Aleitamento materno exclusivo e a importância do banco de leite humano

Breastfeeding exclusivo and the importance of bank of human milk

Aleitamento materno exclusivo e o banco de leite humano

Lays Fernandes de Carvalho Lisboa1, Xisto Sena Passos2, Julia C. Marques de Paiva3.

1Aluna do Curso de Nutrição da Universidade Paulista, Campus Goiânia Flamboyant, 2Professor Doutor em Medician Tropical, professor titular do Curso de Nutrição da Universidade Paulista, Campus Goiânia Flamboyant, 3Professora Mestre em Ciencias e Tecnologias de Elementos pela Universidade Federal de Goiás , professora adjunta do Curso de Nutrição da Universidade Paulista, Campus Goiânia Flamboyant.

Área temática: Saúde Pública

Declaração de conflitos de interesse: Declaramos que não existem conflitos de interesse entre os autores deste artigo, quanto a publicação.


Resumo

A organização Mundial de Saúde (OMS) recomenda o aleitamento materno exclusivo até os seis meses de idade, e que após o sexto mês seja ofertado juntamente com alimentos complementares, isso diminui o risco de morte provocada por diarreia e doença respiratória.O leite humano é a principal fonte de cálcio para crianças nos primeiros meses de vida. O banco de leite humano foi implantado para suprir à alimentação de recém-nascidos que por motivos confirmados, não tem acesso à alimentação ao seio da mãe. É importante se preocupar com a amamentação, pois o desmame precoce provoca risco para a saúde do recém-nascido, onde o aumento de mortes entre as crianças pode crescer, vários fatores colaboram para o desmame precoce; a fabricação de leites industrializados, onde passou a ser substituídos pelo leite materno, as mulheres começaram a ocupar seu espaço no mercado de trabalho; a dificuldade que os recém-nascidos têm de sugar o seio materno.O objetivo deste estudo foi o de avaliar os benefícios do aleitamento materno exclusivo e descrever a importância do Banco de Leite Humano. Este projeto trata-se de estudo de revisão narrativa de literatura, com abordagem qualitativa,a busca bibliográfica foi desenvolvida nos sites (SCIELO), (BIREME). O material para o estudo foi coletado em artigos publicados sobre o aleitamento materno exclusivo e o banco de leite humano. Diversos estudos têm mostrado que o aleitamento materno é de fundamental importância para a vida do recém-nascido, pois melhora o sistema de defesa, por conter grande oferta de imunoglobulinas. Para as mães que não podem amamentar seus filhos, os Bancos de Leite Humanos são locais que contribuirão, para a qualidade de vida destas crianças.

Descritores: aleitamento materno, desmame precoce, banco de leite.

Abstract

The World Health Organization (WHO) recommends exclusive breastfeeding until six months old and after that it can be offered together with complementary feeding stuff, this reduces risk of death caused by diarrhea and respiratory disease. Human milk is the main source of calcium to children in the earliest years. The human milk bank was set up to supply newborn feeding, it was proved that these children don’t have access to breastfeeding. It’s important to worry about breastfeeding because early weaning causes risk to newborn health, in which increase of death rates among children can develop. Many reasons can contribute to early weaning like processed milk making, that has been replaced by human milk, women began to occupy their position in labour market; newborn difficulties in sucking maternal breast. In this following project will be discussed the study about narrative literature review with qualitative research. The bibliographic search was developed on (SCIELO), (BIREME) sites. The material used for the present study was collected in published articles about exclusive breastfeeding and human milk bank. Several studies have been indicated that breastfeeding is of fundamental importance in a newborn’s life because it improves defence system for contains a great immunoglobulins supply. For mothers that can’t breastfeed their children, Human Milk Bank are places that will contribute to quality of life from these kids.

Descriptors: breastfeeding, early weaning, milk bank, importance

Introdução

O aleitamento materno proporciona a crianças todos os  nutrientes necessários para seu desenvolvimento e crescimento. Através da amamentação, mãe e filho estabelecem uma relação de vinculo afetivo Beck et al.,(1). Segundo Ramos et al.,(2) o aleitamento materno é importante, pois transmite proteção até mesmo para lactentes de 0 a 2 anos que vivem em insegurança alimentar, isto é famílias que não conseguem adquirir alimentos em quantidade e qualidade, para estas famílias o aleitamento materno tem baixo custo para as mães. O aleitamento materno exclusivo reduz os riscos de infecções, previne problemas no crescimento, é importante para a saúde da mãe, impede câncer de ovário, útero e mamas, diminui o risco de anemia e hemorragia pós-parto.

Segundo Monteiro et al.,(3)é importante preocupar-se com a amamentação, pois o desmame precoce provoca risco para a saúde do recém-nascido, onde o aumento de mortes entre as crianças pode crescer. De acordo com Silveira; Lamounier.,(4)vários fatores colaboram para o desmame precoce; a fabricação de leites industrializados, onde passou a ser substituídos pelo leite materno; as mulheres começaram a ocupar seu espaço no mercado de trabalho; a dificuldade que os recém-nascidos têm de sugar o seio materno; a falta de informação da equipe de saúde para orientar a mãe sobre como retirar o leite manual. Esses meios dentre outros, ocasionaram o abandono da pratica do aleitamento materno.

Os bancos de leite Humano são polos de estimulo e promoção do aleitamento materno, é um estabelecimento que visa colher e distribuir o leite humano para atender as necessidades dos receptores, ou seja, mães que por motivos confirmados não podem amamentar seus filhos Alencar; Seidl.,(5).Segundo o Ministério da Saúde, as doadoras são mães saudáveis que produzem mais leite do que o necessário para alimentar seu bebê, e por vontade própria doa o excesso de leite produzido, essas mães passam por exames clínicos com a intenção de proteger a sua saúde e a do receptor.

O objetivo deste estudo foi o de avaliar os benefícios do aleitamento materno exclusivo e descrever a importância do Banco de Leite Humano para os lactentes.

Revisão da Literatura

Este estudo trata-se de um estudo de revisão narrativa de literatura, com abordagem qualitativa. O material para o estudo foi coletado em artigos publicados sobre o aleitamento materno exclusivo e o banco de leite humano no período de 2004 a 2014. A busca bibliográfica foi desenvolvida nos sites da SciELO e BIREME a procura foi realizada em fevereiro de 2014.

Segundo Saúde; DF., (6) o aleitamento materno é quando a criança recebe somente o leite da mãe, extraído da mama e que não seja ofertado nenhum outro alimento. O aleitamento materno exclusivo é importante para a saúde dos recém-nascidos, sendo um alimento completo isento de contaminação.

Conforme Rona et al.,(7) o leite humano é a principal fonte de cálcio para crianças nos primeiros meses de vida, este mineral exerce papeis importantes para a saúde da criança, no caso de deficiência pode causar patologias. O leite humano provê todos os aminoácidos essenciais e não essenciais vitaminas e minerais que os recém-nascidos necessitam para sobreviver.

Outrossim Santos et al.,(8) o leite materno além de água vitaminas e sais minerais contem imunoglobinas, enzimas, anticorpos, hormônios e outros componentes que contribuem para a saúde da criança protegendo assim de infeções diarréia e outras patologias.

Segundo Broilo et al.,(9) os motivos incluídos ao desmame e à introdução precoce de alimentos são muitos, porém, os que mais se destacam são fatores socioeconômicos, psicológicos e comportamentais da mãe e da família ou relacionados ao profissional da saúde. A dificuldade do profissional da saúde em se comunicar com a puérpera, a falta de informação por parte dos profissionais, a crença das mães de que as práticas alimentares não mostram resultados no crescimento e desenvolvimento da criança, todos estes motivos informados favorecem ao desmame precoce.

Conforme Faleiros et al.,(10) as mães jovens tendem a ter menos duração ao amamentar seus filhos, elas podem ser motivadas por algumas dificuldades, como, por exemplo, um grau de educação mais baixo, poder aquisitivo menor e o fato de serem solteiras Em muitos países desenvolvidos, mães com um grau maior de educação amamentam por mais tempo, isso ocorre pelo fato do maior acesso a informações sobre as vantagens da amamentação. As mulheres de baixa renda são as que menos fazem acompanhamento do pré-natal, ou iniciam tardiamente.

Com o desmame precoce o risco de agravo à saúde da criança é maior, desenvolvendo riscos de morbimortalidade infantil, morte por diarréia, e infeções, isto causa preocupação para a Saúde Pública Silveira; Lamounier.,(4).

Segundo Galvão et al.,(11) o Banco de Leite Humano é um centro especializado com a função de promover o incentivo ao aleitamento materno e execução das atividades de coleta, processamento e controle de qualidade de colostro. O leite doado traz benefícios tanto para os recém-nascidos pré- termo e crianças que possuem necessidades nutricionais. As doadoras do leite humano são nutrizes sadias que possuem excesso de leite produzido e que por vontade própria doa o leite.

Os Bancos de Leite Humano preocupam em manter estoques de leite para suprir a quantidade de crianças que precisam. Uma forma de alcançar esse objetivo é diminuir a quantidade de leite descartado, isso ocorre por falhas na técnica de coleta, pré-estocagem, manejo do frasco coletor, ocorrendo alterações das propriedades do leite tornando assim improprio para o consumo Grazziotin et al.,(12)

Discussão

O aleitamento materno é de fundamental importância para a vida do recém-nascido, pois melhora o sistema de defesa, por conter grande oferta de imunoglobulinas, protege contra infecções, flatulências, diarréia ou constipação e diminui o risco de obesidade. As mães também são beneficiadas ao amamentar, pois reduz o risco de câncer de mama e ovário Silva; Guedes., (13).

Saúde; DF.,(6) o aleitamento materno exclusivo deve ser até o sexto mês de vida, sem oferecer água, chás ou qualquer outro alimento. Estudo realizado por Ramos et al.,(2) na cidade de Piauí, composto por 1.963 crianças menores de um ano, teve como resultado de 80% de crianças recebendo aleitamento materno, enfatizando que o percentual de crianças sendo amamentados somente pelo leite humano até os seis meses de vida foi de 41%. Um dos motivos que se pode destacar como resultado, são as crianças que não ultilizam mamadeira, estas tiveram uma prevalência de aleitamento materno exclusivo de 68% já as que utilizavam apenas 5%.

Pesquisa realizada por Lima et al.,(14) em Belo Horizonte, Minas Gerais, mostra que das 148 crianças 28% (n= 42) haviam de 0 a 6 meses, comparado nesta faixa etária, 35% (n=15), receberam o leite materno e 26% (n=11) foram amamentadas exclusivamente, 28% (n=12) não eram amamentadas e 9% (n 4) recebiam aleitamento materno predominante. Fatores relacionados foram; leite fraco, rejeição pela criança e doenças da mulher ou da criança.

Segundo estudos realizados por Azeredo et al.,(15)foram entrevistadas 137 mães cadastradas no Programa de Saúde da Familia do Municipio de Teixeiras, quanto ao aleitamento materno somente 48% (n=64) amamentavam os filhos, avaliando apenas as crianças até 6 meses (46) mães amamentavam, 54%(n=25) crianças recebiam alimentação complementar: formulas industrializadas para lactentes, leite de vaca diluído ou não, papinhas salgadas foram registrados como os principais alimentos apresentados como complementação ao leite materno. Dos motivos associados sobressaem 38%(n= 28) mães responderam que a quantidade de leite materno e a estética corporal fizeram com que elas não amamentassem mais, 15% (n=11) mães informaram sobre o retorno ao trabalho e a orientação médica teve um percentual de 1% ou seja as 1 mãe respondeu que a falta de orientação do profissional contribuiu para o desmame precoce.

De acordo com Broilo et al.,(9) uma pesquisa foi realizada sobre a orientação dos profissionais em relação ao aleitamento materno,foram entrevistadas 715 gestantes, algumas mães por motivos informados foram excluídas da pesquisa. Em relação às orientações de profissionais das unidades de saúde 619 participaram, dentre estas 55% (n=330) garantiram seguir as orientações de alimentação. Este resultado teve um maior percentual entre mães com maior renda. As mães que não seguem orientações dos profissionais foram examinados separadamente, 54% (n=289), deste resultado 157 percebem que para a saúde da criança à alimentação é importante. O não entendimento de  como a alimentação saudável pode trazer benefícios como crescimento, seja, um obstáculo para as mães aderirem as orientações dos profissionais de saúde.

Conforme Genovez et al.,(16), neste estudo obteve 443 mulheres cadastradas como doadoras de leite humano do BLH de Maringá, do ano de 2004, das participantes notou que 16% eram menores de 20 anos, 64% tinham idade entre 20 e 34 anos, com 35 anos obteve-se 13% e 6% foram de dados ignorados. Os resultados encontrados se avaliados a renda familiar até 1 salário mínimo 27% (n=18), são doadoras adolescentes e 12% (n=40), doadoras adultas.

Na pesquisa realizada por Lourenço et al.,(17) com 54 mães cadastradas no Banco de Leite Humano do Hospital Nossa Senhora da Conceição no ano de 2010, participaram do estudo. 59% (n=32) eram casadas, e 77% (n= 42) mães tinham um grau de escolaridade maior. Mulheres com maior nível de escolaridade amamentam por um período mais longo.

Outrossim Alencar; Seidl.,(5) analisaram que 94% das mães tiveram acompanhamento pre- natal , e nesta fase que as mulheres recebem orientação sobre o aleitamento materno, assim mães orientadas tem maior aptidão para se tornarem doadoras do Banco de Leite Humano.

 

Conclusão

Conclui-se que o aleitamento materno exclusivo até os seis meses de vida é de fundamental importância, pois previne doenças respiratórias, morte por diarreia, infecções e previne déficits de crescimento, contem todos os nutrientes essenciais para o desenvolvimento do lactente.

Para as mães que não podem amamentar seus filhos, os Bancos de Leite Humanos são locais que contribuirão, para a qualidade de vida destas crianças.

Referências

1.        Beck AMDO, Assunção KDO, Barbosa LDR, Gomes E. Influência do ambiente hospitalar nos aspectos relacionados ao aleitamento materno. Rev Soc Bras Fonoaudiol. 2012;17(4):464–8.

2.        Ramos CV, Almeida JAG de, Alberto N sueli M da C, Teles JBM, Saldiva SRDM. Diagnóstico da situação do aleitamento materno no Estado do Piauí , Brasil. Cad Saúde Pública. 2008;24(8):1753–62.

3.        Monteiro JC dos S, Gomes FA, Stefanello J, Nakano AMS. Leite produzido e sacidade da criança na percepção da nutriz durante o aleitamento materno exclusivo. Texto Context Enferm. 2011;20(2):359–67.

4.        Silveira FJF da, Lamounier JA. Fatores associados à duração do aleitamento materno em três municípios na região do Alto Jequitinhonha , Minas Gerais , Brasil. Cad Saúde Pública. 2006;22(1):69–77.

5.        Alencar LCE de, Seidl EMF. Doação de leite humano : experiência de mulheres doadoras. Rev Saúde Pública. 2009;43(1):70–7.

6.        Saúde OPDA, Df B. Guia alimentar para crianças menores de 2 anos. 2005. p. 1–152.

7.        Rona MSS, Novak FR, Portilho M, Pelissari FM, Martins ABT, Matioli G. Efeito do tempo e da temperatura de estocagem nas determinações de acidez , cálcio , proteínas e lipídeos de leite de doadoras de bancos de leite humano. Rev Bras Saúde Matern Infant. 2008;8(3):257–63.

8.        Santos VLF dos, Soler ZASG, Azoubel R. Alimentação de crianças no primeiro semestre de vida : enfoque no aleitamento materno exclusivo. Rev Bras Matern Infant. 2005;5(3):283–91.

9.        Broilo MC, Louzada MLC, de Lourdes Drachler M, Stenzel LM, Vitolo MR. Percepção e atitudes maternas em relação às orientações de profissionais de saúde referentes a práticas alimentares no primeiro ano de vida. J Pediatr (Rio J) [Internet]. 2013;89(5):485–91.

10.     Faleiros FTV, Trezza EMC, Carandina L. Aleitamento materno : fatores de influência na sua decisão e duração. Rev Nutr. 2006;19(5):623–30.

11.     Galvão MTG, Vasconcelos SG, Paiva S de S. Mulheres doadoras de leite humano *. Acta Paul Enferm. 2006;19(2):157–61.

12.     Grazziotin AL, Grazziotin MCB, Letti L a. J. Descarte de leite humano doado a Banco de Leite antes e após medidas para reduzir a quantidade de leite imprópria para o consumo. J Pediatr (Rio J) [Internet]. 2010 Aug 11 [cited 2014 Aug 19];86(4):290–4.

13.     Silva WF da, Guedes ZCF. Tempo de aleitamento materno exclusivo em recém-nascidos prematuros e a termo. Rev CEFAC. 2013;15(1):160–71.

14.     Lima DB, Fujimori E, Luiza A, Borges V, Santana MM. Prática alimentar nos dois primeiros anos de vida. Rev da Esc Enferm. 2011;45:1705–9.

15.     Azeredo CM, Maia T de M, Rosa TCA, Silva FF e, Cecon PR, Cotta RMM. Percepção de mães e profissionais de saúde sobre o aleitamento materno : encontros e desencontros. Rev Paul Pediatra. 2008;26(4):336–44.

16.     Genovez CB, Uchimura TT, Santana R, Nishida FS. Banco de leite humano: uma análise das diferenças entre doadoras adultas e adolescentes. Acta Sci Heal Sci [Internet]. 2011 Sep 30 [cited 2014 Sep 7];33(2):211–8.

17.     Lourenço D, Bardini G, Cunha L. Perfil das doadoras do banco de leite humano do Hospital Nossa Senhora da. Arq Catarinense Med. 2012;41(1):22–7.