Apenas somos números ainda.

Hoje ouvimos falar muito em gestão de pessoas, nas organizações, mas o que é gestão de pessoas?

Para alguns administradores é saber lidar com o relacionamento interpessoal e nada mais, mas infelizmente para algumas organizações, os colaboradores são vistos como meros números ainda nesse milênio, desde empresas pequenas as grandes corporações.

Quando falamos em redução ou Downsizing (em português: achatamento) é uma das técnicas da Administração contemporânea, que tem por objetivo a eliminação da burocracia corporativa desnecessária, pois ela é focada no centro da pirâmide hierárquica, isto é, na área de recursos humanos (RH). A curto prazo envolve demissões, achatamento da estrutura organizacional, reestruturação, redução de custos, e racionalização.

Mas quando falamos em redução, sempre haverá um lado mais fraco da organização; os colaboradores, ainda não existe um modelo de recolocação de colaboradores, ou um plano de demissão coerente.

Quando o LUCRO, da organização começa a ser afetado por diversos fatores, todas as organizações pensam em PDV, demissão em massa, mas nunca numa saída estratégica.

Agora pergunto a vocês CADÊ O RECURSOS HUMANOS? Nesse exato momento, deverão estar preparando algumas cartas de dispensa dos colaboradores.

Todos nos somos números das organizações, e a área de RH é mais uma simples área na hora de dispensar os colaboradores.

Talvez esse cenário mude um dia, mas enquanto isso, os gestores de RH, deverão sempre agir da melhor forma, mas quando falamos em LUCRO, os gestores de área optam sempre pelo mais fraco.

Não existe uma politica certa por mais que seja elaboradora , ainda sim os donos de empresas, visam o lucro e pessoas sempre vão existir para desenvolver os serviços e produtos.

Prof Cristiano T de Souza
Gerente de Recursos e Professor universitário
E-mail : [email protected]