Não dá pra negar que o desemprego faz parte da realidade de muitas famílias brasileiras. Apesar dos índices de emprego crescerem a cada ano no país, muitas pessoas acabam enfrentando essa situação desconfortável durante sua vida profissional. Seja por falta de qualificação adequada ou até mesmo falência das empresas, o fato é que a taxa de desemprego no país passou de 9,8 em dezembro para 10% em janeiro de 2013.

Estou desempregado, e agora?

Diante desse cenário nacional, cabe a seguinte pergunta: o que fazer quando está desempregado? O primeiro passo é não entrar em desespero. Muitas pessoas acabam entrando no mercado informal ou ainda escolhendo oportunidades arriscadas por causa da situação. Aproveite o tempo que estiver desempregado para fazer uma análise de sua vida profissional e último local de trabalho. Levante os pontos positivos e negativos da empresa e do cargo que você ocupou. Enumere as dificuldades encontradas por você no cargo ocupado e tente melhorá-las. Quanto a parte financeira, não entre em pânico! Para demissões sem justa causa, o governo federal oferece o benefício do Seguro Desemprego que pode dar uma tranquilizada na situação financeira enquanto procura um novo emprego.

Outra coisa que você pode fazer é trabalhar em seu currículo. Tente melhorar os textos, descreva a sua última experiência com detalhes e atualize seus dados. Lembre-se que seu currículo é sua carta de apresentação nas empresas que irá concorrer às vaga e um dos pontos principais na hora de buscar um novo emprego. Procure novas oportunidades e esteja disposto a encarar novos desafios. Não se apegue tanto a questão salarial, lembre-se que as vezes é preciso dar um passo pra trás, para depois dar dois pra frente.