* LIMA, Gleice Kelle Alves de.

Resumo:

O presente artigo diz a respeito da questão nutritiva em uma escola. O Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE), gerenciado pelo Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE), fundamenta sobre as formas nutritivas nas escolas, facilitando na aprendizagem e no conhecimento, objetivando resultados positivos desses estudantes, como também em uma alimentação saudável. O sistema Orgânico ele se define em adotar os recursos naturais, que possibilita uma maior probabilidade de uma vida saudável.

___________________________________________        

*Funcionária Pública do Apoio Administrativo Educacional de Nutrição.

1. Introdução:

            O PNAE oferece um suporte sobre uma alimentação saudável em estudantes nas escolas, melhorando assim no desempenho de suas condições tanto fisiológicas como psicológicas ajudando no rendimento escolar.

Contudo, a introdução de uma alimentação saudável nas escolas, como os alimentos orgânicos, são respectivamente de suma importância na rotina do aluno proporcionando uma aprendizagem favorável e garantindo assim um beneficio ao seu comportamento alimentar, garantindo um estado de saúde em condições favoráveis.

2. Desenvolvimento:

            As diretrizes do PNAE, ganharam destaque a necessidade de implementação da educação alimentar e nutricional no processo ensino-aprendizagem e o imperativo de que estas ações perpassem transversalmente pelo currículo escolar. Outro aspecto importante foi a introdução do conceito de alimentação saudável considerando-a como direito humano, envolvendo aspectos alimentares que garantam condições biológicas, sociais e culturais dos indivíduos, de acordo com as fases do curso da vida e com base em práticas alimentares que assumam os significados socioculturais dos alimentos, principalmente alimentos orgânicos que se obtém através dos recursos totalmente naturais. (CUNHA et al, 2010)

Os alimentos orgânicos são definidos como aqueles alimentos in natura ou processados, oriundos de sistema no qual se adotam técnicas que buscam a oferta de alimentos livres de contaminantes intencionais, que respeitam e protegem o meio ambiente, visando à sustentabilidade ecológica e à maximização dos benefícios sociais e econômicos. Esses alimentos tendem a ser livres de contaminantes intencionais, pelo não uso de agrotóxicos (pesticidas), fertilizantes sintéticos, de organismos geneticamente modificados, aditivos alimentares, de radiações ionizantes e de hormônios, e pelo uso estritamente controlado de drogas veterinárias. Assim, pode-se afirmar que esses alimentos não totalmente naturais que ajudam na proporcionalidade de uma vida saudável, garantindo o desenvolvimento e rendimento no crescimento do aluno dentro e fora de uma instituição escolar.  (LIMA & SOUSA,2011)

A utilização de um alimento orgânico em uma escola ele apresenta um objetivo educativo para os alunos a se adaptarem a uma alimentação saudável que facilita o crescimento do desempenho nas suas atividades cotidianas.

E por muitas vezes, esse processo de alimentação orgânica nas escolas não são bem sucedidas, pois precisam de engajamento prioritário para o funcionamento do mesmo para que isso ocorra, com isso, é importante a participação dos professores ao incentivo desses alunos ter uma consciência do que é ser saudável.

De acordo com CUNHA et al 2011 apud MOGILKA diz que:

é preciso superar a idéia, ainda presente na educação escolar, que a realização de atividades propostas já caracteriza efeitos educativos e sociais. Parece que a atividade em si não necessariamente gera mudanças subjetivas, apesar das reflexões advindas destas atividades e interações.

A merenda escolar é uma atividade essencial na escola, um importante complemento com função de ajudar a recuperar a deficiência alimentar do aluno; determinaria a frequência do aluno; e contribuiria para melhor aprendizagem.

Para PEREZ  et al.2001:

sugerem a construção de grupos multidisciplinares de especialistas que facilitem o desenvolvimento de programas/projetos de promoção da saúde e alimentação saudável, e ressaltam a importância do envolvimento de todos os atores em ações de educação permanente.

De acordo com o autor, a promoção de práticas alimentares e estilo de vida saudável para crianças e adolescentes tem se tornado prioridade em políticas de saúde em todo o mundo, principalmente diante do panorama de transição epidemiológica, nutricional e demográfica.  O ambiente escolar é o fator importantíssimo para levar a esses alunos a importância da ingestão de alimentos orgânicos e os benefícios que causam a saúde.

4-Considerações Finais

            Concluindo que o uso da alimentação orgânica nas escolas foi instituída pelo Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE), que como beneficio ajuda na produtividade do aluno. E, que ao adquirirem hábitos de transpor as autenticidades sobre os benefícios que esses alimentos orgânicos proporcionam, com certeza facilitará um desempenho favorável aos alunos das instituições escolares. A contribuição dos docentes buscando meios para esclarecerem as duvidas e esses hábitos, haverá sempre benefícios na saúde de cada um que ter a sua própria consciência em questão da alimentação orgânica.

 

Bibliografia:

 

CUNHA, Elisângela da; SOUSA, Anete Araújo de; MACHADO, Neila Maria Viçosa. A alimentação orgânica e as ações educativas na escola: diagnóstico para a educação em saúde e nutrição. Ciênc. saúde coletiva vol.15 no.1 Rio de Janeiro Jan. 2010. Acessado em 09/04/14 às 22:50hs.

Disponível em:  www.scielo.com

 

LIMA, Elinete Eliete de; SOUSA, Anete Araújo de. Alimentos orgânicos na produção de refeições escolares: limites e possibilidades em uma escola pública em Florianópolis. Rev. Nutr. vol.24 no.2 Campinas Mar./Apr. 2011. Acessado em 09-04-14 às 22:54hs.

Disponível em: www.scielo.com

PEREZ, Rodrigo C, KLEPP K-I, YNGVE A, SjönströM M, Stockley L, Aranceta J. The school setting: an opportunity for the implementation of dietary guidelines. Public Health 2001; 4(Supl. 2B):717-724.