Nunca como nos dias atuais o tema meio ambiente foi tão citado e discutido, nas mídias atuais. Temos uma enorme quantidade de pessoas engajadas no tema como nunca visto antes, tanto que hoje é obrigatoriedade nas escolas e faculdades de qualquer lugar do planeta. Mas não é uma questão tão nova assim, pois já foi levantada por pessoas a quarenta anos atrás, mas se tinha uma visão romântica demais e era tido com tema de hippies e muitas vezes rotulado assunto de drogados, doidos que ficavam “viajando” demais para se levar a sério.  

      Mas muitas décadas depois, por conta do consumo excessivo dos recursos naturais, emissão de poluentes, produção de lixo e desmatamento que estão cada vez mais reais e destrutivos, e o que era apenas idealismo distante estão cada vez mais batendo em nossa porta e preocupando pessoas que tem o mínimo de bom senso. Muitas pessoas se perguntavam antigamente qual o futuro que deixaríamos para nossos filhos, mas será que deixaremos esse futuro chegar?

      Voltando aos dias atuais a palavra da moda, em noticiários, jornais, faculdades e até em conversas de bar, é a tal da sustentabilidade, mas afinal o que é isso de verdade. Pois muito se fala de ser sustentável e poucos sabem o verdadeiro conceito da palavra. Afinal o que é sustentabilidade?O que é ser sustentável?         Teoricamente o termo “sustentável” tem origem do Latim: “sustentare”, que significa sustentar, favorecer e conservar. Mas e na pratica o que sustentamos, favorecemos ou conservamos?  E nessa prática a palavra sustentabilidade começou a ficar famosa a partir da Conferência das Nações Unidas sobre o Meio Ambiente (UNCHE), em junho de 1972 em Estocolmo, sim coincidentemente na mesma época em que os hippies andavam aos montes pelo planeta e tocavam em Woodstock. A partir desse evento, que foi o primeiro encontro mundial promovido para debater assuntos relacionados ao meio ambiente e procurar soluções para se preservar o futuro da humanidade, que o conceito sustentabilidade começou a ganhar status de tema importante. Outro evento de extrema importância para o tema foi a Conferência sobre o Meio             Ambiente e Desenvolvimento realizada em 1992 no Rio de Janeiro, que ficou mundialmente conhecida como ECO 92. A partir de então a expressão sustentabilidade ganhou dimensões nunca antes vistas ao redor do globo terrestre.            

       Na prática o termo sustentabilidade está definido como a capacidade que o indivíduo ou determinados grupos de pessoas se relacionam com um ambiente sem causar impactos negativos a ele.        A sustentabilidade está diretamente ligada a sociedade de um modo geral, sem que ela cause impacto no meio em que vive, e é através dela que os recursos naturais são usados de forma inteligente, de maneira que sejam preservados para as futuras gerações. Um conceito amplo de sustentabilidade está associado a novas soluções, caminhos e planos que busquem práticas sustentáveis na vida de cada pessoa individualmente e consequentemente no coletivo. Mas será que a palavra sustentabilidade está ligada somente a natureza? Para sermos sustentáveis não devemos ter uma boa educação e uma boa dose de cultura? Sem falar que ela deve ser economicamente viável principalmente para as empresas que geralmente são as que causam maior impacto ao meio ambiente e consequentemente na vida de todas as pessoas, ou deixaremos toda a luta apenas para os antigamente rotulados ecologistas, que vieram depois dos hippies, e era dado a eles o papel de lutar pela natureza, isso nos leva a crer que o termo esta ligado diretamente a todas as áreas de nossas vidas, e é ai que entra o conhecimento.