Conforme consulta com a INFRAERO, sobre o andamento das obras e possibilidade de funcionamento do Aeroporto Internacional de Parnaíba, recebe-se a seguinte noticia, considerada positiva pelo empenho de criar uma empresa NOAR que vai possibilitar linhas regionais e integrar o Nordeste brasileiro com viação popular, sonho de Santos Dumont, queria ver o povo tendo acesso a aviação como meio de transporte, ele é patrono da aviação brasileira e significativo para a aviação mundial, tinha uma vontade de ver popularizar seu invento com os mais pobres em todo mundo. Segue a resposta na integra do responsável pela informação positiva para o povo de Parnaíba.
Assunto: Aeroporto - voos comerciais.

"Prezado Senhor,

Em atenção ao Relato de Atendimento aqui tratado, ouvida a Superintendência Regional do Nordeste, Aeroporto Internacional de Parnaíba/Prefeito Dr. João Silva Filho, por meio do seguinte despacho registrado no Sistema de Ouvidoria, fomos assim informados: \"Foi concluída, em janeiro/2010, a ampliação da Pista de Pouso e Decolagem e o Balizamento Luminoso deste Aeroporto, considerando que a INFRAERO é responsável pela Infraestrutura Aeroportuária. Informamos também, que o Governo do Estado do Piauí, por meio da Secretaria de Turismo, está mantendo contato com as empresas aéreas regionais, visando restabelecer os voos regulares para esta localidade, conforme matéria veiculada. MATÉRIA: \'NOAR deve fazer linha aérea para Parnaíba e cidades do NE - em 21/02/2010 09h20 - Todos sabem das dificuldades de interligação aérea entre cidades dos estados da região Nordeste, inclusive Parnaíba a Teresina e Fortaleza. O tema volta ser negociado. Apresentado na reunião da semana da CTI (Comissão de Turismo Integrado), com os governos dos nove estados nordestinos dispostos à concessão de benefícios fiscais para que a NOAR atue exclusivamente na região. A boa notícia é que já há quatro aeronaves compradas. São aviões com 19 lugares. A idéia da empresa e dos governos, é que a Noar ligue as capitais do Nordeste a cidades de pequeno e médio portes como Parnaíba (PI), Campina Grande (PA), Caruaru (PE), Arapiraca (AL) e Sobral (CE) às cidades grandes como Fortaleza, Teresina, São Luis, etc. HTTP://180graus.brasilportais.com.br/parnaiba\'. Entre as cidades almejadas pela Noar, o presidente da Noar mencionou Natal, Mossoró (RN), João Pessoa, Campina Grande (PB), Sobral (CE), Aracati (CE), Camocim (CE), Teresina, Parnaíba (PI), São Luís, Barreirinhas (MA), Imperatriz (MA), Salgueiro (PE) e Araripina (PE). A empresa, no entanto, ainda não obteve as autorizações necessárias para essas operações. Atualmente, são atendidas por companhias aéreas somente as cidades de Petrolina (PE), Juazeiro do Norte (CE) e Imperatriz (MA)\".

Mais uma vez, agradecemos a sua valiosa manifestação.
este Email vai entrar na história desta cidade, pois ela representa uma revolução na aviação do brasil, aviões para os pobres viajarem e sair do anonimato, além de promover o turismo entras pequenas cidades. Acredito que este sonho vai ser real quando integra o transporte rodoviário, ferroviário e hidroviario. Aqui todo o agradecimento aos diretores da INFRAERO que estão interessados neste empreendimento que pode soluciona um transporte rápido e eficiente na região mais abandonada do Brasil. O povo de Parnaíba ganha mais créditos turísticos e pode sair de dentro de sua vontade auto-estima do desenvolvimento sustentável.
O Aeroporto pode funcionar com vôos regionais diários para Teresina e Fortaleza, talvez em novembro de 2010. Será um grande sonho realizado, porque esta área turística ecológica merece mais investimento sustentável.
Agora em novembro começa os vôos para Teresina e Fortaleza pela Avianca. No valor inicla de 195 reais de ida e volta. Até que enfim veio o sonho de alguns parnaibanos em voar para outras cidades do Brasil, com preços mais acessíveisl.
Estamos em dezembro e depois vem janeiro e nada de avião para o povo, mas os jatinhos da elite chegam todos os dias por aqui. O que vale aidna na regionalizaçãod aaviação brasileria e favorecer a elites em detrimento do povo ter acesso a avião popular, mas quem ganha são as empresas de ônibus com tareifas caras, deixando opov insastifeito num transporte de segudan categoira. O povo de Parniaba espera até quando, pois esta divulgado por aqui a rota turistica do Brasil, mas sem infra estrutura ns estradas e na aplicação de verbas nos aeroportos regionais. O povo acredita qeu umdai liberam os voos pelo dia. Se for por agência reguladora, vai ahaver mais espera, mas o povo deve ir as ruas solicitar o direito de ir e vir, senão não vem o avião tão esperado com tarifas populares.

O tempo dirá se um dia pode voltar a funcionar o aeroporto internacional de Parnaiba, pois precisa de imediato socorro , pois se enocntra em estado de uti. O povo tem queir para as raus exigir o funcionamento de seu aeroporot feitoa para funcionar umdia, mas muitos não querem, basta querer com vontade dos políticos unidos do Piaui!