Resumo
A afetividade é um fator de grande importância na vida de qualquer ser humano, e deve estar presente em todas as relações sociais em que estamos inseridos. A família como sendo o primeiro meio social vivido por nós precisa estar firmada em uma boa relação de afetividade a fim de proporcionar um desenvolvimento saudável, para que se consiga interagir em outras relações sociais. A escola deve ter como objetivo a construção do sujeito ativo, com pensamento critico e desafiador do próprio conhecimento e de novos a ser aprendidos, não deixando de lado seu papel social, de integração e respeito, demonstrando carinho e atenção aos alunos, juntamente com a família.
Palavra-chave: afetividade, família, escola
ABSTRACT
The affection is a major factor in the life of any human being, and must be present in all social relations in which we operate. The family as the first social environment experienced by us must be signed in a good warm relationship to provide a healthy development, so that they can interact in other social relationships. The school should aim to build the active subject, with critical thinking and challenging one's own knowledge and new to be learned, leaving aside their social roles, integration and respect, showing affection and attention to students, along with family.
KEY-WORD: affection - family ? school

Introdução
É mais do que provado que todo ser humano precisa de amor, cuidado, respeito, interação social para se desenvolver e crescer física, emocional e intelectualmente. A família como primeira relação social, precisa constituir essas características. Costumamos dizer, baseados em vários estudos e pesquisas realizadas a esse respeito, que a família é a base na vida do ser humano. Partindo desse pensamento posso afirmar com certeza que uma pessoa que nasce e vive em uma família sem estrutura emocional, fatalmente terá problemas de relacionamento no futuro interferindo no crescimento intelectual, pois quem não consegue se relacionar não abre espaço para o aprendizado, ficando sempre a margem da sociedade. Vemos um número crescente de pessoas cada vez mais vivendo isoladas, só pensando em si mesmo, não se importando com os que estão à sua volta, trabalham, estudam e mesmo quando estão em ambientes de diversão, ficam alheias as pessoas que estão à sua volta querendo sempre levar a melhor em tudo.
Até mesmo as crianças quando entram na escola não sabem respeitar os amigos, professores, monitores, porque já crescem aprendendo que não devem confiar e nem respeitar o outro, vivemos uma grande disputa sem prêmio, nem pódio, a sociedade caminha para um lugar de solidão sem amor, sem relacionamentos afetivos, sem confiança mútua. Crianças já nascem e logo vão para escola, desde pequena, os pais saem pela manhã, e retornam no fim do dia num circulo vicioso, dia após dia preocupado em prover o "melhor" a sua família. Muitas famílias de hoje se resumem em pai, mãe e um filho, ou uma grande família onde não existe um pai ou mãe, a avó é quem cria netos de mais de um filho, sendo uma família de primos e avós, e não que falte amor, mas pode deixar a desejar a transmissão de valores, pois os avôs representam alegria na vida de uma criança e não se sentem confortáveis em cobrar, pois acabam ficando penalizados pela falta dos pais e sendo assim não colocam muitos limites. Hoje vemos se formar um novo modelo de família, que são de casais homossexuais, e isso já é realidade em algumas famílias com muito amor, com dois pais ou duas mães. De um lado diríamos que não pode haver valores morais em uma família dessa natureza, mas por outro diríamos que seria melhor essa família com amor do que a criança ficar triste em orfanatos. Ainda poderíamos afirmar que muitas vezes é melhor uma casa de abrigo ou orfanato do que uma família onde reina violência, desunião, fome maus tratos. Portanto a afetividade é primordial na vida de uma pessoa independentemente o tipo de família em que está inserida.
A escola é outra ou até mesmo a próxima relação social vivida pelo ser humano, nos dias de hoje tão próxima e essencial em nossas vidas. Como já disse anteriormente as crianças ingressam cada vez mais cedo nas escolas. A maioria delas passa o dia todo na escola, ficando mais com profissionais e educadores do que com os pais e familiares, e em alguns casos nem vêem os pais durante a semana de trabalho, pois já chegam a sua casa dormindo e os pais saem antes mesmo que elas acordem para mais um dia de trabalho. Esse distanciamento causado pelos dias atuais faz com que muitas crianças não tenham referências em suas casas ficando os professores como seus modelos de vida e valores. Os pais por sua vez não percebem o que esta acontecendo em sua família e julgam estar sempre fazendo o melhor. As escolas sofrem com esse novo modelo de aluno e não sabem se educam para a vida de forma a transmitir valores ou se educam formalmente, pois essas crianças não se sentem preparadas e na verdade não estão para receber outros conhecimentos já que não conseguem se concentrar, é preciso que os educadores tenham muito mais do que conhecimentos a oferecer, devem pensar em uma nova forma de oferecer esses ensinos, pois as crianças já se articulam e querem muito mais que saber e gramáticas, querem atenção, afeto que não recebem dos seus familiares por não terem tempo de ficar juntos, dialogar trocar informações e aprenderem uns com os outros. Antigamente íamos à escola apenas pra aprender conhecimentos formais cabendo a nossos pais uma educação cultural, de valores e princípios religiosos. Passávamos mais tempos com nossas famílias do que na escola e cabia a cada um uma função diferente. Os professores eram quase que idolatrados, as meninas sonhavam em crescer para ser professora tendo como modelo as das series iniciais.
Não é uma tarefa fácil, mas a partir do conhecimento da existência desse novo modelo de aluno os professores e a escola como um todo, devem ter em mente uma maneira de contornar toda a situação para cumprir seu papel, devendo trazer os pais para participação efetiva da vida de seus filhos, promovendo ações de integração da família com a escola na intenção de fazer com que as crianças unam conhecimentos, valores, afeto, amizade, aprendizado e cresçam intelectualmente e emocionalmente saudável, participantes, desenvolvendo um pensamento critico consciente de seus direitos e deveres como cidadão.
A união família escola é hoje primordial para os novos estudantes e filhos, os conhecimentos devem ser unidos para proporcionar um crescimento emocional, e intelectual dessas pessoinhas que vão cuidar do futuro do mundo. Cabe aos pais e professores a criação dos futuros "donos" do mundo, são eles que vão continuar a fazer o bom e o ruim que fazemos e ensinamos hoje. São eles que vão cuidar da nossa velhice e criar novos seres humanos para os futuros alem.
Família e escola é que são os responsáveis por quem vai exercer os papeis de pais, professores, presidentes do mundo futuro.
Metodologia
Este estudo caracteriza-se como pesquisa bibliográfica dissertativa pelo motivo que recorreu ao uso de materiais como livros, revistas, artigos, publicações avulsas e imprensa escrita. Os dados levantados na fundamentação teórica trazem reflexões, argumentações, interpretações, análise e conclusões de autores, a partir, deles, busca-se uma correlação com a realidade do tema em estudo.
Conclusão
Ao propor uma reflexão sobre: afetividade, família e escola as relações e as contribuições para o êxito escolar dos alunos, percebe-se que essa relação está atualmente confusa, pois a família não está cumprindo seu papel e sobrecarregando a escola. Valores estão sendo esquecidos ou até mesmo ignorados, pois sabe-se que a função da família independente de sua formação, é dar apoio, afeto e segurança a criança, para que a mesma sendo estruturada tenha capacidade de enfrentar os desafios da vida e que estando em formação seja futuramente um cidadão consciente crítico e autônomo desenvolvendo valores éticos, espírito empreendedor capaz de interagir no meio em que vive. Mas essa relação Família e Escola constatam-se que é tarefa primordial tanto dos pais, como também da escola o trabalho de transformar a criança imatura e inexperiente em cidadão maduro, participativo, atuante, consciente de seus deveres e direitos, possibilidades e atribuições.
Assim, apesar dos desafios que a escola enfrenta como a tamanha dificuldade atual que os professores possuem com alunos desmotivados, desinteressados e sem condições de se manterem concentrados nas aulas, a importância de seu papel na formação do individuo é indispensável e precisa de profissionais qualificados para intervir trabalhando juntos pára lidarem com as dificuldades que os alunos enfrentam e sentem por parte da escola a necessidade e o desafio de integrar-se com a família desses seres, pois ambos, escola e família constituem dois contextos de desenvolvimento fundamentais para a trajetória de suas vidas, e é necessário a aproximação de ambos para o progresso de ensino e aprendizagem.

Referências Bibliográficas.

Fonte: http://www.webartigosos.com/articles/3655/1/Escola-E-Familia-Uma-Relacao-De-Ajuda-Na-Formacao-Do-Ser-Humano/pagina1.html#ixzz12vZ3J300

Fonte: http://www.sciclo.br/sciclo. php?script=sci_arttcxt&pid=S0103-3X2007000100003&lng=cs&nrm=isso

Fonte: http://www.artigoregional.com