Instituto TAO
Terapias Holísticas, Pesquisa e Desenvolvimento Humano

Projeto Tai Chi na Praça  Maranguape/CE

Dezembro de 2010


Introdução

"O Tai Chi Chuan dever ser praticado num local silencioso e com a mente serena, assim como a meditação. Praticar esse exercício com tranqûilidade genuína, movimento correto e respiração bem coordenada (inspirar, reter o ar e expirar)..."
T´ai Chi Ch´uan e Meditação, Da Liu, Pág. 200, Editora Pensamento

A leitura prévia deste material vai esclarecer e orientar nosso Passeio-Retiro, além de poupar o ouvido de vocês de conversatório chato parecido com aula ou palestra, que só cansa e dá sono.
Estamos todos cansados de tanta movimentação desse ano que está terminando. Precisamos descansar, revitalizar o corpo e fortalecer-nos interiormente.
A energia flui no Universo em todas as direções e em todos os lugares. Não tem dono e está disponível em qualquer momento para todos aqueles que quiserem e souberem como.
Para que isso aconteça, precisamos equilibrar-nos fisica, mental e emocionalmente, respirando com calma. ANIMAR e REANIMAR.
Por isso o tema do Encontro: Alimentos da Alma, a Grandeza na Simplicidade.
Qualquer atividade, ação ou gesto pode se converter em alimento da Alma, desde que se tome consciência do quanto somos desprezíveis diante da Grandiosidade do Universo (Humildade), haja compreensão dos perigos do Ego (Autoconhecimento) e se desenvolva a percepção de que não somos somente corpo e matéria (Experiência Mística) unidos em COMPREENSÃO-VONTADE-AÇÃO. Assim, cada mínimo detalhe da vida, cada Aqui e Agora se tornará uma ÚNICA e CONSTANSTE oração em diferentes formas. Isso seria um processo individual, interno, secreto e silencioso (sem explosões fanáticas) de Purificação em movimento constante a todo momento e em qualquer lugar. Os frutos dessa árvore muito logo serão degustados, rapidamente e em níveis cada vez mais profundos. Sabedoria vem de SABOREAR. Estou novamente espalhando sementes dessa árvore.
TUDO QUE FAZEMOS ECOA NO INFINITO...
Todos sabem ( mas também se esquecem) que é muito importante controlar nossas preocupações e dominar os sentimentos para se ter saúde plena porque SENTIR e PENSAR NEGATIVAMENTE com frequência geram muitas doenças.
Não creio ser o professor que sabe tudo. Para cada um que sabe, há outro que sabe mais. A maioria de vocês viveu muito mais que eu, sofreu, pelo pouco que sei, aprendendo lições preciosas que a cada dia me inspiram. Tenho sido mais, alguém que busca e aprende.
Nossa história, diferente das histórias inventadas dos filmes, das novelas e poemas, foi cheia de dores, espinhos e limitações. Mesmo assim, seguimos. Há muito que caminhar. A Passos lentos, é verdade, com quedas bruscas até, mas sempre lutando até o último instante.

Não devemos nunca nos entregar facilmente à derrota.

TUDO QUE FAZEMOS REPERCUTE NA ETERNIDADE...

"Com o tempo, com a prática diária, você vai descobrir que incorporou os princípios do tai chi ao cotidiano; sentado, andando, de pé ou deitado, você perceberá que está vivendo de um modo novo, fácil e belo." (A Estrutura Interior do Tai Chi - Tai Chi/ Chi Kung I", de Mantak Chia e Juan Li)


Queira entender esse esforço como um presente para seu Coração.
Precisamos, agora e sempre, ajudar uns aos outros, sermos tolerantes e cordiais. Ser calmo já acalma os demais. Somente quem está leve por dentro, não acorrentado aos pesares é que voar para ser livre.

"O Amor é a asa veloz que Deus deu à Alma para que retorne e volta para casa... (Michelangelo Buonarrotti)





Espero que todos, juntos, possamos um dia, voar tão alto quanto as Águias, para além das mais altas nuvens brancas de algodão.
Alegria, Saúde e Paz a Todos.
Eduardo Miranda


Conferências
Conferência 01 :
A Prática de Consagração dos Alimentos

«Consagrar», aqui significa:
1. tornar sagrado, dedicando a Deus
2. tornar sagrado a Deus suplicando para que dê sua benção;
3. destinar uma ação a um fim humanitário em prol de quem necessita.

No primeiro sentido é perfeitamente possível, e sublime, Consagrar-se a Deus.
No segundo sentido temos, por exemplo, a Consagração dos Alimentos.
A última definição seria no sentido de sacrificar-se pela Humanidade.

Na cerimónia cristã da Eucaristia, ensinada por Jesus na Santa Ceia, pão e vinho simbolizam o Corpo e o Sangue de Cristo.

Sem consagração o pão é apenas pão e o vinho, apenas vinho.

Tomar o alimento com alegria (agradecimento = prazer da Alma), simplicidade ( como instrumento não como fim em si mesmo= prazer do corpo que alimenta o Ego) e calma (serenidade em oposição ao desespero de encher a barriga como os animais brutos).


Sugestão de como se fazer a Consagração dos Alimentos:

Não há fórmulas para isso. Qualquer oração pessoal, silenciosa ou verbalizada, (quando for possível), antes , durante ou depois, da refeição servirá aos nossos propósitos. Ou se servir de antigas orações, se preferir. Alguns bons exemplos:
1. Pai Meu, Deus meu, abençoai este alimento não só para fortalecer o corpo, mas principalmente, para alimentar a alma e a vontade de voltar para casa. Amém.
2. Bondoso Pai celeste, seja este alimento a vossa substância que alimenta o nosso corpo físico, a nossa mente e a nossa alma. Nós vos damos graças, Senhor, pelo alimento que nos dais agora. Amém.
3. Senhor Misericordioso, vos damos graças pelo alimento conseguido e rogamos que nos fortaleça para que possamos realizar nossa missão aqui na Terra. Amém.
Por que Brinde com Vinho Puro (não fermentado, sem álcool)
Um rápido Estudo Sobre o Vinho na Bíblia nos faz perceber que há dois significados distintos para VINHO:

(1) suco não fermentado, e (2) vinho fermentado ou embriagante.
( a mesma dubiedade ocorre também com a palavra para vinho em hebraico iayin)
Nem Lucas nem qualquer outro escritor bíblico emprega a palavra "vinho" (do grego óinos) no tocante a Ceia do Senhor. Mas na alta liturgia essa prática já era antiga. No Antigo Testamento, bebidas fermentadas nunca deviam ser usadas na casa de Deus, e um sacerdote não podia chegar-se a Deus em adoração se tomasse bebida embriagante (Lv 10.9 nota).
Jesus instituiu a Ceia do Senhor quando Ele e seus discípulos estavam celebrando a Páscoa. A lei da Páscoa em Exodus 12.14-20 proibia, durante a semana daquele evento, a presença de seôr (Ex 12.15), palavra hebraica para fermento ou qualquer agente fermentador.
Além disso, todo o hamétz (i.e., qualquer coisa fermentada) era proibido (Ex 12.19; 13.7).
Os escritores dos três primeiros Evangelhos empregam a expressão "fruto da vide" (Mt 26.29; Mc 14.25; Lc 22.18).
0 vinho não fermentado é o único "fruto da vide" verdadeiramente natural, contendo aproximadamente 20% de açúcar e nenhum álcool.
A fermentação destrói boa parte do açúcar e altera aquilo que a videira produziu. O vinho fermentado não é produzido pela videira, mas subproduto processado pelo homem. Tudo o que Deus criou é bom e tem uma finalidade cujas raízes são profundas. Nem tudo o que o homem modifica da Natureza é saudável Suas consequências mais profundas são desconhecidas.
E da mesma forma que o pão representava o corpo puro de Cristo e tinha que ser pão ásimo (ou seja, sem a corrupção da fermentação), o VINHO, representando o sangue incorruptível de Cristo, seria melhor representado por suco de uva não fermentado (cf. 1 Pedro 1.18,19). Uma vez que as Escrituras declaram explicitamente que o Corpo e sangue de Cristo não experimentaram corrupção (Sl 16.10; At 2.27; 13.37), esses dois elementos são corretamente simbolizados por aquilo que não é corrompido nem fermentado.
Jesus, o Filho de Deus, cumpriu a lei em todas as suas exigências (Mt 5.17). Logo, como se percebe, teria cumprido a lei de Deus para a Páscoa, e não teria usado vinho fermentado.
Há muitos estudos e pesquisas sobre os benefícios do vinho para a saúde do coração, bastante divulgado pela mídia. Mas outros tantos estudos demonstram que os benefícios do vinho não se encontram no álcool, mas na uva, e que os resultados são potencializados quando se utiliza diretamente o suco de uvas. A dosagem diária recomendada foi determinada como estando entre 220 e 280 gramas (aproximadamente, um copo).



NOTA:
Todos as citações bíblicas utilizadas extraídas da tradução de João Ferreira de Almeida ? Corrigida e Revisada.



O Sorriso Interno:
O Poder de Cura da Alegria da Criança em cada um de nós
"Na China antiga, os taoístas ensinavam que um constante sorriso interior, um sorriso para si mesmo, assegurava saúde, felicidade e longevidade. Por quê? Sorrir para si mesmo é como aquecer-se no amor: você se torna o melhor amigo de si mesmo. Viver com um sorriso interno é viver em harmonia consigo mesmo."
Mantak Chia, A Energia Curativa Através do Tao, Editora Pensamento, Pág. 51.

Ativa o Sistema Imunológico
Descarrega energias negativas acumuladas
Alivia dores ou as faz parar
Relaxa e acalma
Associada à respiração lenta e profunda, regulariza a pressão sanguínea
Também fortalece (ANIMA) os outros que estão ao seu redor

A prática do Sorriso interno só é possível para quem tem a capacidade de viver de bem com a vida. Revela um otimismo constante apesar das dificuldades. Uma prática simples, mês de alcance formidável no processo de autocura e de prevenção de doenças psicossomáticas. Cada célula do corpo recebe uma fluxo constante de ALEGRIA, característica típica da crianças.



Práticas da Conferência 02

Objetivos:

Tai Chi: O bambu que se enverga até o Solo (Elemento Terra)
Lição de Humildade e Fortaleza
Tai Chi: Fluindo com o Mar (Elemento Água)
Lição de Purificação, Paciência, Persistência e Adaptabilidade no Mar da Vida
Tai Chi: O Passado e cinzas se desfaz ao Vento (Elemento Ar)
Lição de Leveza interior e Desapego
Tai Chi Sentado: Contemplando o Por do Sol (Elemento Fogo)
Tai Chi Deitado: Contemplando as Estrelas
Lição de Beleza e Poder acima de nós e Iluminação Interior

Estes exercícios são técnicas simples de Chi Kung Esotérico ou Qi Gong (Arte da Energia) e serão explicados no momento da prática.


Conferência 03
A Fábula do Amor e da Fé como Fonte de Milagres

(Adaptado do Livro Demian( 1917) de Hermann Hesse (1877-1962), p131-132 Ganhador do Prêmio Goethe de Frankfurt em 1946, e alguns meses depois, o Nobel de Literatura.)

"Você não deve entregar-se a desejos nos quais não acredita. Sei o que deseja. Você tem que abandonar esses desejos ou desejá-los de verdade e totalmente. Quando chegar a pedir tendo em si a plena segurança de alcançar seu desejo, a necessidade e a satisfação coincidirão no mesmo instante. Mas você deseja e se reprova, temeroso de seus desejos. Tem que dominar tudo isso. Vou lhe contar uma fábula.
E me contou sobre um adolescente que estava enamorado de uma Estrela. Junto ao mar estendia os braços para ela, adorava-a, sonhava com ela e lhe dedicava todos seus pensamentos. Mas sabia, ou pensava saber, que um homem não pode abraçar uma estrela. Imaginava que seu destino era amá-la sempre sem esperanças e construiu sobre essa idéia toda uma vida de renúncias e de dores, muda e fiel, que devia purificá-lo e enobrecê-lo.
Uma noite estava de novo sentado junto ao mar, no alto de um penhasco, contemplando a amada e ardendo de amor por ela. E num instante de profundo anseio, saltou no vazio para alcançar a estrela. Mas ainda pensou na impossibilidade de alcançá-la e caiu, arrebentando-se contra as rochas molhadas pelas lágrimas do oceano.
Não sabia amar. Se no momento de saltar tivesse força de alma bastante para crer fixa e seguramente na obtenção de seu desejo, teria voado para o céu ao encontro de sua amada Estrela".

Hermann Hesse em 1927
Conferência 04

Exercício de Retrospectiva (do Dia)
Ao deitar-se, rever as cenas do seu dia com o máximo de detalhes que for possível.
Exercício de Retrospectiva (do Sonho)
Antes de levantar-se, rever as lembranças dos sonhos e entre estado de vigília e sono permitir que tais lembranças sejam registradas no cérebro físico. O lago da mente precisa estar calmo como um espelho. Se você se mexer muito as águas do lago da memória se turvarão e as lembranças ficaram perdidas. Mas caso isso aconteça, cochile novamente e refaça o exercício de recordação.
Todos os dias, durante todas noites, sem exceção, sonhamos inúmeros sonhos. Vamos para lugares e encontramos com muitas pessoas. O que andamos fazendo? O que estamos aprendendo por aí? Onde? Com quem? Quem somos nós afinal de contas nesse misterioso Mundo Astral?

Efeito Físico Direto: sono e melhoria da memória.
Efeito Metafísico: as lembranças dos sonhos tornam-se mais vívidas, intensas e profundas.
Despertando os Poderes do Coração: Relaxamento e Imaginação com Música
(Tempestade e Calmaria -6ª. Sinfonia de Beethoven)



De todos os sete Chakras, o chakra do coração é o centro energético que qualquer principiante consegue desenvolver mais rapidamente, embora limitado até certo ponto.
Aqui está o segredo do ponto de equilíbrio entre Razão, Lógica e Emoção, Intuição.

Localiza-se na linha da coluna vertebral na altura do coração entre os mamilos.
A sua correspondência com o elemento Ar indica a mobilidade e leveza do coração, a expansão, a capacidade de estar em todos os lugares, onde as asas do Amor consegue alcançar, de compartilhar tudo com todos, mesmo que não lhe sobre NADA. Quem aprendeu a perdoar joga ao Vento as cinzas do passado, não sente medo de cobrança, vive sem PESADELOS de brigas e perseguições.
Corresponde-se também com o sentido do tato, o que mostra a importância do toque, tocar e ser tocado, dar um abraço apertado e compartilhar carinho e admiração. Recomendo a todos, a leveza do Coração tranquilo.
Através desse Centro desenvolvemos a percepção da beleza da natureza, bem como da harmonia da música e da poesia. Imagens, palavras e sons, cores, movimentos e texturas são transformados em sentimentos.

Uma palavra sobre Relaxamento com Música
Buscar concentrar-se na melodia somente. Deixar levar pelas notas e silêncios. Ao pensar em outra coisa, NÃO se fascinar pelos pensamentos, alimentando a Tagarelice Psicológica, nem lutar contra. Escutar (auto-observar) e compreender. Logo retornar à concentração na música.
As obras do Grandes Mestres mais famosos (Mozart, Chopin, Beethoven, Liszt, Wagner em especial), principalmente orquestrada e com instrumentos musicais verdadeiros, não eletrônica, têm o maior grau de ativação do Centro Emocional Superior.