A água está presente na nossa vida sob várias formas. É algo indispensável ao nosso corpo, esta nos mares e rios, nos alimentos e no meio industrial. Sendo assim é fator de preocupação mundial e temos agora uma questão a ser analisada, dada a força desse elemento da natureza.

Como sabemos a maior parte da superfície do nosso planeta, é coberta por água que corresponde a mais de 70% do total. Da mesma forma o corpo humano é composto aproximadamente de 65% de água. Do ponto de vista da sua utilidade, podemos salientar que a era industrial trouxe a elevação do nível de vida e rápido crescimento da população mundial: 2 bilhões em 1930 para 6.200 milhões em 200 (aproximadamente).

Infelizmente a água tem sido usada de uma forma em sempre adequada pelo público em geral. Rios têm sido poluídos, adubos e pesticidas utilizados na agricultura têm prejudicado a qualidade de vida. No entanto, governos e instituições internacionais têm se preocupado desde o passado relativamente com a gestão dos recursos hídricos. Mesmo com esse crescente interesse pela preservação da água, o tratamento e a sua distribuição de mostram irregular, principalmente nos países mais pobres.

Necessário se faz o entendimento de que a concretização dos projetos de gestão da água pelos órgãos públicos e governos passa pela adesão geral da comunidade a esses projetos e é imprescindível a conscientização de que a água e nosso bem maior: nossa fonte de vida!