O alimento é um complemento essencial nos treinamentos na hora de competir.

Durante a competição é necessário de 30-40 minutos após a ingestão de hidratos de carbono (de 30 a 40 gramas) de um líquido, tal como uma bebida isotônica ou de um copo de água com 6-8% de açúcar.

A alimentação deve acompanhar cada fase da prova e para isso, sabemos que os alimentos antes, durante e depois, têm a mesma finalidade, fornecer energia.

Assim, o alimento durante a competição visa retardar a sensação de fadiga, manter reservas corporais, evitar a hipoglicemia e proteger a digestão.

Em seguida, na competição também se precisam substratos próximos, pois a desidratação e redução da glicose no sangue podem ser determinantes de uma queda significativa de desempenho, afetando os resultados da competição.

Em esportes de resistência, como ciclismo, maratona, triatlon e natação de longa distância, as reservas não são suficientes para se manter o desempenho, sem interferir com a corrida, temos que comer alguma coisa.

Em competições in door como ser provas de resistência com Bicicleta spinning, o critério e extamente o mesmo.

Mas, como você pode imaginar, não é fácil comer algo durante a execução da prova ou em movimento, por isso temos de recorrer a estratégias fáceis de digerir que consomem menos volume.

Além disso, o líquido tem de ser restituído e são recomendados ter cerca de 250 ml de água por cada 10-15 minutos ou bebidas para esportistas, além de água, que proporcionam vitaminas, minerais e açúcares facilmente assimilados.

No mercado, se oferecem produtos como géis ou comprimidos de glicose que se concentram em volume baixo, açúcares para evitar hipoglicemia.

Esses recursos não são necessários se você usar uma bebida açucarada ou sucos naturais que fornecem a frutose de fácil digestão.

Se no meio da competição tiver um momento para comer algo mais substancial, também ingerir líquidos, doces, suco fresco ou biscoitos doces que são alimentos de fácil digestão, para assim substituir em parte do que foi gasto e pode continuar a execução da prova.

È importante não consumir em quanto o nível cardio for elevado para não provocar espasmo de diafragma por isso e necessário se monitorar com o Pulsómetro

Em conclusão, beber e, se necessário, comer algo que contenha açúcar, que é essencial para manter o desempenho físico, evitar a desidratação e fadiga.