Maria Helena de Oliveira
Psicopedagoga pelo Unasp campus de Engenheiro coelho ? SP.
[email protected]

Sob orientação da Profª Drª em Psicologia da Educação Marinalva Imaculada Cuzin
[email protected]

Resumo:

Esse artigo apresenta a discussão de algumas questões que envolvem a importância da compreensão dos aspectos afetivos e sociais em crianças no período de adaptação em creche, uma vez que são dimensões de extremamente saliência para desenvolvimento e formação da criança que reflitirá na vida adulta. Traz enquanto fundamentação, importantes teóricos sobre o assunto onde conceituam o estudo com objetividade e clareza sobre a relevância do tema. Também por intermédio de relato de experiência através de observação direta da pesquisadora, seguido de uma breve análise sobre uma olhar psipedagógico e a importância deste profissional enquanto interventor desse processo, como agente capaz de contribuir para a transformação da sociedade a desfrustar de uma qualidade de vida plausível de acordo com realidade de cada um. Portanto, foi constatada através das fontes bibliográficas consultadas e das observações diretas que é de fundamental importância a atuação psicopedagógica competente na Educação Infantil. Palavras?chave: período de adaptação, aspectos afetivos e sociais, importância da atuação psicopedagógica.

Introdução

As crianças durante muitas décadas foram alvo de todo o tipo de abusos, maus tratos, causados na sua maioria pelos próprios pais, que seguiam o modelo de educação estabelecido pela a sociedade, através da forte influência religiosa e política que na época impunha seus interesses dominantes e autoritários; onde incentivavam e apoiavam todos os tipos de castigos contra as crianças, que eram consideradas como pestes e criaturas importunas e insignificantes, independentes de sua classe social. Esse descaso e violência com o infanto culminou em mortandade desenfreada de muitas crianças em todo o mundo, principalmente os filhos da classe trabalhadora, que anos depois acarretou uma falta enorme de mão-de-obra para o trabalho nas indústrias e soldados para defender os interesses do Estado e da Igreja decorrentes da guerra.

Diante desse contexto surge um olhar voltado para o cuidado com a criança, para amenizar a futura ausência de adultos para repor a sociedade. Mas, essa visão se limitava apenas a alimentação e abrigo com o surgimento da primeira creche, onde funcionavam como um depósito de crianças abandonadas ou deixadas pelas mães enquanto trabalhavam nas indústrias. Porém, a violência predominava como regra de educação, sem levar em conta as outras necessidades dos infantos, principalmente os seus sentimentos afetivos e de relacionamento social. Atualmente, com o reconhecimento da LDBN 9394/96 as creches passaram a fazer parte do sistema de Educação Básica do Brasil, que visa o desenvolvimento integral e harmônico da criança, isto é, que abrange todos os aspectos: Físico, mental, espiritual e principalmente o lado afetivo e social que será abordado nesta pesquisa, com a seguinte inquietação será que na realidade, esses aspectos alvos dessa investigação, estão sendo empregados como garantia ao desenvolvimento das crianças de forma benéficas pelas instituições infantis? Será que ainda continuam sendo ignorados na prática? Em vista do exposto, esse tema indaga as principais interferências afetivas e sociais que podem ocorrer em crianças no período de adaptação na escola pública infantil recentemente inaugurado no município de Engenheiro Coelho-SP. Conceitua alguns fatores de relacionamento entre criança/instituição/família e alguns aspectos que possam interferir para o desenvolvimento afetivo/social de crianças no período de adaptação, com sugestões dentro de uma perspectiva psicopedagógica. Assim, essa pesquisa aborda assuntos que podem contribuir positivamente com a qualidade do processo da Educação Infantil brasileira.