Recentemente me sobreveio uma enorme preocupação no tocante a existência de deus e do diabo, sobre os sofrimentos do homem e sua falta de controle sobre a vida e a morte. O conceito de deus e do diabo1, tratando estes como um conceito, professado por diversas religiões se estingue permanentemente na observação simples e detalhada do fenômeno chamado morte.

É sabido que o homem é um animal, dito racional2, sujeito as leis desse universo, assim como todos os animais estão sujeitos. Porém o que nos separa dos demais animais é a capacidade de raciocinar. E essa capacidade é que nos permite questionar e até rebelar-se3 diante de qualquer situação imposta, mas até as biológicas?4 isso se chama arbítrio.

A morte é uma lei natural e ela é comum a todo ser temporal, ou seja, a morte é uma realidade para todos os seres5 não importando se tais seres sejam rotulados de alguma forma de bons ou maus. A morte não obedece rótulos sociais. Se fizermos uma observação simples e uma pesquisa detalhada sobre as formas como a imparcialidade da morte6 acontece veremos que nelas não existe qualquer favor ou ação divina por parte de um deus ou de um diabo, é como se as mortes seguissem a seguinte hipótese:

A MORTE OU É FRUTO DA SOMA DE NOSSAS IRRESPONSABILIDADES OU DAS IRRESPONSABILIDADES ALHEIAS.

Então ou somos vítimas de nossas próprias ações ou da ação dos outros. Partindo dessa interpretação podemos fazer questionamentos tais como: o que é a vontade de deus? Ela existe? Se Ela existir e com a veracidade da hipótese citada acima somos marionetes nas mãos de um deus? Será que deus controla minhas ações ou a dos outros para que exista o fenômeno morte? Ou usa um demônio para que sua vontade seja feita?  Ao que nos parece ou deus não existe e somos vítimas de nossas próprias ações irresponsáveis ou ele existe e é um completo tirano que não mede esforços para que sua vontade seja efetuada, mesmo que para isso tenha que fazer valer a morte. Assim podemos afirmar: deus não existe, não existem preferidos! A morte é uma aleatoriedade. Não existe propósito, o que nos resta é viver ou morrer.

Morrer ou viver é apenas uma CAUSALIDADE. A morte é uma reação a ação irresponsável de si mesmo ou do próximo. Não existe um deus nos defendendo da morte ou um demônio nos matando, é tudo uma questão natural.

Porque vivemos? Porque devemos viver? Porque foi para isso que fomos projetados. Também fomos projetados para a morte, é natural, é normal e universal! Alguns podem pensar que a vida vista dessa forma deixa de ter um sentido, mas não! Agora sim existe sentido: VIVER, A todo custo sem medos ou dogmas. A religião é apenas um efeito de continuidade7 dessa vontade de viver. E a morte é algo probabilístico dessa irresponsabilidade pessoal ou alheia, ou seja, a qualquer momento se pode nascer ou morrer, o que nos resta é aproveitar o que nos foi dado.

A vida é única, e, consciência depois desse período da vida8 não existe. Viver com responsabilidade para conosco e tentar nos livrar da irresponsabilidade alheia serve para nos garantir pelo menos uma vida mais longa.

Notas explicativas

  1.      Trato aqui deus e o diabo como conceitos e não como entidades pessoais. Daí o verbete deus e diabo virem com letras iniciais minúsculas.
  2.       Isso é uma crítica a certas atitudes irracionais de pessoas tidas racionais.
  3.       Essa rebelião se refere a não aceitação a certas situações impostas pela vivência.
  4.       Será que seria possível rebelar-se contra situações biológicas? Essa nota tem como objetivo somente incitar a imaginação.
  5.      É sabido que não são todos os seres. Existem seres como certos anfíbios e algas marinhas que tem a capacidade de reverter seu metabolismo para a idade jovem quando velhos.
  6.       Todos estão sujeitos a morte. Ela é imparcial, não escolhe através de raça, situação social ou situação intelectual.
  7.      O objetivo da vida é gerar mais vida. É viver a todo custo! Porém isso só é possível a nível gênico. O único imortal nessa história toda é o genes que é replicado através dos seres. A religião nada mais é que uma manifestação social dessa característica biológica do genes de querer viver. A vida após a morte pregada pela religião não existe realmente. O que existe é a vida gênica.
  8.    Quando falo em período da vida me refiro a este estado de consciência em que vivemos. Pois para mim existem três estados: nascimento (período inconsciente), vivência (período consciente) e morte (período inconsciente).

             Bibliografia

O gene egoísta, Richard Dawkins.  

Estudo de casos em balística, Domingos Tochetto.

Eclesiastes, Bíblia Sagrada.

 

Diomaique Lopes