Atualmente a bicicleta se tornou um transporte que está muito presente na vida do homem e isso só vem aumentando cada vez mais e ganhando um espaço maior no mundo, portanto, saiba com o desenvolver deste artigo algumas curiosidades sobre bicicletas.

Com isso, podemos dizer que a bicicleta é muito usada em esportes radicais, nas práticas de atividades físicas e também em passeios de lazer para adultos e crianças. Mas mesmo sendo algo tão popular e conhecido das pessoas, existem diversas informações que a maioria das pessoas não sabe á respeito das bikes.

As conhecidas "magrelas" tem muitas histórias e muitos fatos curiosos relacionados á elas desde sua criação, até sua evolução, desenvolvimento, aperfeiçoamento, até chegar aos dias atuais.

Você já parou para pensar que essas belezinhas possuem muitas histórias e acima de tudo, curiosidades? Se a sua resposta for não, fique tranquilo, pois é exatamente sobre isso que iremos falar.

Se você é uma das pessoas que amam se aventurar sobre duas rodas e ficou interessado no assunto, certamente saber algumas curiosidades sobre bicicletas é algo fundamental para um bom ciclista, seja você profissional ou simplesmente amador, aliás, conhecimento nunca é demais, não é mesmo?

Curiosidades sobre bicicletas e o universo do ciclismo

A partir de agora, vamos começar a citar as curiosidades sobre bicicletas e provavelmente você se encantará com as coisas que ainda não sabe e nem imaginava sobre as tão famosas “magrelinhas”.

Sem dúvida alguma você irá conferir algumas curiosidades as quais já mais ouviu falar ou acreditou ser possível neste ramo ciclístico, mas, acredite, ainda tem muita coisa que você não sabe e está prestes a descobrir.

Pode até não parecer, mas, muitas pessoas se interessam por esse tipo de assunto, principalmente aquelas que praticam o esporte e almejam aprenderem cada vez mais sobre o mesmo, sendo assim, se você faz parte deste grupo, com certeza irá gostar das curiosidades que separamos para você sobre bikes logo abaixo.

            Optamos por classificar as curiosidades em itens, portanto, serão vistos abaixo 29 itens que te proporcionaram maior conhecimento e curiosidades sobre bicicletas, confira agora mesmo:

1- A mais antiga das bicicletas foi originada na França e ficou conhecida como “cavalinho – de – pau”, este meio de transporte surgiu na cidade de Paris em 1818 e não possuía pedais, portanto, quem a utilizava vivia ofegante pelas estradas. Com certeza você não sabia disso, não é mesmo?

2- Em 1840 o ferreiro escocês Kirkpatrick Macmillan construiu a primeira bicicleta moderna com pedivelas, ou seja, pedais, porém também tinha aros feitos de ferro. Este objeto deu a bicicleta mais rapidez e estabilidade, afinal de contas, antes disso, as pessoas literalmente corriam em cima das bicicletas.

3- Em 1868 foi realizada uma corrida de bicicletas. As bikes pesavam 80 kg e tinha quadro de ferros e pneus de madeira. Pelo seu modelo era chamada de velocípede.

4- No ano de 1874 H. J. Lawson projetou uma bicicleta com corrente ligado às rodas. O seu 3º modelo foi criado em 1879, porém já era mais estável e segura que todos os modelos que já existiam antes. Interessante, não é mesmo?

5- Na década de 1880, o inventor inglês John Kemp Starley projetou uma bicicleta praticamente iguais as atuais. Elas possuíam guidão, rodas de borracha, quadro, pedais e correntes.

6- Você sabia que na Holanda de 7 entre 8 homens que possuem mais de 15 anos possui uma bicicleta? Bem que aqui no Brasil também poderia ser assim, não é?

7- Os irmãos Wright, pioneiros da aviação, tinham uma loja de manutenção de bicicletas e foi a partir dela que desenvolveram suas máquinas voadoras.

8- As primeiras bicicletas que chegaram no Brasil foi em 1898 e foram exportadas da Europa.

9- A primeira fábrica de bicicletas do mundo foi criada em 1875 e chamava-se Companhia Michaux, esta, porém, foi a primeira fábrica a produzir bicicletas em série.

10- No século XIX somente as pessoas de classe social elevada conseguiam ter uma bicicleta, pelo fato do alto custo de uma bicicleta para a época.

11- O crescimento da bicicleta declinou com a popularização dos automóveis, já que pilotar uma bicicleta no meio dos carros ficou muito perigoso e os locais se distanciavam cada vez mais.

12- O americano John Howard foi o ciclista que quebrou o maior recorde de velocidade sobre a bicicleta, atingindo 245,08km/h.

13- Antes das bicicletas atuais, e antes da invenção do sistema de transmissão com corrente, o pedivela ficava na roda da frente. Para elevar ao máximo a velocidade, resolveram então aumentar as rodas dianteiras para 163 cm de diâmetro.

 14- A bicicleta mais longa tinha um pouco mais de 20 metros de comprimento e 35 pessoas pedalavam nela.

15- Você sabia que pedalar durante 25 minutos ou então por um percurso de 4,2 quilômetros todo dia, diminui em 50% o risco de ter doenças cardiovasculares?

16- Em 1862, em Paris, foram criados caminhos especiais nos parques para os velocípedes, como eram chamadas as bicicletas daquela época; para não se misturarem as charretes e carroças, foi assim que surgiram as primeiras ciclovias.

17- O homem mais rápido sobre uma bicicleta foi o americano John Howard, que a pilotou a quase 250 km/h. Para conseguir essa proeza, um carro ia a frente dele e possuía um sistema para tirar a resistência do ar, o que facilitou este acontecimento.

18- Existem mais de 1 bilhão de bicicletas no mundo. Anualmente, uma média entre 50 a 100 milhões de novas bikes são fabricadas.

19- Você pode estacionar 15 bicicletas no mesmo espaço utilizado por um carro?

20- Você sabia que 25% das pedaladas diárias no mundo percorrem cerca de até 2km longe de casa, 50% são abaixo de 5km de distância total e mais de 90% de todas as pedaladas são abaixo de 15km.

21- Você sabia que pedalar por 3 horas ou 30 quilômetros por semana diminui o risco de paradas cardíacas?

22- Em média, os americanos usam suas bicicletas para 1 em cada 100 viagens que fazem, os holandeses usam para 30 a cada 100 viagens. Se os americanos aumentassem o uso da bike para 2% economizariam 3.500.000.000 (3,5 bilhões) de litros de gasolina por ano.

23- Se compararmos à um carro, usar a bicicleta em 16 km das viagens diárias seria capaz de economizar até 10 euros por dia, 5 quilos de dióxido de carbono e ainda queima 360 calorias a mais no corpo do ser humano.

24- Manter uma bicicleta em um ano, o seu custo equivale a 20 vezes menos do que manter um carro, então vamos apostar nossa ficha em bicicletas, pessoal!

25- A bicicleta é o veículo mais eficiente já criado. Um humano sobre uma bicicleta é mais eficiente do que trens, caminhões, aviões, barcos, carros, motos e jetpacks.

26- Estudos apontam que existem em média 1 bilhão de bicicletas espalhadas ao redor mundo todo, sendo que deste total, 500 milhões aproximadamente estão na China.

27- Uma pesquisa apontou que triplicar a quantidade de ciclistas nas ruas diminuiria o numero de ciclistas atropelados ao meio, pelo fato de não ter muitos veículos no transito, então vamos continuar a colocar mais bikes na estrada, assim todos nós teremos mais segurança!

28- Se muitas pessoas utilizassem as bicicletas para fazerem suas viagens ao invés dos carros, cerca de 238 milhões de litros de gasolina seriam economizados anualmente no mundo.

29- O Atual Código de Trânsito Brasileiro reconhece a bicicleta como veículo, por isso estabeleceu normas de comportamento ao ciclista. Instituindo direitos e deveres ao mesmo.

Viu só como existem muitas coisas importantes no mundo das bicicletas? Notou como as “magrelas” tomaram um lugar no mundo? Como parece, as bicicletas realmente tornaram-se parte da vida das pessoas e por incrível que pareça elas são um dos melhores veículos criados para o transporte e locomoção, além de todas as outras funções que ela oferece, que abrange a área de esportes e atividades físicas favorecendo o ser humano.

Entretanto, entre todas essas curiosidades sobre bicicletas que citamos acima existem muitas outras que se pararmos para pensar nos deixam intrigados e nos faz refletir sobre a real importância de uma bicicleta na vida do ser humano e ainda, podemos ressaltar que todas essas curiosidades foram comprovadas e são realmente verdadeiras.

Agora que você já se interagiu no assunto curiosidades sobre bicicletas, fica a seu critério aproveitar essas dicas e dar uma boa pedalada ou então, se você sabe de mais alguma curiosidade deixe o seu comentário abaixo do texto para podermos compartilharmos com outras pessoas.

E não se esqueça, todo o tipo de atividade física favorece o ser humano, onde o ciclismo acaba sendo a opção mais procurada por todos, então aproveite que você já esta entendido do assunto e comece a praticar agora mesmo a sua.

As curiosidades sobre bicicletas surgiram no mundo para poder satisfazer os clientes que são apaixonados por este assunto e informar cada vez mais as pessoas que se interessam por ciclismo, portanto aproveite essas informações e tenha uma vida saudável economizando muito mais do que se esperava.

Se você gostou deste artigo, acompanhe nossas dicas no www.bikeloko.com.br/dicas.