Adversidades ambientais na agricultura

 O agricultor geralmente decide o que plantar em sua terra. Digamos, plantar tomates. O que garante que ele poderá obter lucro com a produção que sai da propriedade rural dele?

 Condições desfavoráveis de clima bem como doenças relacionadas aos tomates podem atacar a lavoura de tomates e arruinar todo o esforço investido pelo agricultor.

 Para dar um exemplo em relação às adversidades climáticas, uma grande tempestade pode causar uma grande erosão na área do plantio e esta pode destruir toda a plantação.

 Em relação à temperatura, uma queda abrupta na temperatura por alguns dias ou mesmo por algumas horas pode provocar muito estresse às plantas, podendo causar a morte precoce delas.

 Uma chuva de granizo pode danificar as folhas e os caules das plantas comprometendo toda a produção do fruto (tomate).

 Uma praga, por exemplo, um inseto pode atacar os tomateiros e causar a perda da safra.   

 Uma doença pode atacar as plantas e causar danos às plantas que comprometem toda a colheita.

 Esses são pequenos exemplos que mostram as grandes dificuldades que a atividade agrícola está sujeita. Para tentar se esquivar de algumas delas o agricultor lança mão de pesticidas para combater pragas e doenças. Entretanto, o uso desses produtos não é garantia em uma colheita segura uma vez, como vimos, que os fatores climáticos podem atuar.

 Dessa forma, há que se louvar aqueles que se aventuram na produção de alimentos, ou seja, na agricultura.  

 Preparado a partir:

 DESPOMMIER, D. The vertical farm: feeding the world in the 21th century. New York: Picado, 2010.