar decorar quanto deve comer disso ou daquilo, como se a travessa a mesa fosse um vidro de remédio. O sucesso de tantas pesquisas realizadas é ensinar aos médicos, inclusive que um cardápio adequado pode prevenir 30% dos casos de câncer. Foi um grande avanço se a gente pensar que, não faz muito tempo assim, ninguém achava que havia um caminho seguro para prevenir essa doença, muito menos desconfiava que ela estivesse no prato.

Segundo Linetzky (2008, p. 26): "Hoje se tem clareza da importância de comer frutas, verduras, legumes, e peixes, limitando ao mesmo tempo as porções de carnes vermelhas, sal e embutidos".

Estando ao nosso alcance, é aconselhado manter um consumo de alimentos saudáveis, que além de satisfazer os requerimentos nutricionais, produzem benefícios específicos à saúde, à capacidade física e mental, pois são potentes antioxidantes naturais.

Objetivos:

Diante das necessidades de proporcionar uma melhor qualidade de vida, prevenir e até mesmo curar doenças, este trabalho pretende ajudar a população a:

  • Compreender a importância de uma alimentação saudável;
  • Identificar quais os alimentos que possuem esses compostos naturais;
  • Intensificar a vontade de consumir essa fonte de nutrientes;

Material e métodos:

A referida pesquisa foi realizada a partir de referências bibliográficas cedidas por uma familiar e uma professora da Faculdade de Filosofia Dom Aureliano Matos  FAFIDAM, nos referidos dias 12 e 13 de agosto de 2008. Foram utilizadas também buscas on-line. E esta foi concretizada após a realização de leitura sobre o assunto, sendo baseada em dados e resultados de outros trabalhos direcionados ao tema aqui trabalhado.

Considerações finais

A partir deste trabalho conclui-se que os alimentos funcionais:

1.Contribui para o crescimento e a renovação do organismo;

2. Fornece energia e ajuda no controle de diversas transformações internas, regulando diversas funções;

3. Quando ingeridas regularmente, podem reduzir o risco do desenvolvimento de diversos problemas de saúde como, o câncer de mama, hipertensão, problemas intestinais, etc.;

4. É de grande valor para o organismo manter uma alimentação saudável;

5. Tem o poder antioxidante, limpa e consequentemente protege os órgãos dos radicais livres.

Referências

BARROS, C.; PAULINO, W. R.. O CORPO HUMANO. São Paulo-SP: Ática, 65º ed., 2005, 256 pgs. ils..;

CURVO. J., Alimentos funcionais: potentes antioxidantes naturais. Disponível em: www.sitemedico.com.br , às 09h35min da manhã do dia 28 de julho de 2008;

GEWANDSZNAJDER, F., NOSSO CORPO. São Paulo-SP: Ática, 1º ed., 1995, 248 pgs. ils..

JOÃO. A., Alimentos que nos protegem. Disponível em: www.andreiajoao.com.br, às 10h05min da manhã do dia 28 de julho de 2008;

LINETZKY. D., Comida anticâncer: conheça os alimentos que comprovadamente são capazes de barrar o aparecimento de tumores. Saúde é vital. São Paulo-SP: Abril, nº.298, 2008, 74 pgs. ils..

THOMSOM, C., Basta uma castanha por dia para brecar o envelhecimento de todo o seu corpo. Saúde é vital. São Paulo-SP: Abril, nº. 298, 2008, 74 pgs. ils..

 
Avalie este artigo:
 
Revisado por Editor do Webartigos.com


Leia outros artigos de José Robério De Sousa Almeida
Talvez você goste destes artigos também
Sobre este autor(a)
Graduado em Ciências ? Química e Biologia ? Universidade Estadual do Ceará, Acadêmico de Matemática da Universidade Estadual do Ceará, Especialista em Psicopedagogia pelo Instituto Superior de Teologia Aplicada e em Educação Inclusiva pela Universidade Castelo Branco e IESDE, Mestrando em Política e...
Membro desde agosto de 2008
Facebook
Informativo Webartigos.com
Receba novidades do webartigos.com em seu
e-mail. Cadastre-se abaixo:
Nome:
E-mail: