Foi com grande prazer que recebi um e-mail de uma leitora de Belo Horizonte - MG, Mariana de Souza a quem agradeço muito pela confiança e apoio! Pedindo que escrevesse mais sobre o tema alcoolismo. Muito bem! Minha amiga Mariana, como bem sabe tenho mais dois artigos publicados falando sobre o tema, ALCOOLISMO!  UM DRAMA DENTRO, UMA LUTA FORA! e DEPENDÊNCIA QUÍMICA! UM MUNDO DE ESCURIDÃO, MAIS HÁ LUZ! Onde procuro com palavras simples explicar este drama que assola a humanidade. Gosto muito de escrever sobre o tema mais é com frequência que esbarro na ignorância do povo! Não no sentido da maldade e sim no sentido de não saber do mal, ou melhor, da desgraça que é o alcoolismo! Sempre procuro dizer que a doença alcoolismo não está atrelada ao crime e nem a miséria, entretanto, lamentavelmente mais de 50% dos casos de miséria o álcool está presente. E quando falamos no crime o índice sobe drasticamente.  E nas classes sociais mais favorecidas, pode acreditar aí mora o perigo. Quem pode ter um carro, quando está alcoolizado dirigindo se transforma numa verdadeira arma de guerra com um poder de destruição enorme. Recentemente um político destruiu duas famílias por ter atropelado e matado dois jovens!  Em outro acidente em São Paulo o cidadão atropelou seis, ceifando com a vida de três e deixando os outros três com danos irreparáveis. Isto são só dois exemplos recentes que foram noticia nacional. E os outros tantos que acontecem a todo o momento nas nossas estradas e cidades Brasileiras e o mundo.

 

E quantos lares são destruídos pelo álcool? Sou criticado muito uns até me chamam “você é oito ou oitenta” porque defendo que no lar não deve entrar bebida alcoólica. Casais se separam por vários motivos, desgaste, incompatibilidade de gênios, por problemas financeiros, por traição em fim são muitos os motivos que levam os casais a terminarem seus relacionamentos. Agora o percentual de lares que são arrebentados pelo álcool é muito, mais muito grande! E seus efeitos são para uma eternidade,  filhos que convivem com o pai batendo na mãe e quebrando tudo dentro de casa se transformam em adultos revoltados com grandes possibilidades de desenvolverem o alcoolismo ou doenças relacionadas ao comportamento humano!
O álcool provoca reações diferentes nas pessoas uns, choram, outros ficam alegres, outros dormem e outros se tornam agressivos. Os que ficam agressivos sempre tão metido em confusão, mais no geral quando está no boteco é comum vermos homens beijando homens num sinal de grande amizade só que quando chegam em casa espanca a mulher geralmente sem motivo ou por um motivo fútil ou por algo que nasce na sua mente atordoada pelo álcool!!
Com o surgimento da lei “Maria da Penha”  as autoridades achavam que este índice iria cair mais qual foi a surpresa! Nada mudou!  As companheiras têm medo de denunciar seus companheiros, porque sabem que estão no Brasil onde as leis são brandas e mesmo que a denuncia acabe em prisão não demorará muito para a soltura. E assim os lares continuam se esfarelando.  Não posso deixar de dizer que embora ainda seja pouco as autoridades de um modo geral estão trabalhando muito para combater o alcoolismo e seus efeitos.

 

Existe uma entidade que combate o alcoolismo através de terapia de grupo um trabalho muito parecido com os “Alcoólicos Anônimos” chamada  “Associação antialcoólica do estado de São Paulo”. Quando um doente alcoólico passa a frequentar as reuniões e se conscientiza que precisa de ajuda é convidado a repetir algumas palavras, um gesto simbólico para dar o primeiro passo da sua longa e interminável luta contra a sua doença. Ao ingressar na Associação antialcoólica do estado de São Paulo, prometo com a ajuda de Deus, fazer todos os esforços para me abster de toda e qualquer bebida alcoólica, reconhecendo ser ela a responsável pela ruína e miséria do meu ser, do meu lar e da minha Pátria! Assim eu prometo!”

Dispensa qualquer comentário principalmente a   parte que diz “reconhecendo ser ela a responsável pela ruína e miséria do meu ser do meu lar e da minha Pátria”  O “processo de cura” entenda processo por ser uma coisa continua e só se dá quando o doente aceita.

 
Algumas dicas são dadas para os momento de dificuldade na abstinência;

1)                 Evite os bares, para não sofrer com piadas;

2)                 Nos primeiros dias quando seus pseudos amigos perguntarem por que não está bebendo diga que é por causa dos remédios que está tomando por conta  de uma grande dor no  estomago.

3)                 Quando a vontade de beber apertar muito, tome bastante água, muita água. Com a barriga cheia de liquido a vontade passa na hora.

4)                 Como bastante alface, principalmente os talos, no alface contém a quantidade exata de álcool que nosso organismo necessita.

5)                 Evite temperar as saladas com vinagre, use limão ou vinagre de maçã. Depois de alguns meses se quiser pode voltar a tradicional vinagre, o caldo que sobra no recipiente da salada sacia a vontade de beber.

6)                 Passará a ter muito tempo ocioso, tente ocupá-lo de uma maneira sadia fazendo esporte, lendo, passeando com a família. Qualquer coisa mais não vá ao bar.

7)                 Lembre-se sempre que se o álcool fosse um “lutador de boxe”, você nunca ganharia uma luta! Portanto tenha muito medo!

8)                 Nunca se esqueça a sua doença não tem cura! O único remédio é e sempre será a sua dedicação e seu comprometimento com a sua família.

9)                 Procure frequentar alguma entidade que combata o alcoolismo, o trabalho de terapia de grupo minimiza muito a dor da abstinência.

10)            Frequente alguma igreja seja ela qual for! Para fazer um novo ciclo de amizade e se afaste dos maldosos que querem ver você no fundo do poço!

 

Pense bem nisto! Não deixe o álcool destruir seu lar!!!! Obrigado e até o próximo artigo!

 

Claudio Donato
Graduado em Gestão de Negocios e Pós-Graduado MBA em Marketing e Gestão de vendas.
Presidente Prudente - Sp
E-mail [email protected]