Afinal, dinheiro traz ou não FELICIDADE?


O dinheiro – em si mesmo – tem seu valor atado ao que ele pode nos oferecer. Exemplo disso é um homem solitário, com cinco milhões de dólares, perdido no meio do deserto do Saara. Melhor seria que ele tivesse 5 tonéis de água pura. Bem relativo, não é?

Mas falando do nosso dia-a-dia, no meio urbano, o dinheiro se mostra um INSTRUMENTO de acesso a quase tudo, a ponto de comandar a ocorrência (ou não) de fatos intangíveis, como o sobe e desce da Bolsa de Valores, onde pessoas compram e vendem algo que nunca viram, apenas sabem que existe.

Então temos de convir: é muito difícil ficar sem “grana” diante das necessidades, algo que experimentei em algumas ocasiões na vida. Posso mencionar duas delas aqui: a primeira, na minha infância, em razão de eu ser órfão (de pai) e bastante pobre. A outra, já em melhor situação, em minha estada na Europa – fazendo Mestrado – quando sofri pela ausência de câmbio na Alemanha.


O suprimento de dinheiro se torna, assim, algo crucial, e mesmo Jesus mandou seu discípulo pescar um peixe – em cuja boca havia uma MOEDA – para cumprir a obrigação dos impostos, paga em DINHEIRO
( Mateus 17: 24-27).

Aqui se afiguram DUAS realidades:

    1) o dinheiro é necessário e útil, mas não pode “MANDAR” na nossa existência, pois isso nos leva para o mal (I Timoteo 6:10);
    2) o provimento deste numerário nasce na confiança em Deus.

É possível que – hoje – você nem seja muito preocupado com o amor ao dinheiro. Pode ser que você até gaste um pouco além da conta e, por isso, fique meio “duro” no final do mês. Por tal motivo, você esteja mais interessado no segundo ponto dito acima: provimento de dinheiro.


Davi foi um pastor que chegou a ser o MAIS famoso REI de ISRAEL, e ele tinha uma posição a respeito do suprimento que precisamos:

FUI MOÇO, E AGORA SOU VELHO, MAS NUNCA VI DESAMPARADO O JUSTO, NEM SUA DESCENDENCIA A MENDIGAR O PÃO”. (Salmos 37:25).

E quem é o justo? Você pode se perguntar: eu sou justo?


Ser justo não significa ser perfeito, pois nós – homens – não temos esta capacidade. Ser justo quer dizer respeitar a Deus e as suas propostas acima de tudo. E a maior proposta divina é a CONSTRUÇÃO de um REINO ETERNO.

Apoiar e buscar esse Reino significa SUPRIMENTO DIVINO, ou seja, dinheiro na hora e lugar necessários:


BUSCAI ANTES O REINO DE DEUS, E TODAS ESTAS COISAS VOS SERÃO ACRESCENTADAS.” (LUCAS 12:31).

Tudo isso pode parecer meio ilusório para alguém que está hoje na maior penúria financeira, mas eu digo – por experiência pessoal, pois era mais pobre que muitos na minha infância – que tive sustento pela confiança em Deus, superando as adversidades, e hoje só tenho a agradecer.

Esteja certo que as palavras de Paulo se aplicam a mim e a qualquer um de nós, hoje e sempre:

O MEU DEUS, SEGUNDO AS SUAS RIQUEZAS (E OLHA QUE ELE É RICO), SUPRIRÁ TODAS AS VOSSAS NECESSIDADES EM GLÓRIA, POR CRISTO JESUS”. (FILIPENSES 4:19).



Texto de autoria de Pastor Elcio Lourenço. Pastor desde 1968.
www.pastorelcio.com