Este jogo é desportivo e faz simulações policiais, ou também joga-se apenas como qualquer outra atividade de recreação.

As armas usadas são de pressão e atiram bolinhas plásticas e duras, que vão de seis a oito metros e podem machucar, caso os jogadores não estejam preparados para esse esporte.

Em vários países asiáticos, esse esporte já é bem conhecido, principalmente no Japão, China, Coréia e Filipinas, sendo assim os acessórios e as armas são fabricadas nesses mesmos países.

Existe um crescente interesse em vários países como nos Estados Unidos, Canadá, Alemanha, Reino Unido, Espanha, França, Itália, Portugal, Bélgica e Finlândia.

Esse esporte tem como fundamento o espírito da honra e também da honestidade, sendo que a atividade é um esporte físico e de amizade.

O airsoft guns requer muita resistência física como também mental porque essa atividade costuma durar por volta de vinte e quatro horas, percorrendo grandes distâncias, sempre carregando muitos equipamentos e outros materiais de sobrevivência, como água, comida, isso para não ter que interromper o jogo e voltar para os respectivos acampamentos.

Aqui no Brasil, ele começou a ser conhecido em 2003, mas só em 2010, ele foi liberado desde que se obedeça as leis impostas pelo exército, com pistolas de airsoft, pois elas não têm capacidade de tiros com balas reais.

O exército, autoriza esse esporte, pois assim ele pode estar mais vigiado e ficar dentro da lei que autoriza o mesmo, com as devidas precauções que ele estipula, como colete, luvas e principalmente capacete, máscara e óculos que é indispensável.

Quando essas leis são bem obedecidas, não costumam acontecer acidentes que cheguem a machucar o outro jogador.

Aqui no Brasil, costuma funcionar bem, porque só maiores de idade, têm autorização para participar do jogo e mesmo assim com todos os equipamentos necessários para que nenhum acidente mais grave possa vir a acontecer.

Tudo que é novo gera polêmica e por esse motivo o exército fica sempre atento para qualquer irregularidade, que possa estar acontecendo, para poder cortar o mal pela raiz, antes que ocorra algum acidente mais grave e esse jogo possa vir a ser proibido.

Esse esporte é como tudo na vida, obedecendo regras, pode ser muito bom, mas se estas não forem seguidas, podem acontecer desastres muito sérios e prejudiciais.

As esferas plásticas são muito duras, esse é o motivo principal , pelo qual seus participantes devem tomar todas as precauções para não serem machucados, obedecendo as regras e precavendo-se do início ao fim da partida.