O transtorno afetivo pode causar alguns danos nos alunos como por exemplo solidão, ansiedade. Para entener a efetividade é necessário compreendermos alguns elementos do mundo psiquico: as representações, as vivências, asreações vivenciais e os sentimentos experiências vivenciadas no decorrerda nossa vida ficarõ marcadas no nossoconsciente.
Teremos lembranças de nossos atos e sentimentos, lembraremos não apenas e nossas experiências de vida, mas também se elas forem agradáveis ou não.
É muito dificil apessoa equilibrar controle e liberdade, com aquilo que está vivenciando, pois a mesma terá que ter um controle da situação.
Nessa hora é muito importante a pessoa conhecer asi própria e seus limites para que assim possa atingir com sucesso.
A escola tem participação nesta etapa de uxiliar no potencial que cada aluno possui estimulando suas habilidades e subtrair suas limitações.
Há uma série de fatores que o aluno deve atingir e ele irá encontrar alguns obstaculos para superar: a professora junto ao aluno irõ trabalhar a frmaão inteectual que valoriza mais o conteúdo, o intelecto, a razão. O professor consegue teruma visão mais ampla da situação e assim consegue ter uma abertura maior com o aluno na parte afetiva.
Alguns educadores conseguem transmitir equilibrio,calma dentro da sala de aula gerenciando bem suas emoções, opiniões dos outros e assim ter um bom relacionamento os alunos e ensinando a respeitaras opiniões dos outros assim eles fazer com que os alunos tenham uma mente mais aberta para diversas opiniões e críticas. Pois na maioria das vezes os alunos por não terem a mesma opinião entram em contraditório.