Pastor George Emanuel

SALMO 150

·Aleluia! Louvai a Deus no seu santuário; louvai-o no firmamento, obra do seu poder. Louvai-o pelos seus poderosos feitos; louvai-o consoante a sua muita grandeza. Louvai-o ao som da trombeta; louvai-o com saltério e com harpa. Louvai-o com adufes e danças; louvai-o com instrumentos de cordas e com flautas. Louvai-o com címbalos sonoros; louvai-o com címbalos retumbantes. Todo ser que respira louve ao SENHOR. Aleluia!

INTRODUÇÃO:

Infelizmente, na cristandade atual, a horizontalidade da adoração tem tomado o lugar de sua verticalidade. Na verdade, não deve existir no culto cristão lugar para as relações horizontais. Estas devem acontecer somente depois que as relações diretas com Deus terminam formalmente. Os avisos, os teatros, as danças, as saudações e as "sociais" não podem fazer parte do culto, que deve ser sempre uma expressão de verticalidade.Os crentes ficam juntos na hora da adoração pública, mas a comunhão deles ali é com Deus. Obviamente, eles têm comunhão uns com os outros no sentido em que todos comungam do mesmo Espírito e da mesma adoração, mas àquela hora não é a hora de mostrar a nossa simpatia de uns para com os outros. A nossa simpatia e delicadeza podem e devem ser mostradas depois que o culto termina, e nos dias subseqüentes. O dia-a-dia deve evidenciar as relações horizontais como um produto das nossas relações verticais particulares e públicas, mas não na hora do culto!

Se o salmo 100 fala do louvor da igreja, no templo, o Salmo 150 fala do louvor cósmico, universal, extensivo a toda criação. Ele é a doxologia universal que encerra o livro dos Salmos. É uma exortação para que todo ser que respire louve ao Senhor.

1. ONDE LOUVAR (v. 1): Louvai a Deus no seu santuário; louvai-o no firmamento, obra do seu poder. A Bíblia fala dos "santuários de Deus": Ó Deus, tu és tremendo nos teus santuários (Sl 68.35). A idéia aqui é de que Deus deve ser louvado onde Ele se fizer presente. "Santuário" e "firmamento" indicam que Deus deve ser louvado até onde o seu poder se estende (1Rs 8.39, 43). No salmo 148, o louvor a Deus brota "do alto dos céus" – anjos, legiões celestes, sol, lua, estrelas luzentes, céus dos céus, e águas que estão acima do firmamento (v1-6) "e da terra" – monstros marinhos, todos os abismos, fogo e saraiva, neve e vapor, ventos procelosos, montes, outeiros, árvores frutíferas, cedros, feras, gados, répteis, voláteis, reis da terra, todos os povos, príncipes, juízes, rapazes, donzelas, velhos, crianças e o povo de Deus . (v.7-14).

2. POR QUE LOUVAR (v.2): Louvai-o pelos seus poderosos feitos; louvai-o consoante a sua muita grandeza. Temos aqui duas razões fundamentais para a adoração. O que Deus faz (seus feitos) e o que Deus é (grandioso). Estas duas razões são a base da adoração na Bíblia e aparecem muitas vezes nos Salmos. (Sl 117; 95; 107; 146).

3. COM QUE LOUVAR (v. 3-5): Louvai-o ao som da trombeta; louvai-o com saltério e com harpa. Louvai-o com adufes e danças; louvai-o com instrumentos de cordas e com flautas. Louvai-o com címbalos sonoros; louvai-o com címbalos retumbantes. O texto fala de louvor com instrumentos musicais. Instrumentos de sopro, instrumentos de corda e instrumentos de percussão. O louvor com instrumentos é especificamente para o homem. Um ponto muito discutido aqui é o significado do termo "dança" (machowal). "Louvai-o com adufes e danças". Esta expressão aparece também no Salmo 149.3.

·Primeiro, alguns estudiosos questionam a tradução da palavra "machowal" como "dança". Defende-se que "machowl" deriva de "chuwl" que significa "fazer uma abertura", uma possível alusão a um instrumento de "tubos", uma espécie de "órgão". Na realidade esta é a versão de rodapé dada pela King James Version. O Salmo 149:3 declara: "Louvem-lhe o nome com danças" [ou "com órgão", no rodapé da KJV]. Em Salmos 150:4 lemos: "Louvai-O com adufes e com danças" [ou "órgão", rodapé da KJV].

·Segundo, é de fato estranho que no meio de uma relação de instrumentos, apareça uma "expressão física". Observe que em ambos os textos, Salmos 149:3 e 150:4, o termo ocorre no contexto de uma lista de instrumentos a serem usados no louvor ao Senhor. No Salmo 150 a lista possui oito instrumentos: trompete, saltério, harpa, adufes, instrumentos de corda, órgãos, címbalos sonoros, címbalos retumbantes (KJV). É mais lógica a tradução de machowal como um instrumento musical, seja qual for a sua natureza."A palavra hebraica mechowlah é traduzida como dança" sete vezes. Em cinco das sete ocorrências a dança é feita por mulheres na celebração de uma vitória militar (1 Samuel 18:6; 21:11; 29:5; Juízes 11:34; Êxodo 15:20). Miriam e as mulheres dançaram para celebrar a vitória sobre o exército egípcio (Êxodo 15:20). A filha de Jefté dançou para celebrar a vitória de seu pai sobre os amonitas (Juízes 11:34). Mulheres dançaram para celebrar a matança dos Filisteus por Davi (I Samuel 18:6; 21:11; 29:5). Nas duas ocorrências restantes, mechowlah é usada para descrever a dança dos Israelitas, nus, ao redor do bezerro de ouro (Êxodo 32:19) e a dança das filhas de Siló nas vinhas (Juízes 21:21). Em nenhum "destes exemplos à dança é parte de um serviço de adoração".

4. QUEM DEVE LOUVAR (v. 6): Todo ser que respira louve ao SENHOR. Aleluia! A exortação é para todos: animais, aves, répteis ou todos aqueles "em que há o fôlego da vida", incluindo o homem. (Gn 1.30; 2.7). Sabemos que a fauna e a flora compõem-se de seres vivos (ou que respiram). "Todo ser" = todo ser criado, criatura (Gn 7.22 e Ap 5.13). A criação animada e inanimada louva ao Senhor. (Sl 96.11-13; 98.8;103.22; 104.12; Is 44.23).

CONCLUSÃO:

Leslie S. M'Caw, disse: O louvor é oferecido do começo ao fim aHy"",(Yahh; nome esse que aparece na última sílaba do termo "Aleluia", mas que nesta versão aparece como Louvai ao Senhor. Hy"" é o Deus que fez aliança com Israel (cf. Sl 68.4; Êx 6.3). É a mesma coisa que lae "EL", o poderoso Deus que rege o universo criado (cf. Sl 19.1; Dt 10.17), que habita no firmamento do seu poder (1); isto é, a fase inicial da criação pela qual Deus "estendeu" o espaço, e que serviu de demonstração primária de Seu grande poder (cf. Gn 1.6-8; Jó 37.18). Se no seu santuário temos um paralelo a firmamento (como em Sl 102.19; Sl 11.4), então este louvor será ouvido no céu (cf. Sl 68.33-34). Por outro lado, se santuário faz contraste com firmamento,então santuário deve ser considerado como o templo (cf. Êx 25.8; Sl 73.17; Sl 74.7) onde Deus se agradara em fazer Seu Poderoso Nome habitar (cf. Sl 68.16; Sl 132.13-14). A dupla habitação do Senhor, nos céus dos céus e na casa em Sião, é freqüentemente mencionada em 1Rs 8; Sl 99.1-2; note-se também em Is 66.1-2. Deus será louvado por todo o universo por causa de Sua glória (excelência da sua grandeza) e de Seu poder (atos poderosos). Os vers. 3-5 provavelmente eram acompanhados por um crescendo orquestral, enquanto os instrumentos nomeados iam-se reunindo sucessivamente à música. O toque da trombeta de chifre de carneiro era seguido pelo som do saltério e da harpa (cf. 1Cr 25.1), bem como pelo adufe ou pequeno tamborim usado pelos que dançavam (cf. Sl 68.25). Aos sons dos instrumentos de corda eram adicionados as notas da flauta (isto é, flautas e clarinetes) bem como o sonido dos címbalos de cobre (cf. 1Cr 15.19). Tudo quanto tem fôlego (6); isto é, todas as seções da congregação e, de fato, a humanidade inteira e todas as formas de vida (como em Sl 148.7-12), que deveriam unir-se neste ato de total louvor ao Senhor.