Como alimentar o mundo em 2050?

 Nos dias 12 e 13 de outubro a FAO reuniu em Roma em torno de 300 universitários, pesquisadores e responsáveis de ONGs no Forum de Especialistas chamado de Como Alimentar o Mundo em 2050?

Algumas questões debatidas neste encontro:

 Do que nossa alimentação será composta em 2050?

 Segundo Hafez Ghanem, o vice - diretor do departamento econômico e social da FAO, a evolução dos nossos hábitos alimentares causará um impacto sobre as futuras necessidades de matérias primas agrícolas.

Os cereais trigo, arroz e milho continuarão como principais constituintes da nossa alimentação, já o consumo de alimentos de origem animal, principalmente a carne irá crescer .

Entre 1970 e hoje, o consumo de carne passou de 25 kg por hab/ano à 38kg, principalmente nos países desenvolvidos e também em países em desenvolvimento como a China e alguns países da América Latina.

Este crescimento aumenta a necessidade em matérias primas agrícolas já que precisa-se de 4 calorias de origem vegetal para produzir uma caloria de origem animal no caso da alimentação suína e para alimentação bovina esta relação aumenta para 11 calorias vegetais.

 Quais soluções : aumento dos rendimentos ou uma elevação das superfícies cultivadas?

 Segundo o relatório da FAO publicado em setembro deste ano, estima-se que será necessário um aumento de 70% da produção agrícola do planeta para responder às demandas alimentares da população em  2050. Isto sem contar com a demanda para os biocombustíveis.

Mas o grande problema apontado pela FAO está ligado ao fato de que estas superfíceis cultivavéis situam-se principalmente em regiões da América Latina e na África-subsaariana os quais possuem importantes funções ecológicas.

A Agência das Nações Unidas prefere apostar em uma intensificação dos meios de produção, permitindo de cobrir 90% das novas necessidades em termos alimentares. Mas sabe dos impactos que isto pode causar no meio ambiente.

 Nosso planeta será ou não capaz de alimentar todos habitantes em 2050? O que nós podemos fazer para ajudar? 

Um estudo prospectivo realizado juntamente pelo Instituto Nacional de Pesquisa Agronômica (INRA – França) e o Centro de Cooperação Internacional de Pesquisa Agronômica para o Desenvolvimento (Cirad), apresentado neste dia 7 de outubro, estima que a Terra poderá sim alimentar todos seus habitantes em 2050 com a condição de que todos trabalhem juntos na luta da redução dos desperdícios e mudança dos modos de consumação.

Fonte:
Journal Le Monde (acesso 16/10/09)

Institut national de la recherche agronomique (acesso 20/10/09)

FAO – Forum Como alimentar o mundo em 2050 (acesso 19/10/2009)