ALERTA DO MEIO AMBIENTE

 

Welinton dos Santos é economista e psicopedagogo

 

          São inúmeros os avisos de alerta do meio ambiente, mas nada ficou tão claro para o povo brasileiro como o final de 2008 e início de 2009, do qual, muitas cidades entraram em estado de calamidade pública, em razão de efeitos do clima.

           O que está ocorrendo no Brasil, já ocorre no mundo todo, excesso de frio em alguns locais, desertificação de áreas, altas temperaturas, mudanças de estações e volatilidade de temperaturas dentro de um curto espaço de tempo, dentre outros.

           Como o Sr. James Eprhraim Lovelock, o Ghandi da Ciência, título atribuído pela revista New Scientist, cientista respeitado mundialmente, que comenta na sua Teoria de Gaia que o Planeta Terra é um super-organismo vivo que reage às ações realizadas pelos seres vivos, nossa biosfera é um sistema vivo, capaz de gerar, manter e regular suas próprias condições ambientais, como diz sua teoria.

            Os refugiados ambientais foram percebidos em Minas Gerais, Santa Catarina, Rio de Janeiro e São Paulo, ou seja, o Planeta está passando por um processo de readequação, o Homem prejudicou em muito o sistema natural da vida. As calotas de gelo do Ártico estão 33% menores do que em 1979, isto representará em alguns anos aumentos na temperatura em escala crescente, muito mais rápido do que estão sendo anunciada pelos governos a população do mundo.

            A devastação provocada por efeitos climáticos começam a nos assustar, com chuvas muitos fortes no Brasil, dos quais, os sistemas urbanos não conseguem dar vazão no tempo de sua projeção.

            Ciclones e pequenos terremotos começam a ser percebidos no Brasil, a elevação da temperatura tornará no futuro inviável o plantio em diversas áreas do mundo e vários locais no Planeta a água desaparecerá.

            A sociedade como conhecemos hoje mudará em função das condições climáticas do futuro, bem como movimento de ajustes de clima voltarão para as cidades, o que pode provocar escassez de alimentos no futuro.

            Precisamos preparar a Humanidade para o futuro, verificar quais os tipos de alimentos consegue manter sobre altas temperaturas, além de criar programas de sustentabilidade da vida.

            Investir em tecnologia de alimentos; no estudo de preservação da vida; em mecanismos alternativos de energia e uso; a utilização consciente dos bens adquiridos; ampla política de reaproveitamento de materiais e estudos da vida vegetal, como os do Projeto Genoma, deve ser incentivada em grande escala, para que possa haver a possibilidade de sobrevivência da população neste planeta. Atualmente com toneladas de CO2 que está sendo jogada no meio ambiente bem como a poluição das águas e do solo, a sobrevivência do Homem na Terra está em processo de extinção, este tipo de economia capitalista precisa de mudança rápida ou o Caos prevalecerá.

            Tecnologia verde, como sabão biodegradável, equipamentos eletrônicos verdes, energia sem fio, reciclagem, energia solar e eólica (dos ventos), reuso da água, tratamento de esgotos, filtros de contenção de CO2 das fábricas e da emissão dos veículos, precisam ser financiadas pelos governos.

            Outro fator preocupante é o volume de resíduos gerado por cada habitante do planeta (popularmente conhecido como lixo). Precisamos transformar isto em energia e recuperar todas as áreas degradadas, este tipo de trabalho é grande, demandará um volume enorme de esforços científicos, operacionais e financeiros, que podem gerar milhões de emprego no mundo.

              O ecossistema terrestre está desequilibrado, provocando as mudanças climáticas percebidas nos últimos dois anos, a transformação destes efeitos será ainda maior nos próximos, portanto, vamos nos empenhar em dar a nossa contribuição ao Planeta que é responsabilidade de cada um.

               O alerta do meio ambiente virá com questões mais profundas, desde estudos geológicos de várias cidades no Brasil e no mundo, que começam a sofrer a transformação do seu habitat até a forma como veremos o clima em nossa vida.