Carla Aparecida Lopes Silva

Resumo: o artigo presente tem como objetivo propor a discussão e reflexão sobre a compreensão do historicismo correlacionando com a questão do iluminismo, demonstrando as concepções distintas de ideário de razão para ambas correntes de pensamento.

Palavras chaves: historicismo, Alemanha, iluminismo.

Para propor a discussão do ideário do historicismo deve - se compreender primeiro a concepção da filosofia iluminista que tinha como pretensão o universalismo, a comprovação dos fatos, através de métodos, cálculos que levem ao mesmo resultado sempre que utilizado os mesmos utensílios nas mesmas condições, assim conhecido pela física newtoniana, leis gerais, no entanto o historicismo é oposto à concepção iluminista trazida pela revolução industrial e a modernidade á critica ressaltada ao arcaico e irracional tempo do medievo.
Ao analisar as visões tanto da filosofia iluminista como da filosofia romatiscista correlaciona o seguinte esquema:
Iluminismo Romantismo

Universalismo Historicismo


Racionalidade cientifica Pathus "meta ? física"



Portanto, ambas as correntes tem visões opostas do sentido humanidade, do processo de razão, no entanto para compreender o processo de ambas, pode se mensurar que com o desenvolvimento da revolução industrial, trouxe novos modos de se ver a sociedade e o setor economicista, criaram se uma concepção no período moderno de racionalização do mundo, onde se tinha como pretensão da revolução de ordem econômica e política o desenvolvimento das tecnologias, a qual passa a se avaliar principalmente na França. Inglaterra, o viés de uma razão instrumental, a visão de uma classe que ascendeu e deu origem ao conceito de se associar meios afins, juntamente com a visão iluminista de racionalização de superação do desenvolvimento da cientificidade, portanto o plano do ideário burguês na modernidade pode se dividir em duas dimensões características da corrente iluminista e da revolução industrial, sendo tais no plano intelectual a razão instrumental, no plano econômico o comercio universal unificado em uma Europa racionalizada, ou seja, o que prevalece é o material, porém vale ressaltar que houve todo um processo lentamente desenvolvido para criar essa concepção de mundo racionalizado na Europa, opondo se ao dogma da Igeja Apostólica Romana, abdicando da tracidade e construindo um mundo em que a verdade é o que se pode comprovar através de leis gerais, a Física Newtoniana.
Todavia, em meio a essa complexa racionalidade cientificista expressamente defendida na era moderna, ocorreu a defesa de uma corrente de pensamento denominada romantismo que veio a se desenvolver na Alemanha, pois ao tentar implantar a visão do ideário burguês na Alemanha houve um choque de valores conservadores com o liberalismo burguês, pois na Alemanha não ocorreu um processo lentamente desenvolvido como na França, Inglaterra, e sim a pretensão de uma ruptura brusca e rápida com valores morais e éticos de concepção de um mundo da sociedade Alemã.
Ao analisar a corrente de pensamento desenvolvida na Alemanha compreende que ela propõe uma visão de racionalidade mais ampla, a razão substantiva, ou seja, uma razão capaz de pensar valores de interpretar sentidos, pois a humanidade e intrínseca de sentidos de ações que vão além da concepção materialista de uma razão instrumental, portanto defende o modernismo a razão que não depende da visão nomologica, ou melhor, a razão que busca a detenção de leis no universo químico e físico, pois para a corrente do romantismo a visão universal dessa razão desconexa o ser humano de sua tradicidade de suas origens culturais, deixou de lado o "espírito", campo simbólico da humanidade, tornou a humanidade um ser robótico que sua única utilidade no universo é construir utensílios tecnológicos, então a corrente de pensamento romantismo é uma critica a sociedade racionalista cientificista.
Torna - se imprescindível, compreender que em meio a esse período do século XIX, e a partir da corrente Alemã de romantismo, possibilitou o surgimento da visão de História como realidade (matéria) e a História como investigação, portanto dentro destas duas visões de História incube diferentes conceitos; na História como realidade concede ? se o sentido antropológico tudo que homem criou, ou seja, a história da sociedade da cultura, e o sentido cosmológico concepção de historicidade do próprio universo, da natureza, no entanto na História como investigação divide se em dois vieses o sentido ontológico avalia a história como um dado da realidade, constitui o real e, portanto articula com a própria historicidade do universo, o sub - extrato da meta - física, e o sentido epistemológico propõe que para compreensão da realidade é possível em sua historicidade que sofre experiências do tempo, algo variável, não existe nesta visão do absoluto.
Faz - se necessário pontuar, que o historicismo é um ambiente cultural que veio a se desenvolver no século XIX, defendida por uma corrente romatiscista interligada a visão de uma razão substantiva ligada à modalidade que vai além das ciências naturais, ou seja, denominada a diante como ciências humanas.

Referencia Bibliográfica:

História Revista: revista do Departamento de História e do programa de Mestrado em História das sociedades Agrárias / Universidade Federal de Goiás ? Goiânia: Editora de Mestrado em Historia, v.7.n.1/2, jan./ dez.2002.