África  Raiz Brasileira

Autora: Sueli Aparecida Rangel e Fabiana Alves Moraes Rangel

 Resumo

 Este artigo relata a homenagem e as curiosidades da mãe África. Dia 20 de novembro homenageia e resgata as negras raízes do povo  brasileiro e do povo africano.

Data  esta escolhida por conscindir  com a morte de Zumbi dos Palmares (1695), é dedicada a reflexão sobre a presença do negro na sociedade brasileira, e a importância da cultura africana na diversidade da cultura brasileira.

Este dia também põe em pauta a importância de discutirmos esta temática nas escolas desde as séries iniciais, até as universidades, visto que, a negritude africana faz parte de nossas vidas tanto na escola como na sociedade em que vivemos. com sua cor de pele e seus hábitos e costumes já inseridos em nossa sociedade a mais de 500 anos.

 Introdução

 A inclusão de assuntos ligados à África e ao povo negro na educação de nossas crianças e adolescentes, é uma estratégia para que possamos reconhecer  e respeitar a presença desse grupo na história do povo brasileiro.

Dentre a população brasileira os negros correspondem a 6,8%, isso sem falarmos nos chamados pardos que chegam à metade da população do Brasil.

Hoje a lei obriga  as escolas a ensinarem temas relativos a história dos africanos em nossos currículos, para que nossas crianças, cresçam conhecendo a sofrida história da chegada dos negros em nosso país, bem como, a relevãncia que esta inclusão teve e tem em nossa cultura e religiosidade como um todo.

A contribuição dos negros para a formação do Brasil é visível (só não vê os que não querem enxergar), seja na música, seja na religião, dança, culinária, etc. O fato é que a cultura africana é responsável pela construção da própria identidade brasileira.

Com objetivo de celebrar esta data tão importante ao povo brasileiro e ao povo africano, a Escola Estadual de Ensino Médio e Fundamental “Profª. Mariana Luiza Moreira”, juntamente com seus aluno e professores, organizou algumas atividades culturais que foram realizadas no pátio em socialização com a comunidade escolar, pais e demais funcionários. Acreditamos que a “raça” do negro, em vencer tantos obstáculos ao longo de suas vidas, não deveriam ser homenageados  somente no dia 20 de novembro e sim todos os dias, porque bem sabemos que se manter “vivo” em décadas atrás era para eles uma luta diária e sem trégua.

 Como já disse a diversidade cultural da África contribuiu para uma maior multiplicidade do povo brasileiro.Os próprios escravos eram de etnias diferentes, falavam idiomas diferentes e tinham tradições diferentes.

Essa diversidade de tradições e culturas contibuiu e ainda contribui com uma enormidade de elementos na cultura de nosso povo, como; dança, capoeira, músicas, vestimentas, acessórios, artesanatos, estilos de penteados, culinária e na religião, etc.

Os negros que foram trazidos como escravos para o Brasil, agarravam a suas tradições religiosas como único meio de conservar sua identidade cultural ameaçada pela opressão do poder dominante. No entanto, essa forma de religiosidade entra em contato com outras manifestações da nossa cultura, especialmente pela religião católica vivida em sua forma mais popular, que são as devoções a santos e em sertas religiões, tais como, o espiritismo.

Surgindo assim, as duas mais importantes expressões da religião afro-brasileira que é a Umbanda e o Candomblé.

No folclore "brasileiro" são de origem africana as danças de cateretê, jongo e o samba; e são usados para tais fundamentos, instrumentos musicais como o atabaque, a cuíca, a marimba e o berimbau tão usado nas rodas de capoeira..

Fanado em Capoeira, era uma luta disfarçada em dança, usada pelos escravos para se defenderem dos castigos que sofriam, na época da escravidão. Proibidos de expressarem suas manifestações culturais, introduziam instrumentos musicais fabricados por eles mesmos como forma de despistar os "olheiros" para que pensassem que estavam dançando. No entanto, o que para os castigadores parecia uma dança, uma brincadeira, era na realidade uma luta marcial de defesa dos escravos.

A África também nos influenciou com sua culinária, introduziu o leite de coco em nossos pratos, o azeite de dendê e a essência da pimenta malagueta e da pimenta do reino, entre outros.

Deu ao Brasil o feijão preto, o quiabo, ensinou a fazer o vatapá, caruru, mungunzá, acarajé, angu de milho verde, pamonha, acacá, quibebe, aberém e tantos outros pratos que hoje fazem parte de nossa culinária.

Quanto à medicina, ao chegarem ao Brasil, entraram em contato com os indígenas que foram passando seus conhecimentos sobre as plantas nativas e o papel importante que estas plantas desempenhavam em seus rituais religiosos e de cura.

Pode-se considerar que estas plantas são até hoje, empregadas na medicina popular e nos sistemas de crenças afro-brasileiro, cujo papel é sacro terapêutico como o inhame, café, manjericão, alcachofra , açafrão, etc..

Ainda hoje  a África é tão diversificada como foi a milênio atrás.È o território terrestre que mais tempo foi habitado, alguns historiadores acreditam que foi neste continente que a espécie humana surgiu.

 Com seus atuais 922.011.000 habitantes, a África possui um ambiente cultural cheio de contrastes e de várias dimensões, tanto em seus dialetos quanto em sua religiosidade, habitações, atividades econômicas, etnias e crédulos.

 Nada muito diferente da cultura brasileira que em seus vinte e seis estados também possuem vastas e diferentes manifestações culturais e de linguajares distintos.

Nas escolas e nos livros, no entanto, costumamos apenas a estudar a história vergonhosa da chegada dos africanos no Brasil. História esta que nos relata com riquezas de detalhes a sordidez sofrida por este povo que na maioria das vezes foi arrancado de seus familiares e trazidos de maneira desumana em porões de navios  para serem escravizados como foram aqui no Brasil.

Sabemos que grande parte da cultura africana, á muitos anos foram se empobrecendo, com resultados de negligência e de supressão dos regimes coloniais. Existe um singelo renascimento nas tentativas de redescobrir e valorizar as culturas africanas mais antigas e tradicionais. Cultura estas muitas vezes relacionadas á pobreza rural e de agricultura de subsistência, muito diferente da cultura urbana que é associada a valores do Ocidente, rica e invejada.

Talvez agora depois da copa do mundo (2010), a cultura africana que é caracterizada pela vasta diversidade de valores sociais, recupere sua identidade cultural e deixe de ser constituída de interferência Árabes e do imperialismo Europeu.

 A África é um continente de grande diversidade cultural, que se vê, fortemente ligada à cultura brasileira. Muitos brasileiros também se vêem ligados á África de algum modo. Veja este trecho de um poema abaixo. Ele traduz com muito mais rigor toda a magia e sofrimento do negro africano que ainda hoje expressa sua dor de saudade da pátria MÃE.


...raiz de uma terra tão distante
de uma raça fascinante de um passado sofredor,
um grito ecoa em toda a cidade
é o negro cantando a saudade
que a "terra da vida" deixou...

 Os africanos prezam muito pela vida e pela natureza, acreditam que só respeitando a natureza e a vida humana, evitaremos a punição pelos espíritos com mortes, doenças,secas, enchentes, pestes etc.

Esta é a África que poucos conhecem.

Considerações finais

 Vale a pena percorrer  a Internet e fazer uma jornada de leitura sobre a mãe África.Em cada link todos tentam fazer um breve resumo (que é quase impossível), sobre este continente tão rico em suas cores, alegria, hábitos e costumes.

No entanto, neste artigo, tento mostrar a cada leitor, as maiores influências africanas em nossos hábitos e costumes.É importante lembrar que o Brasil tem a maior população de origem Africana fora da África, e por isso, a cultura africana e tão importante e exerce tão grande influência em nossa cultura como um todo.

É claro que a cultura afro-brasileira é resultado também das influências Européias e indígenas mas, a cultura africana predomina até hoje, por mais de 500 anos.

Somente em 2003 com a lei nº 10.639, o governo brasileiro passou a exigir que as escolas de ensino fundamental e médio incluíssem em seu currículo, a história e a cultura afro- brasileira.

Como disse é quase impossível resumir o continente africano de tão vasta que é sua cultura e influência pelo mundo. Incrível, ainda hoje são descobertos novos cultos e rituais praticados por tribos mais afastadas. È ou não é a África um país que poucos conhecem?

 REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICA.

 BARNES,Leonard. Áfrican Renaissanse , Londres, 1969

 WIKIPÉDIA, África. em.wikipedia.org/wiki/África

 Diversas Fontes da Internet : Brasiescola/cultura-africana.com.br, Cultura mix.com, africanasraizes.com.br, entre outros.