Universidade Estadual do Pará
Centro de Ciências Sociais e Educação
Coordenadoria de Pesquisa e Pós-Graduação
Psicologia da Educação com Ênfase em Psicopedagogia Preventiva
Programa de Pós-Gradução “Lato Sensu” em Educação

RESUMO

Versa a presente monografia sobre a análise dos motivos que determinam no mundo subjetivo do estudante o aparecimento do impulso delituoso da agressão e do crime, fazendo com que ele atue no mundo externo transgredindo um mandamento expresso da lei penal, matar. O objetivo principal desta análise é investigar qual o motivo para o surgimento desse impulso, para que uma vez descoberta essa preponderância, possa ela ser neutralizada e o crime prevenido. Servindo-me do método hermenêutico dialético, numa Abordagem teórico-metodológica, privilegiando os dados qualitativos constituindo-se em pesquisa bibliográfica com enfoque fenomenológico ontológico da psicologia, para demonstrar a importância da teoria dos motivos determinantes no âmbito da escola. A agressão e o crime são conceituados como um tipo de atentado à integridade psíquica, física e social infringido a alguém que será considerado e tratado como uma vítima. Ao definir a violência simbolizada na agressão no espaço escolar Abramovay (2003), afirma que este fenômeno é antigo e ocorre em todo o mundo, configurando como um grave problema social, caracterizado por indisciplina, delinqüência, problemas de relação aluno-aluno. De modo a explicitar as dimensões tomadas pelo tema, para denunciá-las e apontar possibilidades de construção e outro mundo possível. Este trabalho buscou investigar o contexto de agressão e do crime presente nas relações entre adolescentes da oitava série da rede pública da Escola Estadual de Ensino Fundamental Renato Pinheiro Condurú do turno da tarde em Val-de-Cans, na cidade de Belém, Pará, Brasil. A partir da investigação do problema sobre a agressão, o crime e as reações que ele suscita. Para tanto, investigou-se acerca da constituição do ato criminoso da agressão, a fim de conceder o embasamento necessário ao estudo dos seguintes fatos sociais: Significados morais numa dada ordem social escolar, papel desempenhado pelos rituais punitivos da agressão na escola, modos pelos quais os estudantes conformam seus valores diante do outro, inclusive, os que os que optam pela carreira criminosa e, por fim, função assumida pela agressão e pelo crime no que tange a estabilidade do ambiente escolar. Conhecendo o que nele se busca, uma vez revelado, talvez apresente ao mundo a possibilidade de uma sociedade livre e pacífica, na qual os elevados índices de criminalidade atuais não terão mais lugar.
Palavras Chaves: motivo, agressão, crime, valores morais, valores sociais.

 INTRODUÇÃO

Este trabalho busca analisar os diferentes significados que o fenômeno da agressão e do crime adquire nos contextos sociais diversos, e as formas como se manifesta no cotidiano da escola, a partir dos relatos dos professores e alunos da oitava série da Escola Estadual de Ensino Fundamental Renato Pinheiro Condurú que estudam no turno da tarde em Val-de-Cans, em Belém. Também serão analisados os depoimentos dos entrevistados sobre a questão da agressão e do crime que envolve os adolescentes.

A investigação é parte da pesquisa de campo que fiz realizada entre os anos de 2009 e 2010, quando a agressão e o crime revelaram-se uma prática continua nas escolas de Belém, o Comando da Policia Militar da qual faço parte, preocupada com o índice de violência dentro das escolas procurou detalhar esta problemática através dos pedagogos da corporação, a partir de pesquisas sobre esta prática entre os jovens estudantes, restrita tão somente ao setor da Policia Militar, para saber sobre a estatística do crime nas escolas, uma iniciativa que procurava testar na prática uma modalidade de ação educativa que coincide com a visão holística de promoção da paz escolar. Esta pesquisa me levou a aprofundar minhas investigações. A presente monografia faz parte da pesquisa intitulada: AGRESSÃO X CRIME UMA NOVA MODALIDADE ENTRE JOVENS ESTUDANTES.

O ser humano enquanto jovem está propenso a uma gama de problemas, tanto a nível biológico, quanto psicológico e social. O distanciamento ou a falta da inserção de locais educativos apropriados para sua faixa etária contribuem grandemente para o avanço das mazelas biopsicossociais inerentes a esta idade, posto que, o jovem, infelizmente em nossa sociedade é visto como um ser improdutivo ou incapaz.

Esta pesquisa tem o objetivo Investigar qual o motivo que leva os estudantes a praticarem agressão seguida de crime no âmbito escolar causando pânico para a toda sociedade? 

O olhar de estranhamento em relação a esse fenômeno provocou em mim a necessidade de aprofundar a indagação sobre as motivações que estão por trás das agressões e dos crimes. Isto posto, por meio de objetivos específicos procuro: Verificar quais estratégias são desenvolvidas pela escola junto a este aluno para inibir a agressão e o crime no ambiente escolar? Conhecer que benefícios que as atividades oferecem ao aluno no enfrentamento a prática de agressão no ambiente escolar? Compreender quais as principais dificuldades são enfrentadas para inibir a agressão e o crime no ambiente escolar?