Resumo

As mudanças na alimentação de brasileiros adultos vêm decorrentes do aumento do consumo de alimentos industrializados, alimentos ricos em gordura e açúcar e a diminuição do consumo de frutas, verduras e leguminosas. Os hábitos alimentares atuais têm sido influenciados pelos progressos na indústria de alimentos e na agricultura e tem se tornado alvo de preocupação no campo da saúde, desde que estudos epidemiológicos têm evidenciado o aparecimento de doenças crônicas relacionadas à alimentação. A alimentação do tipo fast food satisfazem os indivíduos devido ao seu cardápio diversificado e pela sua praticidade. A população brasileira vem adotando os alimentos industrializados cada vez em sua alimentação em razão da propaganda e ofertas, pela praticidade dos mesmos, por serem alimentos apetitosos e por produzir maior saciedade, pela ampla variedade e pela fácil aquisição. A alimentação atual dos brasileiros pode ser considerada como um problema de saúde pública. Os progressos da indústria alimentícia desencadearam uma grande oferta de alimentos de alto valor energético, maior disponibilidade de compra e como resultado consumo aumentado de alimentos industrializados ricos em açúcar, sódio e gorduras. É de suma importância a conscientização da população através de intervenções que promovam práticas alimentares saudáveis a fim de incentivar o consumo de alimentos protetores e consequentemente uma melhor qualidade de vida. Este trabalho tem como objetivo avaliar o impacto nas práticas alimentares dos brasileiros, seus fatores e consequências que contribuem para o atual estágio da sociedade moderna.

Descritores: Comportamento alimentar, consumo alimentar, hábitos alimentares

Abstract

Changes in feeding adult brazilians come from the increase in consumption of processed foods, foods high in fat and sugar and decreasing foods like fruits, vegetables and legumes. The current eating habits have been influenced by evelopments in the food industry and agriculture and has become the target of concern in the health field, since epidemiological studies have shown the onset of chronic diseases related to nutrition. The power of the fast food meet individuals due to its diverse menu and its convenience. The Brazilian population has been adopting increasingly industrialized in their diet because of the advertising and offers, the practicality of them, to be appetizing food and produce greater satiety, the wide variety and the easy purchase food. The current supply of Brazilian can be considered as a public health problem. The progress of food industry triggered a large supply of foods high in energy, greater availability of purchase and as a result increased consumption of processed foods rich in sugar, sodium and fats. It is of paramount importance to public awareness through interventions that promote healthy eating practices to encourage the consumption of protective foods and consequently a better quality of life. This work have evaluate the impact on eating habits of the Brazilians, their consequences and factors that contribute to the current state of modern society.   

Descriptors:  feeding behavior, food consumption, eating habits

Introdução

O consumo alimentar tem duas principais atribuições: preservar a quantidade de nutrientes essenciais à sobrevivência e a satisfação que o ato de comer ocasiona através da liberação de hormônios do prazer como serotonina e dopamina(1). A escolha alimentar pode ser mensurada por diversos fatores que podem ser diferentes entre os indivíduos e internamente entre ele mesmo, pois o seu estado emocional irá influenciar essa escolha(2).

As mudanças na alimentação de brasileiros adultos vêm decorrentes do aumento do consumo de alimentos industrializados, alimentos ricos em gordura e açúcar e a diminuição do consumo de frutas, verduras e leguminosas(3). O comportamento alimentar não se delimita apenas a quantificação nutricional, mas aos fatores culturais, sociais, econômicos, ambientais, psicológicos(4).

Os hábitos alimentares atuais têm sido influenciados pelos progressos na indústria de alimentos e na agricultura e tem se tornado alvo de preocupação no campo da saúde, desde que estudos epidemiológicos têm evidenciado o aparecimento de doenças crônicas relacionadas à alimentação. As mudanças nas práticas alimentares deve-se levar em consideração a urbanidade, a globalização da economia e a industrialização(5).

Este trabalho tem como objetivo avaliar o impacto nas práticas alimentares dos brasileiros, seus fatores e consequências que contribuem para o atual estágio da sociedade moderna.

Revisão da Literatura

Trata-se de um estudo de revisão narrativa de literatura. A revisão narrativa é adequada para descrever e debater certo assunto sob o ponto de vista teórico, na interpretação e análise crítica do autor através de publicação em livros, artigos de revistas impressas ou eletrônicas(6). A busca bibliográfica foi desenvolvida na biblioteca eletrônica Scielo, a procura foi realizada em fevereiro de 2014, entre o período de 2002 a 2014.

Mudanças nos hábitos alimentares

Em 2005, o Ministério da Saúde se preocupando com as mudanças nos hábitos alimentares da população brasileira publicou o Guia Alimentar para população brasileira. De acordo com o Guia, o aumento no consumo de alimentos processados e enriquecidos de gordura, de sódio e açúcar explicam as tendências aumentadas de sobrepeso e obesidade na população brasileira associada às doenças crônicas não transmissíveis(7).

Recentemente o Ministério da Saúde publicou o novo Guia Alimentar para população brasileira que substitui o de 2005. O principal foco é na prevenção de doenças associadas à alimentação e a promoção da saúde(8)

A mudança na alimentação vem acompanhando o processo de industrialização dos alimentos. Com isso, a população passou a ficar mais exposta a diversos tipos de doenças e a consumir mais alimentos industrializados. Em 2010 foi realizada uma pesquisa pelo Ministério da Saúde que entrevistou 54.367 pessoas constatando que o padrão alimentar no país mudou para pior(9).

Processo de industrialização

Desde o século XX houve grandes mutações no comportamento alimentar através do surgimento de novos produtos, atualização de técnicas agrícolas e industriais, técnicas de conservação de alimentos e progressos da genética aplicada ao cultivo de plantas e criação de animais(10).

O processo de industrialização da alimentação resultou em múltiplos progressos positivos e negativos. Positivos porque tornou a alimentação mais sortida, diversificada e permitiu maior acesso aos alimentos independente de sua sazonalidade natural. Em contrapartida trouxe desigualdade social do acesso a determinados tipos de alimentos e a vasta opção de alimentos nos hipermercados que abrangem mais de 20 mil itens alimentares distintos que podem estar aliadas a algumas doenças obesidade, doenças cardiovasculares, câncer, entre outros(11).

A ingestão de alimentos ricos em açúcares e gorduras e insuficientes em fibras influenciam de forma negativa os padrões alimentares e com isso modificações no perfil epidemiológico e aumento no número total de casos de doenças como diabetes tipo II, dislipidemias e doenças cardiovasculares(12).

Fatores envolvidos nas escolhas alimentares

A atitude de alimentar-se é realizada através de normas determinadas pela sociedade como na maneira do preparo dos alimentos, pela montagem dos pratos, as posições e os modos das pessoas à mesa, os horários estipulados. Com isso a preferência alimentar é um processo dinâmico produzida por múltiplos fatores determinantes(13).

Os fatores sócio-culturais influenciam de tal forma em que o indivíduo modifica seu comportamento alimentar com o desejo de pertencer e de ser benquisto pelo grupo e inclui também o convívio do indivíduo com a família, amigos, relações do trabalho(14).

O fator econômico está relacionado com a possibilidade de compra do sujeito e a oferta de alimentos que estão aliados aos aspectos demográficos. Diante disso as mutações de preço e renda interferem nas decisões de compra destacando a relação custo e benefício associado com o tempo e a comodidade(16).  

A mídia é outro fator que está associado às escolhas alimentares. O hábito de assistir televisão está vinculado a compra, pedido, aquisição de alimentos anunciados. Porém a maioria dos alimentos propagados possui altos índices sódio, gorduras e açúcares(17).

A inserção da mulher no mercado de trabalho é um fator que também tem contribuído para a mudança nos hábitos alimentares. A mulher está cada vez mais sobrecarregada buscando conciliar a alimentação da família e a ocupação profissional, o que tem ocasionado em escolhas alimentares mais práticas e menos nutritivas(18).

Discussão

Os progressos na indústria de alimentos têm sido mencionados como uma das principais causas do aumento energético da dieta dos países ocidentais. Isso devido ao consumo aumentado de carnes, açúcar, refrigerantes e pela queda na ingestão de hortaliças, frutas e leguminosas(19).

 A alimentação do tipo fast food satisfazem os indivíduos devido ao seu cardápio diversificado e pela sua praticidade. A população brasileira vem adotando os alimentos industrializados cada vez em sua alimentação em razão da propaganda e ofertas, pela praticidade dos mesmos, por serem alimentos apetitosos e por produzir maior saciedade, pela ampla variedade e pela fácil aquisição(20).

A indústria de alimentos passou por processos de mudanças devido a demanda, levando em consideração o cliente e suas particularidades como idade, sexo, estilo de vida, etc. Contudo a indústria também teve que acompanhar as transformações sociais o que levou a criação de produtos que atendessem ao estilo de vida da população urbana.

 A indústria de alimentos traz para o consumidor contemporâneo um status de modernidade e comodidade de uso, já que o ritmo de vida passou a ficar mais acelerado. Com isso, a indústria passou a utilizar técnicas para facilitar o tempo destinado a realização de tarefas do dia a dia, em contrapartida, o mercado passou a ser mais competitivo e a ser prioridade na maioria dos indivíduos, reduzindo o período de relacionamento familiar principalmente dedicado à alimentação(21).

Enquanto são realizadas políticas públicas em favor da alimentação saudável há uma construção na esfera da mídia e de suas ferramentas estratégicas que atravessa o processo de alimentação e saúde(22). As ações publicitárias podem induzir práticas alimentares que podem adoecer a população através de informações parciais, sem embasamento científico(23).

Através da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA), o Estado passou a ter o dever de preservar a saúde dos indivíduos e evitar a exposição a propagandas que possam influenciar de forma negativa os comportamentos saudáveis(24). Em contrapartida há os que opõem a essa regulamentação, eles consideram que esse aspecto poderia ser resolvido de forma mais eficiente educando os consumidores e que restringir os alimentos industrializados seria uma manifestação contra o desenvolvimento tecnológico(25).

Conclusão

A alimentação atual dos brasileiros pode ser considerada como um problema de saúde pública. Os progressos da indústria alimentícia desencadearam uma grande oferta de alimentos de alto valor energético, maior disponibilidade de compra e como resultado consumo aumentado de alimentos industrializados ricos em açúcar, sódio e gorduras. Com isso, as pessoas ficaram mais suscetíveis a diversos tipos de doenças como hipertensão arterial, diabetes mellitus tipo 2 e obesidade.

É de suma importância a conscientização da população através de intervenções que promovam práticas alimentares saudáveis a fim de incentivar o consumo de alimentos protetores e consequentemente uma melhor qualidade de vida.

Referências

1.        Lent R. Cem Bilhões de Neurônios: Conceitos fundamentais de Neurociência. São Paulo: Atheneu; 2004.

2.        Souza AS, Maciel JP de V, Freitas KKR, Carmo NT, Santana PL, Costa SB, et al. O COMPORTAMENTO ALIMENTAR E OS DISTÚRBIOS PSICOLÓGICOS [Internet]. 2012. p. 1–11. Available from: www.psicologia.pt

3.        Fisberg regina mara, Marchioni dirce maria lobo, Colucci ana carolina almada. Avaliação do consumo alimentar e da ingestão de nutrientes na prática clínica. Arq Bras Endocrinol Metabólica. 2009;5:617–24.

4.        Toral N, Slater B. Abordagem do modelo transteórico no comportamento alimentar. Cien Saude Colet. 2007;12:1641–50.

5.        Garcia RWD. Reflexos da globalização na cultura alimentar: considerações sobre as mudanças na alimentação urbana Effects of globalization on food culture: considerations. Rev Nutr. 2003;16(4):483–92.

6.        Rother ET. Revisão sistemática x Revisão Narrativa. Acta Paul Enferm. 2007;20(2).

7.        Brasil. Guia alimentar para a população brasileira, 2005.

8.        Brasil. Guia alimentar para a população brasileira. 2014. p. 46p.

9.        Brasil. o que é o câncer. Rio de Janeiro: Inca; 2010.

10.     Abreu ES, TORRES EAFDS. Restaurante “ por quilo ”: vale o quanto pesa? Uma avaliação do padrão alimentar em restaurantes de São Paulo , SP “ By the weight ” restaurants: an assessment of dietary patterns in restaurants from São Paulo , SP ABSTRACT. Soc Bras Aliment e Nutr. 2003;25:7–22. p. 7-22.

11.     Arnaiz MG. Antropologia e nutrição: um diálago possível. Antropologia e nutrição: um diálago possível. 2005. p. 306.

12.      Proença RP da C, HISSANAGA VM. O controle de gordura trans no processo produtivo de refeições. Rev do Cons Reg Nutr 2a região (CRN 2). 2008;2(16):13. p. 13.

13.     Jomori manuela mika, Proença rossana pacheco da costa, Calvo MCM. determinantes de escolha alimentar. Rev n. 2008;21(1):63–73.

14.     Poulain J-P. Sociologias da Alimentação. UFSC; 2004.

15.     Gendrich K. Determinants of nutritional behavior: a multitude of levers for successful intervention? Appetite. 2003;41(3):231–8.

16.     Almeida sebastião de S, Nascimento PCB, Quaioti TCB. Quantidade e qualidade de produtos alimentícios anunciados na televisão brasileira Amount and quality of food advertisement on Brazilian television. 2002;36(3):352–5.

17.     Moreira S, Pereira EL. Hábitos Alimentares Da Família Com a Inserção da Mulher No Mercado de Trabalho. Saúde Debate. 2012;36(95):1–18.

18.     Mendonça cristina pinheiro, Anjos luiz antonio. Aspectos das práticas alimentares e da atividade física como determinantes do crescimento do sobrepeso / obesidade no Brasil Dietary and physical activity factors as determinants of the increase in overweight / obesity in Brazil. Cad da Saúde Pública. 2004;20(3):698–709.

19.     Brognoli ML. Consumo de alimentos congelados por indivíduos frequentadores de supermercados. criciúma; 2010.

20.     Fonseca alexandre brasil, Souza thaís SN de, Frozi DS, Pereira RA. Modernidade alimentar e consumo de alimentos: contribuições sócio-antropológicas para a pesquisa em nutrição Dietary modernity and food consumption: socio-anthropological contributions to research in nutrition. Cien Saude Colet. 2011;16(9):3853–62.

21.     Villagelim ASB, Prado SD, Freitas RF, Carvalho MC da VS, Cruz CO da, Klotz J, et al. A vida não pode ser feita só de sonhos: reflexões sobre publicidade e alimentação saudável Life cannot consist of dreams alone: reflections on advertising and a healthy diet. Cien Saude Colet. 2012;17(3):681–6.

22.     Instituto brasileiro de defesa do consumidor I. Além da conta. Rev do Idec. 2009;16–21.

23.     Henriques P, Dias PC, Burlandy L. A regulamentação da propaganda de alimentos no Brasil: convergências e conflitos de interesses Regulation of food advertising in Brazil: convergence and conflicts of interest La regulación de la publicidad de alimentos en Brasil: convergencias y confli. Cad da Saúde Pública. 2014;30(6):1219–28.

24.     Monteiro CA, Castro IRR de. Por que é necessário regulamentar a publicidade de alimentos. Artig e ensaios. 2009;56–9.