Aeroporto

Inaugurado em 1936, o aeroporto Santos Dumont veio de uma necessidade em atender as demandas da época. Como sua área foi aberta para comportar aparelhos de maior porte, ele se tornou o primeiro aeroporto civil do Brasil. Mais de 40 anos depois, houve uma reforma na infraestrutura, pois as demandas só cresciam e já na década de 80 passavam por ali mais de um milhão de passageiros por ano.

A área escolhida foi a Ponta do Calabouço, local em que já atracavam os hidroaviões, sendo assim foi construído o terrapleno destinado a pousos e decolagens de aeronaves. A construção adentrou o mar, além disso, o aeroporto Santos Dumont está localizado entre dois importantes pontos da capital que são o Pão de Açúcar e a Ponte do Rio Niterói.

O nome do aeroporto se deve a uma homenagem ao aviador brasileiro, Santos Dumont, que marcou a história ao fabricar um dos primeiros aviões, tendo recebido do Presidente Getúlio Vargas o título de “Pai da Aviação”. No ano de 1998 um incêndio destruiu o terminal, no entanto, sua reconstrução ocorreu em tempo recorde e 180 dias depois ele já estava operando novamente. Nos anos que se passaram houve diversas reformas e ampliações, mas em 2004 os vôos de longa distância foram remanejados para o Aeroporto Tom Jobim/Galeão.

Sua estrutura conta com um pátio para aeronaves com área de 95.800 metros quadrados, um terminal de passageiros que comporta milhões de pessoas por ano e para isso, com diversas lojas e serviços para maior comodidade do público. São restaurantes, livrarias, lanchonetes, lojas, lan house, bancos, caixas eletrônicos, táxis (especial e comum) e para os que optarem por alugar um carro, lojas de locação de veículos. Além disso, com o grande fluxo de passageiros, o local possui um estacionamento com 1.042 vagas, que trazem maior comodidade a cerca de 8,5 milhões de pessoas que passam pelo terminal de passageiros do aeroporto anualmente.