Tais matérias primas vemos hoje em grande evidência na gastronomia de muitos países, que sem os mesmos as cozinhas estariam totalmente descaracterizadas. Um bom exemplo seria pensar na culinária italiana sem o tomate, talvez o mais famoso e consumido produto do mundo. Originário do Peru, foi levado para a Espanha pelos desbravadores.
Por volta de 1500, tinha o nome indígena de origem asteca, "tómalt". Na Europa, o batizaram de maçã do Perú, por ser de grande resistência. O tomate se aclimata facilmente podendo ser produzido com grande facilidade em qualquer solo, e através do uso de técnicas artificiais, desta forma, nos dias atuais podem-se encontrar tomates de diversas espécies, tamanhos e cores como o verde "fresadilla" e até amarelo, além do glorioso e popular vermelho. Outro que tem sua origem na América do Sul é o feijão. Este leguminoso foi levado para o "país da bota", a Itália em 1529, por PIERO VALERIANO, e dado de presente para sua santidade o papa CLEMENTE VII. após isso quase 500 anos depois fontes dizem existir 12 mil tipos diferentes com cores, sabores e formatos variados.
As batatas, também originarias do Peru, foram levadas para a Espanha, por volta de 1570. Logo depois se espalharam pela América do Norte, pelas mãos dos ingleses. Era consumida em abundância pelo baixo clero persuadidos pela realeza que dizia consumir em abundância este alimento, desta forma, tendo pouco custo e matando a fome de muitos que a consumiam achando que reis e monarcas a comiam diariamente...
Hoje através de muitas pesquisas os cientistas dizem ser produzida no mundo cerca de 300 toneladas de batatas anualmente, e se torna a cada dia fonte alimentar para muitas pessoas. A batata entra em muitas receitas, tanto das classes menos abastadas e na alta gastronomia, por grande influência francesa. É a base da gastronomia de países como o Peru, Inglaterra e estados Unidos. Outro alimento consumido mundialmente, o milho, gera uma grande briga sobre sua terra natal: alguns dizem ser do México, outros do Perú... Porém, historiadores dizem que ele era cultivado a 7 mil anos sendo levado para a Europa em 1493 por Cristovão Colombo. O milho é hoje uma das grandes forças alimentares em muitos países e como sua utilização se espalhou pela Europa a Itália. Muitas de suas receitas ao milho através de sua grande e vasta lista com polentas feitas de mais de 100 maneiras. O cacau, fonte primária do chocolate, foi levado para a Espanha, junto com os colonizadores daquele país, graças a isso pode se transformar no que é hoje. Seu significado para o mundo, já que através dele podemos ter o chocolate, consumido no mundo todo e adorado por todos, pois antes disso era apenas um alimento indígena na qual davam o nome de xocoalt, (água amarga), por ser 55% de sua pasta extraída e transformada em manteiga de cacau, e também a pasta de cacau e açúcar. Os suíços desenvolveram o chocolate amargo que é considerado o mais puro e melhor do mundo. O mesmo teve grande aceitação.
Outras variedades de alimentos da América do Sul, que estão em grande evidencia no mundo são o CUPUAÇU, GRAVIOLA, AÇAÍ, CASTANHA DO PARÁ, MARACUJÁ, JABUTICABA entre outras. Isto mostra a grande contribuição da AMÉRICA DO SUL, para a culinária e hábitos alimentares da população mundial. Mostra a grande variedade de insumos a serem consumidos nas mais variadas mesas do mundo fortalecendo assim nossa agricultura e produção em massa e melhora no cultivo desses gêneros alimentares.