Ainda existe esperança para o Brasil

 

O Brasil tem enfrentado muitos problemas nos últimos anos, um deles é a violência que está com o índice cada vez mais elevado, principalmente nos grandes centros e isso não pode continuar, ou viveremos num caos total.

Todos os dias diversas pessoas são vítimas da criminalidade e estão à mercê da própria sorte, seja de dia, ou de noite, nas ruas ou mesmo em suas casas. Os cidadãos não têm mais o direito de ir e vir, devido à precária situação da segurança pública. Um exemplo dessa realidade está nos grandes centros, nas grandes metrópoles do nosso país, São Paulo e Rio de Janeiro, onde as pessoas de bem tendem a ficar presas em suas casas para não sofrerem com a violência, enquanto os criminosos estão soltos nas ruas. Todavia, ultimamente cidades do norte e nordeste vêm passando por transformações e estão na lista no avanço da violência.

Das 50 cidades mais violentas, 14 são brasileiras. Essa realidade tem que ser mudada o quanto, do contrário, só estará contribuindo para a decadência do Brasil. A educação precária nas escolas públicas, a exclusão social, a pobreza, o desemprego, enfim, as más condições de saúde, moradia, alimentação, lazer e saneamento básico são fatores que ajudam a aumentar ainda mais a marginalidade.

A sociedade está “refém do medo”, atrás dos portões de segurança, cercas elétricas, câmaras de segurança, alarmes, isso em suas casas, mas nas ruas, ainda estão sob ameaças de roubos, sequestros e latrocínios. Não adianta as pessoas investirem tanto em segurança em suas casas, se fora delas, sofrem com a criminalidade. É necessário investimento em todos os aspectos sócio, econômicos e culturais, saúde, educação, empregos, afinal, numa sociedade onde existem melhorias em todos os sentidos, não há motivos para matar ou roubar, viveremos todos num mesmo propósito, onde todos teremos boas escolhas, e os que antes viviam à margem da sociedade, terão uma nova chance.