Evasão por falta de Afetividade

Sozinho diante de um computador, várias atividades para elaborar, prazos apertados, dúvidas sobre o que realmente está sendo solicitado para a realização da tarefa, estes são apenas alguns dos problemas que ocorrem com grande frequência nos cursos a distância, e geram por consequência a evasão.
Então o que professores e tutores podem fazer para pelo menos minimizar os efeitos desses problemas comuns a muitos alunos nos cursos Ead? Várias pesquisas apontam para afetividade como uma ferramenta eficaz e um reforço positivo, para manter o aluno motivado a perseverar na construção de saberes e, por conseguinte, concluir o curso.
É comum aos cursos virtuais o uso de ferramentas que permitem uma interação de alunos: fóruns e chats. Porém, o uso destas apenas como um meio de realizar atividades, sem planejamento ou principalmente uma participação efetiva dos tutores, não contém a afetividade, gerando ao discente um sentimento de abandono.
Para entender como a efetividade é importante para um curso EaD, e uma poderosa ferramenta contra a evasão, precisamos conceituá-la como encontrada no dicionário Aurélio (2004):
"Conjunto de fenômenos psíquicos que se manifestam sob a forma de emoções, sentimentos e paixões, acompanhados sempre da impressão de dor ou prazer, de satisfação ou insatisfação, de agrado ou desagrado, de alegria ou tristeza".

A Escola Técnica Federal do Rio Grande do Sul divulgou uma pesquisa sobre os motivos que levam a evasão na educação à distância, e concluiu que é fator critico para o sucesso do curso, o diálogo entre todos os participantes. Este trabalho demonstrou que, a solidão e a falta de interação entre os educando e os educadores e entre os próprios alunos pode levar a um abandono ainda mais acentuado dos estudos, na ordem de 30%. (FAVERO, 2006, p.2).
Em um curso a distância é fundamental a troca de informações entre tutores e alunos, não de uma forma coletiva, mas uma individualização do dialogo, o aluno perceba que é respeitado e os elementos que fazem parte do processo demonstram interesse e atenção para com ele, isto com certeza ira motivá-lo e principalmente o fará sentir que ele é parte integrante da construção da relação educativa. Paulo Freire em sua sabedoria impar nos mostra o valor do diálogo:
Não há comunicação sem dialogicidade e a comunicação está no núcleo do fenômeno vital. Nesse sentido, a comunicação é vida e fator de mais-vida. Mas, se a comunicação e a informação ocorrem ao nível da vida sobre o suporte, imaginemos sua importância e, portanto, a da dialogicidade, na existência humana no mundo. Nesse nível, a comunicação e a informação se servem de sofisticadas linguagens e de instrumentos tecnológicos que "encurtam" o espaço e o tempo. A produção social da linguagem e de instrumentos com que os seres humanos melhor interferem no mundo anuncia o que será a tecnologia (FREIRE apud FAVEIRO, 2004, p. 3).

A afetividade em qualquer modalidade de ensino é preponderante para a construção da relação de afeto e principalmente de confiança entre os atores da construção de saberes, no ambiente virtual então é fundamental, pois o aluno de um curso a distância já se sente sozinho e abandonado, e precisa ser cativado a continuar e perseverar na continuidade de seus estudos.
Concluindo este breve estudo, podemos ter a certeza que a afetividade é o fator principal para manter o aluno motivado e disposto a desenvolver continuamente suas atividades e tarefas propostas, evitando-se assim a falta de motivação e conseqüente evasão do curso. Para tanto, todo curso, antes de se preocupar com o conteúdo, ferramentas e atividades a serem desenvolvidas, deve-se preocupar com a responsabilidade do tutor/professor em cativar seus alunos, desenvolvendo um diálogo aberto e individual, construindo assim uma relação afetiva e duradoura, não só até o término do curso.

José Angelo Justo Alvarez

Referências Bibliográficas
MENDES, Carlos O. S., SÁ, Cristiane F., A Influencia da Afetividade como Fator de Contribuição para Redução da Evasão, Itajubá: UNIFEI, 2008.

ALMEIDA, Rute, Docência e Afetividade, Porto Alegre: UFRGS,2009

DICIONÁRIO AURÉLIO, Novo Dicionário da Língua Portuguesa. Editora Nova Fronteira. 1 cd-rom, 1994