Com a chegada do outono, observamos as mudanças bruscas de temperatura e o tempo mais frio e seco.

A nossa saúde acaba se ressentindo com tudo isso, e começam a aparecer sintomas como espirros, tosses, resfriados e gripes. Para quem é alérgico, as famosas rinites, ataques de asma e bronquite costumam ser frequentes também nessa época.

Para fazer frente a tudo isso, podemos tomar alguns cuidados de forma a manter a boa saúde durante essa estação do ano e preparar também nosso organismo para o frio do inverno.

A seguir damos algumas dicas úteis, que podem ajudar:

  • Apesar de não ter ficado comprovado que a vitamina C combata a gripe, ela pode aumentar a nossa resistência às infecções e ajudar o nosso organismo a combate-las. Dessa forma, podemos incluir a vitamina C em nosso cardápio através da ingestão de frutas como a acerola, limão, laranja, caju e kiwi. A vitamina C também é encontrada em vegetais de folha verde-escura, como o espinafre e os agriões, que podem ser consumidos em forma de sopas, por exemplo.
  • Para aumentar a imunidade de nosso organismo,  podemos dar preferência por alimentos como os cereais integrais, sementes de girassol, nozes, amêndoas, além de frutas como a banana e abacate.
  • Ainda com relação à prevenção de gripes e resfriados, devemos procurar ingerir cenoura, abóbora, batata doce e brócolis. Mais uma vez, as sopas são uma boa pedida em dias mais frios, mas também podemos consumir os legumes em pratos como os cozidos e os refogados. As opções são muitas e podemos encontrar receitas fáceis e práticas em vários sites culinários na internet.
  • O clima seco também pode provocar ressecamento na boca, nariz e garganta. Para prevenir, devemos ingerir bastante líquido: água, chás de ervas diversas, como a camomila, erva cidreira e chá verde, são sempre bem vindos.
  • Devemos aumentar a ingestão de sais minerais e vitaminas e isso é conseguido através de uma dieta equilibrada e saudável. A alimentação variada é uma grande aliada para a manutenção da saúde de nosso corpo, em qualquer época do ano. Para isso, devemos procurar nos alimentar de 3 em 3 horas e dar preferência por alimentos frescos, integrais, além de frutas e sucos naturais, de preferência sem adição de açúcar.
  • É normal também sentirmos mais fome em épocas com temperaturas mais baixas, pois o organismo precisa de mais energia para manter-se aquecido e combater as infecções que possam surgir nesse período. É aí que devemos ter cuidado, pois a preferência acaba sendo por consumir refeições mais calóricas, podendo aumentar os quilos na balança. Para que isso não aconteça, podemos manter o corpo aquecido com refeições mais leves, como sopas, caldos e chás. Evitar molhos e frituras também ajudam bastante.
  • Nunca é demais mencionar que a ingestão de álcool pode colocar abaixo qualquer esforço em manter o corpo magro, além de não ajudar em nada a manutenção da saúde. Portanto, procure ingerir bebidas alcoólicas com moderação. 

Com essas dicas, poderemos deixar o corpo forte e saudável para fazer frente às temperaturas mais frias, além de conseguir manter a boa forma para quando o verão chegar!