Imaginem um caminhão descendo ladeira abaixo sem freio, desgovernado, completamente sem rumo e numa velocidade maior a cada vez que suas rodas giram, conseguiu imaginar? Pois bem, esta imagem, que você criou em sua mente, pode descrever em nossos dias, digo, todos os dias. É a violência em Alagoas.

Não é novidade para as noticias e afins a situação caótica e lamentável ao qual se encontra a terra dos menestréis, se já não bastasse à miséria que assola seu povo, os coronéis que ainda reinam, mandam e desmandam na política agora, é o crime que determina suas ordens e de forma livre leve e solta cometem suas atrocidades para com o cidadão comum e nada é feito ou tomado providência.

É difícil imaginar aonde vai parar tudo isto! É visível e vivido que a política de segurança pública esta definhando a cada dia e suas práticas de combate a violência são pífias e ineficazes para a realidade ao qual passamos todos nós.

Se de um lado o Governo do PSDB alagoano referenda a gestão do Secretário de Segurança Pública (coronel Dário Cesar), sua base ? as Policia Militar e Civil ? não demonstra nenhuma crédito para com o mesmo, são críticas e insatisfações diante da postura e dos desmandos ora denunciados pelos próprios policiais, o seu alto comando, perdeu o controle e a confiança.

A insatisfação da corporação é vista a olho nu e cru para todos os lados aonde se vá. É denuncias reclamações, desmandos e abusos. Afundada num mar de erros e contradições a, segurança pública, encontra-se numa maca nos corredores do Hospital Geral do Estado - HGE (cuja situação é vergonhosa) a espera de uma cura para sua doença ? a "pneumonia aguda" administrativa.

Para a sociedade, tristemente, restou encurralar-se em suas casas na tentativa de preservar suas vidas e tendo que aprender a conviver com o medo e o terror, agora é normal, andar numa rua qualquer e assistir um assassinato, virou situação corriqueira, esta dentro de um ônibus, geralmente no horário da tarde e noite na hora do retorno para o lar após um dia de trabalho, ser vítima de assalto, já não bastasse o péssimo serviço de transporte público, também não oferece segurança alguma.

Aqui se matam vários hoje e ainda ficam encomendados e amarrados os programados para morrer no outro dia.

Aos poderes (Executivo, Legislativo e judiciário) fica a grande interrogação, onde vamos parar com tanta impunidade? A população espera ansiosa por uma ação social capaz de combater a violência em outros moldes, pois, este velho e arrogante ainda promulgado por vocês já mostraram e mostra atualmente que está falido e não muda em nada a realidade brutal vivida pelos milhares de alagoanos. Construir espaços de sociabilidade, política de emprego e moradia com certeza trará um aspecto novo e diferente para o qual o povo tanto espera.

Mudanças na política são indispensáveis para a minimização da violência, inserir o povo pobre no mercado de trabalho, a juventude na escola é também uma garantia de combate a violência, ir pra televisão dizer que vai aumentar a tropa, fazer uma segurança ostensiva é novamente utilizar de suas práticas paliativas que não resolverá nada ou até mesmo piorará a situação, este tipo de prática já vemos todos os dias e há muito tempo e nunca resolveu e ao que me parece, não resolverá.

Garantir uma Política Pública eficiente, seriedade e aplicabilidade correta e justa do erário público bem como uma administração transparente é mostrar para a sociedade que existe possibilidades reais de sairmos deste estado de alerta e medo, o povo não agüenta mais essa banalização da violência que mata pais, mães e filhos e ameaça uma grande maioria da sociedade que vive nas grotas, favelas e bairros populares.