Como vivemos dentro de uma atmosfera física e psíquica, sujeitos aos mais diversos tipos de ataques biológicos naturais, humanos e espirituais, é bom estar preparados contra algumas dessas formas de agressão.

Os afoitos, os destemidos ou metidos a corajosos que tenham cuidado: Quanto mais pensamos que sabemos das coisas e nos julgamos aptos a enfrentar o desconhecido, mais vulneráveis estamos a sofrer sua influência, sua ação ou seus efeitos de modo traiçoeiro e negativo, tanto no plano físico como nos campos mental ou psíquico.As chamadas "ciências ocultas", assim como as ciências humanas, deveriam ser objeto de um estudo mais interessado, mais sério, metódico e analítico.Em algumas universidades européias já existem disciplinas pertencentes a essa área, inclusive a nível de doutorado ou de pós-graduação. Com o objetivo de se defender contra seus inimigos a própriaIgreja tem investido em alguns de seus sacerdotes, fazendo-os doutorar-se em parapsicologia, como é talvez o caso do conhecido Padre Quevedo. De modo que as experiências e resultados desta área, para o bem e para o mal, jamais devem ser menosprezados ou intentados empiricamente por indivíduos ignorantes ou despreparados.

Hoje o maior perigo destes ataques físicos ou psíquicos reside no mundo das drogas (maconha, coca, cocaína, heroína, LSD, crack, etc) capazes de produzir em seus usuários efeitos alucinógenos e letais incontroláveis pela medicina enquanto a ciência não dispensar a elas uma atenção e um aproveitamento adequados, transformando o que atualmente é uma praga devastadora numa espécie de combustível ou ingrediente para o bem comum da humanidade, visto que a sua apreensão e destruição, além de dispendiosa, não contribui em nada para que o seu tráfico e comércio clandestino desapareçam completamente, nem há de se combater com armas comuns e paliativos a ação obsessiva de espíritos de viciados desencarnados e outros seres do mundo psíquico, pois é sabido que o uso das drogas ultrapassa os limites do plano físico e mexe com seres do mundo astral e espiritual, os quais também são atraídos para os ambientes onde tais drogas são consumidas. E ainda que a ação dos seres psíquicos gerada pelo uso das drogas não seja diferente da ação de um drogado comum (humano e visível), ela pode causar um temor maior e gerar o pânico e o terror nos indivíduos que lhe estão sujeitos como usuários, com danos e conseqüências imprevisíveis e até irreversíveis para a sua saúde física, mental e emocional.

Num dos livros básicos de Alan Kardec nos é dito que um espírito não é mais forte, nem mais inteligente nem mais sábio, pelo fato de ser um espírito, do que um correspondente ser humano, e que o seu poder não é maior, nem a sua astúcia ou sabedoria é maior, pelo fato de estar desencarnado. Portanto, um espírito não é mais sábio nem mais inteligente do que um ser humano com a mesma capacidade intelectual ou grau de escolaridade. Ainda segundo a teoria espírita, as entidades benfazejas se aproximam de ambientes saudáveis onde exista a harmonia, a paz, a alegria e os bons pensamentos, enquanto as entidades trevosas buscam o ambiente vicioso e deletério cujo campo vibratório lhes seja mais propício.

Portanto, a melhor maneira de alguém proteger-se de um ataque físico ou espiritual originário do mundo das drogas é justamente ter muito cuidado e cautela nos ambientes que costuma freqüentar e ficar afastado do vício, da influência e da má companhia de quem as utiliza.

(Luciano Machado)