AFINAL O QUE É CULTURA?

Etmologicamente o termo cultura vem do latim que significa cultivar o solo, cuidar. É um conceito inicialmente estudado pelos antropólogos no sentido de designar o todo complexo e metabiologico criado pelo homem.
Nesse sentido, refere-se às praticas e ações sociais que seguem um padrão determinado no tempo e espaço. Refere-se, também a crenças, comportamentos, valores, instituições, regras e normas que permeiam a identificar uma sociedade.
Podemos perceber duas concepções básicas de cultura : a primeira concepção remete a todos os aspectos de uma realidade social do ser humano, ou seja, diz respeito a tudo aquilo que caracteriza a existência social de um povo ou nação. A segunda refere-se mais especificamente ao conhecimento, as idéias e crenças de um povo, assim como as maneiras como elas existem na vida social.
No entanto, ambas as concepções aqui apresentadas levam muitas vezes a que se entenda a cultura como uma realidade estanque, parada, isso pode acabar levando a que se pense a cultura como algo acabado, fechado, estagnado.
A partir do exposto, defendemos a concepção de que as culturas humanas são dinâmicas e que a principal vantagem de estudá-las é por entendermos que ela faz parte dos processos de transformações que passam as sociedades contemporâneas.
Então, podemos definir cultura em varias formas: cultura enquanto uma dimensão do processo social, da vida de uma sociedade, cultura enquanto uma construção histórica, seja como concepção, seja como dimensão do processo social, cultura enquanto território atual das lutas sociais por um destino melhor. Assim, discutir sobre cultura implica sempre discutir o processo social ? histórico e político bem concreto.
A principal característica da cultura é o chamado mecanismo adaptativo, ou seja, a capacidade de responder ao meio de acordo com mudança de hábitos. Alem disso, a cultura também é considerada um mecanismo cumulativo, nessa visão as modificações trazidas por uma operação possam a geração seguinte, de modo que a cultura transforma-se perdendo e incorporando alguns aspectos importantes.
Seguindo ainda a idéia de cultura como algo dinâmico, como mecanismo adaptativo e cumulativo, podemos entender que a cultura sofre mudanças. Traços se perdem, outros se adicionam.
Nesse sentido, podemos identificar três aspectos básicos que permitem a mudança cultural: a intervenção ou introdução de novos conceitos, a difusão de conceitos a partir de outras culturas, a descoberta que é um tipo de mudança cultural originada pela revelação de algo desconhecido pela própria sociedade e que ela decide adaptar.
Toda mudança acarreta normalmente uma resistência, visto que os aspectos da vida estão ligados entre si e a alteração mínima de somente um desses aspectos, pode ocasionar efeitos em todos os outros. Por outro lado, essa resistência a mudança pode representar uma vantagem, no sentido de que somente modificações realmente proveitosas e significativas, serão adotadas por um individuo ou sociedade.
Podemos identificar grande diversidade cultural em nossa sociedade contemporânea, isso nos permite iniciarmos uma reflexão sobre como tratar essas diferentes dimensões culturais de uma sociedade, levando em consideração a importância dos meios de comunicação de massa, as lutas de classes sociais, os saberes populares e eruditos, e as mudanças sociais, entre outros aspectos que influenciam direto ou indiretamente na cultura de um povo.