Aeroporto Santos Dumont
 
Aeroporto Santos Dumont
 

Inaugurado em 1936, o aeroporto Santos Dumont veio de uma necessidade em atender as demandas da época. Como sua área foi aberta para comportar aparelhos de maior porte, ele se tornou o primeiro aeroporto civil do Brasil. Mais de 40 anos depois, houve uma reforma na infraestrutura, pois as demandas só cresciam e já na década de 80 passavam por ali mais de um milhão de passageiros por ano.

A área escolhida foi a Ponta do Calabouço, local em que já atracavam os hidroaviões, sendo assim foi construído o terrapleno destinado a pousos e decolagens de aeronaves. A construção adentrou o mar, além disso, o aeroporto Santos Dumont está localizado entre dois importantes pontos da capital que são o Pão de Açúcar e a Ponte do Rio Niterói.

O nome do aeroporto se deve a uma homenagem ao aviador brasileiro, Santos Dumont, que marcou a história ao fabricar um dos primeiros aviões, tendo recebido do Presidente Getúlio Vargas o título de “Pai da Aviação”. No ano de 1998 um incêndio destruiu o terminal, no entanto, sua reconstrução ocorreu em tempo recorde e 180 dias depois ele já estava operando novamente. Nos anos que se passaram houve diversas reformas e ampliações, mas em 2004 os vôos de longa distância foram remanejados para o Aeroporto Tom Jobim/Galeão.

Sua estrutura conta com um pátio para aeronaves com área de 95.800 metros quadrados, um terminal de passageiros que comporta milhões de pessoas por ano e para isso, com diversas lojas e serviços para maior comodidade do público. São restaurantes, livrarias, lanchonetes, lojas, lan house, bancos, caixas eletrônicos, táxis (especial e comum) e para os que optarem por alugar um carro, lojas de locação de veículos. Além disso, com o grande fluxo de passageiros, o local possui um estacionamento com 1.042 vagas, que trazem maior comodidade a cerca de 8,5 milhões de pessoas que passam pelo terminal de passageiros do aeroporto anualmente. 

 
Revisado por Editor do Webartigos.com


Leia outros artigos de Carlos Eduardo Vianna Mota
Talvez você goste destes artigos também
Sobre este autor(a)
Sou publicitário, escritor e viajante. Gosto de escrever sobre tudo que gosto.
Membro desde junho de 2011
Informativo Webartigos.com
Receba novidades do webartigos.com em seu
e-mail. Cadastre-se abaixo: