Há cerca de 19 anos atrás, poucos sabiam o que de fato era a Índia. Quanto ao turismo, antes desse período, era divulgado apenas  como um destino pobre, místico e de preço demasiadamente distante da realidade dos brasileiros, que, em sua maioria, nunca puderam pagar. Só no início da abertura da globalização na Índia (mesmo período de globalização no Brasil) em meados de 1990,é que as primeiras informações reais começavam a circular no Brasil e após esse período, o destino Índia chamou a atenção da imprensa de turismo, que assumia a responsabilidade da inclusão ou exclusão de suas pautas, nas respectivas redações.  As informações referentes à Índia, em geral, e sua real importância para o mundo , começaram de fato a chegar ao Brasil como pauta dos Jornais , durante o primeiro governo, do então presidente Fernando Henrique Cardoso que mencionava acordos comerciais entre o Brasil e a Índia .

A mão de obra tecnológica indiana, é um exemplo  para o mundo, nas soluções de informática. A cidade de Bangalore, no sul do país, diga-se de passagem, muito bonita e próxima da cidade turística de Mysore , é conhecida por seus  belos jardins e palácios dos antigos Marajás, é um eldorado para os profissionais da computação.

Destaca-se também a literatura própria, a medicina ayiurvédica, indústria farmacêutica, artes (dança, música e cinema), astrologia,meditação, além de ser o país com o maior número de PHDs no mundo inteiro (doutorado e pós doutorado) e com a maior diversidade de idiomas e religiões. Cada estado tem uma língua diferente, além dos idiomas oficiais que são o inglês e o híndi e em alguns muitos estados o marata.

Do ponto de vista turístico, é  um verdadeiro cenário de filme. A Bolywood indiana (nome popular já  em  quase todo mundo) é a maior produtora mundial  de cinema em filmes de série. O turismo, é bem diversificado, surpreendentemente o caderno de viagem do Estado de São Paulo veiculou uma matéria em 28/04/2009  incluindo Goa (antigo estado indiano colonizado pelos portugueses), informando que Vasco da Gama desembarcou  em 1498 no Fort Cotchin. É questionado por alguns  leitores indianos residentes no Brasil, se de fato foi nesse local, pois os mais velhos residentes na Índia, que possuem publicações antigas, tem como referência  que Vasco da Gama desembarcou em Calicute e daí surgiu o ditado histórico "Quando Vasco da Gama descobriu as Índias". Agora antes que os leitores perguntem o que há na Índia para se ver em termos turísticos? Segue a resposta como dica de viagem: Informe-se de preferência com quem é do local, ou conhece bem o destino para  que você se sinta seguro do que irá encontrar e certo de que irá gostar.

Por Maria Paula Verediana   Miranda, brasileira naturalizada, de origem indiana, Máster em Administração de Negócios e proprietária da MPVMeventur , agência de viagens, eventos e turismo.  Maiores informações com a autora através do link contato do site da www.mpvmeventur.com.br