Durante muito tempo, saúde era definida apenas como a ausência de doenças. Hoje, segundo a Organização Mundial de Saúde(OMS), é a situação de perfeito bem-estar físico, mental e social.

Significa que saúde está diretamente ligada a qualidade de vida, que também envolve o bem espiritual, mental, psicológico e emocional, além de relacionamentos sociais, como amigos e família.
Mas o que isso quer dizer? Não adianta apenas fazer seus exames e estar dentro do parâmetro considerado normal, pois o conceito de saúde é muito mais amplo, visto que se outras áreas não estiverem em harmonia, certamente afetarão o seu corpo. Um exemplo simples é a famosa gastrite nervosa(o nome correto é gastrite aguda), que pode ser desencadeada por fatores psicossomáticos, sendo muito influenciada por estados de estresse e ansiedade, mostrando como o lado emocional pode afetar o físico.

Ao falar em qualidade de vida muitos confundem com padrão de vida, pensando em casas, carros e outras coisas geralmente ligadas ao que o  dinheiro pode proporcionar. É comum pessoas terem um bom padrão de vida, mas com sua qualidade deixando a desejar.

Exemplos disso são alguns profissionais da própria saúde, que deveriam ser o espelho de seus clientes e pacientes. Profissionais acima do peso, fumantes, que trabalham exageradamente, sempre em busca de um melhor padrão de vida e deixando a qualidade em segundo plano.

Qualidade de vida não tem nada a ver com conforto, mas com a quantidade de experiências positivas que você experimenta, ainda que viva de maneira não muito confortável. É a riqueza que está em coisas mais importantes do que dinheiro, como experimentar relacionamentos enriquecedores e gratificantes, conquistar bons amigos, alcançar sucesso na carreira, formar uma família feliz e aproveitar ao máximo a existência. Está numa vida longa e saudável, física e espiritualmente, agir com honestidade em relação aos outros e a si mesmo e adotar crenças e valores sólidos. Está em manter e transmitir energia positiva, direcionando a todas as decisões tomadas, em todos os momentos.

Quando desprezamos a nós mesmos, punimos também nosso corpo num processo de autodestruição.

Saúde não é exatamente ter um corpo sarado, pele bonita e boa aparência, é ir além e se manter equilibrado em todos os pilares da vida, não cuidando apenas daquilo que os outros podem ver, mas principalmente daquilo que apenas nós mesmos conseguimos enxergar e muitas vezes ignoramos, nos preocupando somente com o externo e com o que queremos que vejam ou pensem que somos.

Pratique exercícios, cuide da alimentação e da saúde física, mas atente também para aquilo que ficará doente se não tiver os cuidados necessários. Não somos apenas um conjunto de órgãos e sistemas funcionando em conjunto. Existe algo além disso que controla toda essa máquina e define o que somos, afetando seu funcionamento direta ou indiretamente. Nossa saúde física e beleza exterior começam de dentro para fora, e o remédio para os males da alma tem um único nome: VOCÊ.

Por Nilo UltraShop

https://www.facebook.com/nilo.ultrashop

https://www.ultrashopsuplementos.com.br