AINDA SIM PRECISAMOS DAS PESSOAS

Há séculos temos que conviver com as mudanças e inovações em nossas vidas não importa se estas são financeiras, tecnológicas, pessoais ou mesmo funcional. Antes mesmo das Revoluções Industriais que colocaram as máquinas e inovações tecnológicas como protagonistas de suas décadas o homo sapiens ainda tem sido o grande ator principal.

Vamos pensar? No auge da Sabedoria ele tinha que ir até o espaço, em junção por um módulo de Comando a Columbia,um módulo Lunar Eagle e um módulo de serviço, a Apollo 11,  tripulantes a bordo, foi lançada de Cabo Canaveral Flórida às 13:32 em um 16 de Julho, na ponta de um Foguete Saturno V. Astronauta chegaram a Lua .Parabéns a Armstrong? Mas espere ai, e quem criou? , quem planejou toda esta viagem?, Ainda mais e as pessoas que monitoraram Armstrong ?, quem o ensinou a operar todas as maquinas e equipamentos não levam crédito?. Nada mais importa o homem está na Lua.

Quando entramos em uma grande Corporação e nos submetem a determinados desafios, somos forçados a encará-los e usarmos nossos Talentos natos que nos moveram até ali, e ainda adquirir durante a nossa passagem outros que até então desconhecíamos “ Nunca se vence uma guerra lutando sozinho” já diria o Poeta .

Em desafios extremos a qual não conseguíamos se concentrar , resolver só, eis quando nos consultamos com alguém... Nosso cérebro parece ferver, as mãos soam, o coração acelera, as horas parecem ser poucas. Você recorre a sua esposa, fala com seus amigos, com Deus e todos os santos, com sua imagem no espelho pela manhã buscando alguma inspiração uma solução para os problemas que o cercam.

Algumas vezes você encontra nessas pessoas outros talentos que alheios ao seu ajudam a você resolver tal problema. Porém para um solução concreta se faz necessário se consultar com profissionais especializados, estes consultores focam no problema real que você passa em sua empresa, traçam um estratégia para resolvê-lo a curto médio e longo prazo. Lembre se o problema de hoje é só a dor aguda de uma doença escondida, quiçá já enraizada em sua Instituição.

Estes profissionais agem como verdadeiros médicos especialistas em sua empresa primeiramente lhe confortam com alguma ação em cima da dor aguda para eliminar o desconforto que lhe causa. Isto é em estudos na sua empresa adotam de imediato uma ação paliativa para amenizar o problema, pois como verdadeiros Doutores é necessário analisar mais a fundo estes problemas  investigando minunciosamente os motivos que causaram, ou estão causando perdas a empresa para sim propor soluções e alternativas para reduzir  os riscos futuros. Não é necessário só cuidar da dor, e sim instruir o paciente a se cuidar para não voltar tê-las, e isto para uma empresa em tempos modernos é essencial.

Uma Consultoria bem feita, só é bem feita quando treina o seu cliente a não nos incorrer mesmos erros do passado.

Uma Ferrari nas mãos do senhor José é uma coisa, mas a mesma Ferrari nas mãos do Fernando Alonso é outra. Ele foi treinado e se dedicou arduamente para correr e vencer. Fomos injustos com o Senhor José nessa comparação, mas é necessário salientar que sem um treinamento adequado e , sem dar a devida atenção aos erros passados , consequentemente estaremos  repetindo-os no futuros. Basta ver o grande número de empresas que entram em concordata no Brasil, ou simplesmente deixam de existir pouco tempo após a sua criação.

É necessário sempre se planejar, fazer a “Lição de Casa”, te uma estratégia e desenvolve-la minunciosamente através de táticas praticáveis, sempre ter um Plano de Ação caso as variáveis lhe pegue de surpresa no meio do caminho .Mas se mesmo traçando seus planos algo indesejado ocorrer e seu cérebro começar a entrar em colapso lembre –se sempre que terá algum profissional especializado para poder lhe ajudar treinar e aconselhar, conte sempre conosco Consultores em Recursos Humanos  .