AGRICULTURA FAMILIAR
A agricultura familiar, enfrentou vários problemas com a seca e a produção, a agregação de valor e a comercialização. Nesse sentido, destaco as ações inovadas implementadas pelo Governo Federal, no qual ajudaram milhares de agricultores familiares e assentados as famílias a solucionar suas dividas com os bancos .
Pela primeira vez, os trabalhadores rurais foram contemplados, de fato, para a solução de seus passivos bancários, podendo sair da condição de inadimplência e ter acesso aos novos financiamentos.
Verifiquei também que o Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA) passou a ser o responsável pelas ações de Assistência Técnica aos Agricultores Familiares. Depois de 13 anos desassistidos, os agricultores familiares brasileiros voltaram a ter uma política nacional de assistência técnica e capacitação de agricultores familiares e pescadores e assentados.
Vendo o último Censo Agropecuário do IBGE, recentemente divulgado, verifiquei que a inflação está sob controle também graças ao investimento em agricultura familiar. Vamos torcer para que o governo continue investindo em pequenas propriedades, para que o brasileiro possa continuar comendo e pagando menos para se alimentar.
Constatei através de pesquisa que o censo também revelou que 80% dos produtores que alimentam o Brasil são analfabetos ou não terminaram o ensino fundamental, como se pode ver através do site do IBGE.
Segundo o Censo, os agricultores familiares são responsáveis por 70% do feijão produzido no Brasil, 87% da mandioca, 46% do milho, 385 do café, 58% do leite, 59% da carne suína e 50% das aves.
É impressionante, mas veja que os grandes produtores do agronegócio abandonaram o investimento em produtos agrícolas que alimentam os brasileiros e visaram o mercado internacional de comódites (produtos comercializados em bolsas e para exportação) como soja, laranja, cana etc. Quem segura a inflação e alimenta os brasileiros é a agricultura familiar.
Moral da história: mesmo com baixa educação, o agricultor familiar combate a inflação e mata a fome do brasileiro. Se o governo investir em tecnologia e educação no campo, os pequenos produtores poderão ter boas condições de vida e ajudarão a desenvolver o país melhor.